Sanibel Island é uma pequena ilha situada no sudoeste da Flórida, perto de Fort Mayers. É o destino perfeito pra quem quer relaxar na praia com a família. As praias têm aquele aspecto ainda um pouco selvagem e as suas principais atrações são naturais: o mar calminho (característico das praias do Golfo do México), a variedade infindável de conchas, os pássaros e o belo pôr do sol. Estivemos lá duas vezes e adoramos. É um pedacinho do paraíso na Flórida.
Sanibel e a sua vizinha menor, Captiva Island, são reservas de vegetação tropical e santuários de vida selvagem. Entre as construções e a beira do mar, você observa uma série de plantas selvagens crescendo. Sanibel é considerada a capital das conchas. São mais de 400 espécies diferentes e elas ocupam uma boa parte da faixa de areia da praia.
Dentro da água, você pode se deparar com algas e outras variedades de vida marinha. Não se preocupe com as plantas na água. Essas praias não são sujas. As algas são sinais de uma praia selvagem. Sanibel e Captiva têm se esforçado ao máximo para mantê-las dessa forma.

A diversidade de conchas nas praias selvagens de Sanibel e Captiva (arquivo pessoal)
Quando ir?
Nossa primeira vez lá foi num verão, no mês de julho. Pegamos um vôo para Miami e de lá fomos decidindo a segunda parte da viagem. Alugamos um carro e conhecendo várias praias. Sanibel foi uma grata surpresa! Nunca havíamos ouvido falar do local e quando vimos a referência em um um guia de viagem, decidimos fazer uma reserva de hotel pra uma noite lá. Gostamos tanto que acabamos extendendo e ficamos três noites! Pra quem vai direto de Miami de carro, a viagem dura em torno de 2h45.
Na segunda vez, fomos no mês de abril. Viajamos de carro de Orlando pra lá (em torno de 3h45). Dessa vez fizemos reserva antecipadamente e passamos quatro noites. Foi um bálsamo depois de termos passado alguns dias na Disney em um ritmo frenético.
Pra mim, o clima em abril foi melhor do que o de julho. Embora eu seja carioca, eu não curto calorão, e verão na Flórida é quente demais! Tenho vontade de voltar no inverno. Como faz calor na Flórida o ano todo, é uma ótima opção pra quem mora em cidades como Nova Iorque e deseja fugir um pouquinho do frio.
Leia também Existe inverno no sul da Flórida?
A região é visitada principalmente por famílias e aposentados. Para as crianças que moram em apartamentos em grandes cidades e não têm a possibilidade diária de correr e andar de bicicleta nas ruas ou quintais, considero muito importante esse momento de estar mais livre e em contato com a natureza. Em Sanibel, os pais podem ficar tranquilos porque o mar é bem calmo.
Os aposentados também adoram a região. Aliás, nos Estados Unidos, é comum idosos se mudarem para a Flórida depois que se aposentam. Eles partem em busca de um clima mais quente e de um custo de vida mais baixo. Nos arredores de Sanibel, me chamou atenção a quantidade de retirement comunities (complexos residenciais de aposentados) e de anúncios de serviços voltados para esse grupo de pessoas.

estrela do mar – arquivo pessoal
Hotéis e restaurantes
Recomendo a hospedagem nos hotéis que ficam na beira da praia. Existem várias opções legais para famílias. Muitos oferecem apartamentos com sala, dois quartos, cozinha equipada, dois banheiros, varanda (com tela de proteção), ventiladores de teto e ar-condicionado. Em geral os hotéis não são luxuosos, mas são charmosos e oferecem tudo o que você precisa. Costumam ter pisicina, e alguns oferecem bicicletas e caiaques, sem custo adicional. A cadeia The Inns of Sanibel é bem recomendada. Nós ficamos num dos quatro hotéis e gostamos bastante. Existem outras opções igualmente vantajosas. Vale a pena dar uma pesquisada.
Com relação aos restaurantes, o nosso favorito é o Island Cow. Eles têm um cardápio muito variado, possuem menu infantil e oferecem lápis de cera e papéis para as crianças se distraírem. Os peixes são todos ótimos! Outro que gostamos bastante é o Gramma Dot’s, que fica na marina de Sanibel, um lugar bem agradável. O cardápio dele é mais restrito, com várias opções de sanduíches e se não estou enganada, não tem menu kids. Em compensação, tem umas tortas deliciosas de sobremesa e a apresentação dos pratos é uma graça.
Para o café da manhã ou outras refeições que você queira fazer no hotel, há o supermercado Jerry’s, onde você encontra de tudo.
O que fazer?
Nas duas vezes em que estivemos em Sanibel, o nosso principal objetivo era descansar e curtir a praia. De vez em quando, nos arriscávamos no caiaque e no stand-up paddle em frente ao hotel. É possível fazer passeios de canoa e caiaque no Ding Darling National Wildlife Refugee. Nesse local, que tem uma ótima reputação entre os amantes da natureza e da vida selvagem, se pode observar em torno de 245 espécies de pássaros, entre residentes e populações migratórias.
Na ilha, as pessoas costumam alugar bicicletas. Para os que não possuem o serviço no hotel, o Billy’s rentals é uma ótima opção. Tem gente que nem tira o carro da garagem e faz tudo de bicicleta, já que a cidade é cercada por ciclovias. Durante o dia, você vê inúmeras famílias pedalando: adultos, crianças e idosos.

Surpresa no paraíso: dois arco-íris (arquivo pessoal)
Como Sanibel é o paraíso das conchas, caminhar pela orla procurando as mais bonitas e diferentes é uma atividade bem comum. A qualquer hora do dia você pode observar as pessoas fazendo isso. Quando já está anoitecendo, algumas usam capacetes com uma lanterninha acoplada. Na ilha você encontra uma série de objetos para quem está interessado em levar a atividade a sério. Também há cartazes de identificação de conchas em diversos lugares. Uma dica importante é levar sapatilhas para as crianças menores não machucarem os pezinhos na praia. Não é essencial para os maiores, mas ajuda bastante.
Em Sanibel, nós tivemos a oportunidade de ver peixes, aves diferentes, águas vivas (aparecem mais no verão), diversos tipos de conchas e corais e duas estrelas do mar! Além disso, fomos brindados com um céu com dois arco-íris em um fim de tarde!! É uma experiência muito bacana para uma criança. Isso sem falar nos coelhos selvagens que vivem passeando por lá. Nós não vimos nenhuma tartaruga, mas há placas alertando os motoristas para a possibilidade de tartarugas cruzarem a pista.
Para quem gosta de fazer compras, há várias lojinhas de souvenirs com lembrancinhas locais, inclusive vários produtos feitos com conchas. Na “galeria” onde fica o supermercado Jerry’s, há lojas desse tipo. Para quem tem interesse em fazer compras em grandes lojas, há a opção do Sanibel Outlets. Para os que amam livros, a livraria Gene’s books é uma excelente pedida. São várias casas interligadas com um acervo maravilhoso. A minha filha comprou o livro Good Morning Sanibel, que ficou como uma bela lembrança de viagem desse local tão especial.
1 Comentário
[…] Leia também: Sanibel Island: um paraíso na Flórida […]