Quênia fica no leste da África e é banhado pelo Oceano Índico. Para quem ama praias relaxantes esse é o destino. Águas calmas, quentinhas e praticamente desérticas. Sempre que vamos à costa me surpreendo como as pessoas não enchem as praias como no Rio. Acredito que a justificativa esteja nos costumes religiosos. Como a maioria da população da costa é muçulmana e eles, homens e mulheres, não podem expor muito os corpos, então as praias do Quênia ficam realmente vazias, sem ninguém pegando sol, apenas os turistas e alguns poucos vendedores.
Vale lembrar que a maioria dos hotéis na costa podem não servir bebidas alcoólicas, então se isso é importante pra você pergunte antes de fazer a reserva. Estamos falando de uma área majoritariamente islâmica e por isso a ingestão de álcool não é muito bem vista. Vou falar aqui das praias de Mombasa, Diani e Lamu.
Mombasa
Mombasa é a segunda maior cidade do Quênia, depois de Nairóbi, a capital. Lá fica o principal porto do país e a cidade é reconhecida pelo seu potencial de turismo. Uma curiosidade é que Vasco da Gama foi o primeiro europeu conhecido a chegar em Mombasa. Mas diante de tantas batalhas, o país nunca foi uma colônia de Portugal, mas sim da Inglaterra. Portanto, obviamente falam inglês.
A média da temperatura em Mombasa vai de 16° C a 37° C durante o ano todo, ou seja, sempre tem um calorzinho bem gostoso. A maioria dos hotéis são resorts e você sempre pode escolher all inclusive (todos os serviços e refeições incluídos). Os hotéis também oferecem passeios de barco e inclusive para a cidade antiga, onde tem um mercado central com tudo que você possa imaginar. Comidas, legumes, verduras, carnes, artesanato, pinturas, etc. Aqui também tem um parque aquático bem legal, que vale a pena visitar, o Wild Waters Mombasa.

Acervo pessoal
Diani Beach
Diani é uma praia pequena ao longo da costa. Pra quem tem crianças pequenas é o paraíso! Mar sem ondas, areia branquinha e fina, água quentinha, uma brisa refrescante. Se você é fã de mergulho, lá também é o destino. Você pode fazer mergulho em águas mais profundas ou só fazer um mergulho de snorkel nos corais próximos à praia. Dá pra ver muitos peixes diferentes e coloridos, sempre é uma delícia!
O esquema dos hotéis é o mesmo, tem hotel maior, estilo resort, e também menores. Dá pra escolher all inclusive também. Os hotéis maiores também costumam oferecer recreação e atividades para adultos e crianças.

Acervo pessoal
Lamu
Lamu é uma ilha, mas como não tem aeroporto, pousa-se no continente e pega-se um barquinho até a ilha. A aventura já começa aí, por isso não levem malas grandes, uma mochila é melhor, se for possível. Nessa ilha todo mundo meio que se conhece então eles reconhecem facilmente os turistas. Como os quenianos são pessoas muito hospitaleiras, muitas vezes o turista pode achar que essa atenção é um pouco invasiva. E tenha em mente que qualquer ajudinha ou assistência que eles oferecerem, esperam alguns shilings em retorno, ou seja, tenha sempre trocados em mãos.
Por ser uma ilha o índice de desemprego é alto, eles se viram como podem e o turismo é muitas vezes o ganha-pão principal. Lá não tem hotéis muito grandes, no estilo resort. Os hotéis são menores, mas oferecem muito conforto também. Se prepare pra ver muitos gatos e mulas andando pela cidade. A população de mula na ilha é de mais de 5 mil, até um santuário elas possuem! Elas são o principal meio de transporte, tanto de pessoas quanto de coisas.
Em Lamu tem também um porto, menor que o de Mombasa, claro; além de uma Old Town (cidade antiga) que é patrimônio mundial pela UNESCO, onde tem um mercado central com tudo que você possa imaginar. Entre as ruelas da ilha tem diversos costureiros que fazem cangas, roupas, bolsas ou o que a sua imaginação permitir. Eu mesma fiz uma calça linda com tecido de canga e ainda ganhei uma bolsinha com os restos do tecido.
Como sempre é possível agendar passeios de barco, nós fizemos dois. Um foi durante quase o dia todo. O capitão do barco foi quem pescou o peixe na hora do almoço e o fez junto com arroz e legumes. Comemos como os quenianos comem tradicionalmente, com as mãos. O outro foi para assistir o pôr do sol, um passeio lindo e romântico. Ah, e todo ano Lamu oferece um evento de yoga incrível, vale a pena conferir.

Acervo pessoal
Como já falei no texto anterior a esse sobre o Quênia, aqui tem muita diversidade. Apesar das cidades da costa serem todas bem próximas, elas oferecem diferentes estilos de passeios. Mombasa é uma cidade grande com atrações de cidade grande, mas com um quê de cidade pequena. Diani é o passeio ideal para as pessoas com crianças pequenas, praia calma e hotéis com muita flexibilidade para receber os pequenos. E em Lamu tem muita cultura, aventuras e diversão. Independente do destino que você for escolher, garanto que vai aproveitar o mar, a vista e poder relaxar muito.
12 Comentários
Que máximo!! Amei!!!
Que bom que você gostou! 😉
Parabéns pelo texto e obrigado por essa viagem pelo Quênia! Adorei!!!
😉
Muito bom, aprendi bastante sobre as praias do Quênia.
Casa vez mais fico impressionado com tantas diversidades.
Parabéns pelas informações tão relevantes.
Fico no aguardo de novas postagens.
Que bom que você gostou! Continue acompanhando aqui que vamos ter mais!
Encantada com as praias do Quênia!!!
Gostei e aprendi muito com o texto da Livia. Espero um dia, ainda nesta vida, visitar estas praias do Quênia! Parabéns! Belíssimo trabalho.
Fiquei encantada com as cores em Nairóbi . E as praias lindas !
Muito verde , muitas cores e flores ! Isso faz toda a diferença pra mim !
Obrigada minha filha por me proporcionar essa experiência !
😉
Amei conhecer um pouquinho sobre o Quênia; achei uma otima pedida de férias pra fepois que toda essa pandemia “passar”. Que praias lindas.
Você vai amar!!