Verão na Croácia
Eita época boa e tão esperada por muitos! Como boa carioca, não consigo me imaginar longe da estação mais ensolarada! Eu preciso de sol pra estar bem. Por mais que muitas mães gostem de ficar mais recolhidas, ou por mais que o inverno seja mais agradável e ameno, eu sou o contrário! Gosto e sinto falta de calor!
E costumo dizer que tive uma baita sorte em ser escolhida pra viver em Split (eu digo que fui escolhida pra viver aqui, e não que escolhi morar em Split). Antes de vir pra cá, e antes mesmo de ouvir sobre o país, eu não fazia a mínima ideia do quão ensolarada e cheia de energia era essa cidade, e que em nada se parecia com a Rússia. Mas por que Rússia? Porque essa é a ideia que muitos amigos e familiares tinham sobre a Croácia quando eu falava que moro aqui.
E daí sempre explicava que era clima mediterrâneo, mostrava no mapa como estamos mais próximos do mar do que das montanhas, e então a ficha caía. Me divertia quando ouvia perguntas do tipo: “Debora, lá neva muito?” “Debora, lá vocês têm feijão, arroz, carne?” Adoro quando o pessoal diz que achava que era de um jeito, e quando começou a ler os posts e artigos que escrevo para as diversas plataformas com as quais contribuo, via que era outra coisa. Consegui fazer a Croácia um pouco mais conhecida.
Os meses de verão em Split
Split é uma cidade litorânea, com pouco mais de 200 mil habitantes. Tem a parte da montanha, onde muitos que vieram na época da guerra civil e da guerra da Bósnia precisaram se refugiar, e tem a parte do litoral, que é onde eu vivo. E aqui quase nunca chove durante o verão. Não é como no Brasil, onde sempre no finzinho da tarde ocorrem aquelas pancadas de chuva que refrescam a galera saindo da praia! Ahhh disso eu sinto falta do Brasil, de ser pega de surpresa na saída da praia por aquela chuvarada gostosa no meio do Carnaval!
Enfim, não podemos ter tudo o que desejamos, né? Mas o calor daqui de Split entre os meses de julho e setembro são intensos! Eu me lembro do primeiro ano em que passei a temporada de verão toda aqui. Eu não achava esse calor absurdo e seco que todos comentavam. Porque, pra mim, saída de São Gonçalo, onde facilmente os termômetros atingiam 40 graus às dez da manhã de um dia de primavera, ter um dia de 30 graus não era nada. Mas aí, com o passar dos anos e enfrentando invernos longos e nem tão rigorosos é que fui começar a perceber a diferença no corpo mesmo.
Leia também: Fugindo do frio canadense: férias na praia!
No entanto, eu amo calor! Poderia haver somente três estações que estaria perfeito pra mim! As crianças ficam livres, não precisa de 5 mil peças de roupas antes de sair de casa, podemos ficar nas ruas até tarde da noite, amanhecemos com disposição, ou seja, eu só vejo coisas positivas no verão.
E quando você pode curtir isso num país como a Croácia, numa cidade repleta de praias e recreação pra crianças, você realmente aprecia essa época do ano. Eu sei que é diferente para as pessoas que vivem em lugares onde só tem montanha e mato, onde o calor é de rasgar a mente mesmo! Mas aqui onde vivo, por sorte, temos essas opções que listei.

Ilha de Hvar. Acervo pessoal.
As ilhas de Split
A Croácia possui mais de 1000 ilhas, mas habitadas somente umas 15. Nem eu sei quantas na verdade, já que não pisei em todas, ainda! Por isso, vou citar aqui algumas em que já fui com a família e que indico pra quem quer vir a Split durante o verão.
Para se chegar a Hvar, você tem que tomar uma balsa ou o catamarã até Hvar. A balsa que transporta os carros, caminhões e pessoas leva por volta de 2 horas e meia até a cidade de Hvar. Já o catamarã, uns 30 minutos. Pra quem tem pressa e não enjoa fácil, é uma boa, principalmente se for passeio bate-e-volta. Agora, se você tem tempo, quer aproveitar o passeio e ver a paisagem, e está de carro alugado ou ônibus, aí não tem jeito! E o que Hvar tem de tão especial? As praias são divinas, e logo que você chega já dá de cara com o centro histórico, com cafés e restaurantes. E por ser tudo tão perto, as crianças não se cansam tanto e não precisam andar muito.
Sabe aquela praia que você vê nas imagens do Google quando pesquisa pela Croácia? É a praia de Zlatni Rat (Ponta Dourada), que fica na cidade de Bol, do outro lado de onde chega a balsa, que leva cerca de 45 minutos. Pra se chegar a Bol, é preciso dirigir por uma estrada por cerca de 1 hora, mas vale tanto a pena! Tem alguns resorts kids-friendly (adequado para crianças) e bastante coisa pra explorar!
- Ilha de Solta
É uma ilha pouco conhecida por turistas, porque não é tão comercial como as duas primeiras, já que costumes antigos se conservam nessa ilha até hoje. Era apenas uma vila de pescadores e hoje, por ser próxima de Split (40 minutos de balsa), tem casas de veraneio que os nativos usam para passar suas férias e também muitos pescadores que vivem lá até hoje. Vale a pena também pelas praias lindas!
E há mais outras ilhas que precisam ser visitadas por quem chega a Split, mas essa parte deixarei pra um artigo em especial!
1 Comentário
[…] Leia também: O verão na Croácia […]