O verão na Europa começa oficialmente no dia 21 de junho, mas já basta as temperaturas amenas da primavera para todo mundo querer aproveitar o dia do lado de fora. Aqui na Holanda não é diferente. Não é para menos. Os dias já estão mais longos, com o sol se pondo cada vez mais tarde. E depois de quase seis meses de inverno e muito frio, ficamos ansiosos para a chegada do verão na Holanda.
Tanto para quem vem passear de férias, como para quem mora nos Países Baixos, quero compartilhar nesse texto algumas idéias e atividades para fazer no verão holandês com crianças.
Sempre que se fala em Holanda logo se pensa em Amsterdam. Claro, é a capital e quem tem tempo curto para viajar vai priorizar conhecer a cidade mais famosa. Mas existe Holanda para além de Amsterdam. E quero mostrar várias possibilidades pelo país afora. Vamos lá?
Se preparando para o verão na Holanda
O verão no Brasil é bem diferente do verão na Holanda. Aqui as temperaturas nessa época do ano variam entre 18 e 22 graus, podendo atingir 25 ou mais no fim da tarde ou nos dias mais quentes. A inconstância é a característica mais forte do clima holandês, então pode chover e ventar, o que deixa os dias de verão bem mais frescos. Eventualmente, haverá ondas de calor. Em 2018, tivemos um dia que a temperatura chegou a 36 graus! Mas isso é raríssimo.
Por isso, é importante trazer um casaco que pode ser necessário para o começo e fim do dia para se proteger do vento. Como as chuvas também são constantes, a sombrinha (ou capa de chuva) será sua amiga no verão na Holanda.
Para os que gostam de nadar, deixo aqui um recadinho: o mar do Norte é extremamente frio, mesmo no verão. Além disso, os ventos nas praias da Holanda são fortes e bem frios principalmente para quem não está acostumado com os países nórdicos.
Seja lá qual for seu passeio, ao sair de casa leve água, frutas, sanduíches ou alguma coisa para comer. Os lugares turísticos aproveitam a demanda e aumentam os preços dos produtos. É muito comum por aqui ver as pessoas com sua própria garrafa de água ou tirando o lanche da mochila. Faz bem para o bolso e para a saúde!
Piquenique ou churrasco no parque
Uma atividade que agrada tanto adultos quanto crianças é visitar parques. Os parques são perfeitos para as crianças andarem soltas, explorarem e passarem um tempo mais tranquilo de um dia cheio de programações. É ótimo para relaxar e repor as energias para continuar o dia. É também um jeito de vivenciar a cultura local já que os europeus vivem grande parte do seu lazer nos parques das cidades
Um programa bem comum no verão da Holanda é piquenique. No supermercado é fácil encontrar frutas, pães, biscoitos e bebidas para levar. Muitas pessoas também fazem churrasco. Existem churrasqueiras próprias para serem usadas uma vez só, de pequeno porte e descartáveis, que são vendidas também no supermercado. Só não se esqueçam de uma coisa: limpem o local antes de deixarem o parque! Os locais próprios para churrasco estão sempre sinalizados e existem lixeiras próprias pro descarte dos restos da churrasqueira.
O Kralingese Bos é um parque enorme em Rotterdam com um lago bem extenso cheio de atividades para crianças. Em Eindhoven, o Philips van Lennep Park é um dos meus preferidos, com parquinho, lago e café. No centro de Utrecht está o Griftpark e sua localização é uma vantagem para os turistas.
Praias holandesas
Quase ninguém vem para a Holanda com o objetivo de curtir o litoral. A imagem do país está ligada mais aos moinhos de vento e flores, certo? Mas a verdade é que as praias daqui são bem movimentadas no verão recebendo turistas alemães e belgas.
Se você está acostumado com as maravilhosas praias do Brasil não vai se surpreender tanto. As praias do norte são amplas, de areia clara, mar escuro e gelado. A grande atração são os restaurantes à beira mar, preparados para receber os clientes com comidas típicas e lounges (áreas decoradas com poltronas confortáveis e almofadas).
As crianças se divertem porque a extensão da areia é grande e boa parte do mar é raso e calmo. Assim, elas podem correr e brincar tranquilas sem o perigo das ondas. Perto dos restaurantes existem parquinhos públicos onde elas passam horas se divertindo.
Scheveningen é a praia mais famosa e fica na cidade de Haia. Fica a 45 minutos de Amsterdam. É sempre cheia e bem visitada pelos turistas. Uma opção mais local é a praia Hoek van Holland que fica pertinho de Rotterdam.
Fazendinhas
Outra atividade para crianças bem comum aqui na Holanda são as fazendinhas, chamadas em holandês de kinderboerderij. É como se fosse um zoológico mas só com animais domésticos como galinha, porco, pato, ovelhas. Os animais, muitas vezes, estão soltos e as crianças podem interagir e alimentá-los.
A vantagem é que essas fazendinhas ficam no meio da cidade e isso facilita a visita. Uma das mais famosas nos arredores de Amsterdam é a Jeugdland, que também é um parque de diversão com brinquedos e lago.
Uma coisa que faço sempre é procurar no google maps (aplicativo de mapas da google) pelas palavras em holandês que significam fazendinha (kinderboerderij) e pracinha (speeltuin). Assim, encontro por esses lugares na área onde estou.
Parques temáticos e atividades pagas
Depois que viemos morar na Holanda, percebi que o país é bem famoso por ter grandes parques temáticos. Eles são uma atração turística e recebem visitantes de toda Europa. Já visitamos alguns e vou listar aqui os meus preferidos:
- Efteling: é o maior de todos e o preço é bem alto, 38 euros por pessoas. Crianças até 4 anos não pagam e comprando online tem desconto. Baseado em conto de fadas e mitologia, se você tem que escolher um para visitar, tem que ser o Efteling! O site oficial com todas informações é esse aqui.
- Madurodam: é um parque temático em miniatura. Todas as principais atrações holandesas como canais, as construções históricas, moinhos de vento, uma cidade inteira! O ingresso custa 15 euros por pessoa e crianças até 3 anos não pagam. Fica na cidade de Haia e o site é esse aqui.
- Beekse Bergen: é um safári parque no sul do país. Dentro de uma parque enorme, animais como girafas, zebras e leões ficam soltos e você pode passar por eles de carro, de barco, de ônibus ou numa trilha à pé. Custa 26 euros para entrar e crianças até 2 anos não pagam. No site oficial você encontra mais informações.
Os zoológicos também fazem muito sucesso com as crianças. Em todas as cidades na Holanda que já visitamos existe um zoológico. São todos pagos. Os museus também são convidativos para os pequenos. Fazem atividades artísticas e são bem preparados para receber crianças. O site Holland é um guia oficial para visitar a Holanda e tem várias informações em português.
Espero ter ajudado no planejamento da sua viagem para a Holanda no verão. Tem alguma pergunta ou sugestão de passeio? Compartilhe nos comentários!
1 Comentário
[…] para saber o que fazer nas férias de verão nos EUA, Finlândia, Chile, Espanha, França, Holanda, Alemanha e Austrália […]