Sempre que pensamos na Itália as primeiras coisas que vêm à cabeça são pizza, vinho, café e monumentos incríveis. E sempre que se faz um roteiro de viagem, normalmente se pensa em Roma, Veneza, Florença, Milão. É muito raro ver um passeio turístico por Turim. Se você vai fazer turismo com crianças na Itália, garanto que você vai gostar muito dessa bela cidade do Piemonte.
Já estamos quase de partida para outra cidade da Itália, mas antes disso gostaria de mostrar um pouco de como foi bom estar aqui com a minha família por alguns meses.
Parquinhos para crianças
Um dos pontos que amamos por aqui é que existem muitos parques infantis. Na verdade, estão em praticamente cada quarteirão e são parquinhos que a nossa Valentina amou e se divertiu muito. A cidade é bastante plana, o que facilita andar bastante por todos os cantos.
Os parquinhos são, no geral, bem cuidados, tirando a grama que parece nunca ter visto um cortador. Entretanto, estão sempre cheios e a maior parte deles é construída no estilo Montessori, o que é muito legal. Além disso, sempre tem um café ou uma sorveteria por perto.
Parco del Valentino
Com certeza esse é um lugar deslumbrante, um parque enorme com o rio Pó junto a ele. Tem castelo, muita área pra descansar e fazer piquenique com as crianças. Com o calor está sempre lotado. A Fontana dei 12 Mesi está linda e encanta pelas obras ao redor. Quando chegamos em janeiro ela estava toda congelada!
No parque há festivais, encontros, pausas para fotos de casamentos… É um lugar pra ter belas lembranças em família, barraquinhas para um belo gelato… Simplesmente amo esse parque. Se estiver de passagem com as crianças por Turim, não deixe de visitá-lo!
Via Roma
É uma rua de comércio toda coberta e com as lojas mais famosas do mundo. Trata-se do coração do centro histórico de Turim. A estação central Porta Nuova fica bem em frente e por ela você passa pela Piazza San Carlo até chegar à Piazza Castello. Lá dá pra fazer um passeio agradável, onde você encontrará praças lindas com músicos tocando, cafés para um aperitivo e belas esculturas.
Piazza Castello
Na Piazza Castello ficam o Castelo, chamado de Palazzo Reale, e o jardim, que pode ser visitado gratuitamente. Entretanto, para visitar o palácio e as suas exposições é necessário pagar.
Lá também fica o Palazzo Madama, com suas fontes espalhadas bem no meio da praça. Nas estações mais quentes elas ficam ligadas e as crianças brincam com as águas que saem do chão. A Valen amou!

Piazza Castello (Fonte: Arquivo pessoal)
Museu Egípcio
O Museu Egípcio fica na mesma região do centro histórico, onde estão os outros lugares que citei anteriormente. É lá que se encontra o segundo maior acervo de monumentos históricos do Egito fora do museu do Cairo.
Mole Antonelliana
A Mole começou a ser construída em 1863 pelo arquiteto Alessandro Antonelli. A princípio era pra ser uma sinagoga, mas hoje abriga o Museu Nacional do Cinema Italiano com várias relíquias originais do cinema.
Religiosidade e Misticismo
A cidade tem fama de misticismos e superstições, tais como os triângulos que formam com outras cidades de países diferentes, um formando o lado do bem e o outro do mal. O “lado do bem” ficaria entre Turim, Lyon e Genebra (triângulo da magia branca) e o outro entre Turim, Londres e Praga (triângulo da magia negra) e todos esses pontos se encontram em frente ao Palácio Real, que dizem ser o lugar de maior energia.
Existe uma estátua de Cristóvão Colombo. Dizem dar sorte esfregar o seu dedinho, rs. Está também na Piazza Castello, não custa tentar. Há ainda um boi em bronze encravado no chão em frente ao Café Torino na Piazza San Carlo – dizem que pisando nos testículos do boizinho com o pé direito também dará sorte.
O que acreditam ser o Santo Sudário, manto que envolveu Cristo após a crucificação, está na Capela do Santo Sudário no Duomo de Turim e esse só é aberto quando a Igreja Católica determina. O exposto normalmente no templo é uma réplica. Neste ano de 2019, ele foi aberto ao público.

Duomo de Turim (Fonte: Arquivo pessoal)
Curiosidades sobre Turim
Turim é a capital e a maior cidade do Piemonte. É a quarta maior cidade da Itália. O Rio Pó que corta a cidade de Turim é o maior da Itália, com 652 km de extensão.
A bebida típica de Turim é o “bicerin”, uma bebida quente que leva chocolate, café e creme de leite. Tomar um aperitivo é bem comum por aqui. Você pede uma bebida no café, como um campari ou um chopp e eles trazem várias comidinhas que já estão incluídas no valor da bebida. Isso é ótimo e é algo super normal pela Itália.
Se você curte mercados, ficará feliz em visitar a cidade. Nela está o Porta Palazzo. Ele é o maior mercado a céu aberto da Europa! O Balon é um mercado de antiquários com mais de 250 expositores que acontece todos os sábados na cidade, em um domingo por mês acontece o Gran Balon no mesmo local.
Já se você curte futebol, saiba que o Juventus e o Torino Futebol Clube são os times da região. Se sua praia é comida, foi em Turim que nasceu a rede Eataly, com filiais famosas em Nova Iorque, Dubai, Tóquio e agora no Brasil.
Alguns cuidados
Turim é fácil para se locomover com transporte público, é plana e muito agradável. Como é uma cidade histórica, alguns bares e cafés ainda têm aqueles banheiros turcos (de buraco no chão), o que não é prático para crianças.
Achei difícil de encontrar locais com trocadores infantis. Alguns lugares mais modernos como shoppings e em algumas lojas ainda encontrei, porém nos cafés e até mesmo em restaurantes não havia.
Vai fazer turismo com crianças na Itália? Inclua Turim no seu roteiro! Vale muito a visita! Aposte nos parques públicos para as crianças se divertirem e boa viagem!
1 Comentário
Oi! Sou colunista aqui tbm, adorei que conheceu minha cidade! É linda né? Embora vivendo aqui, não acho que seja kids friendly, mas concordo com você de ser um desperdício os brasileiros não inclui-la nos roteiros. Bjos