Esse será um texto um pouco diferente do que eu costumo publicar aqui, normalmente falo sobre autoconhecimento e espiritualidade. Contudo, morando tão perto de São Francisco – no Vale do Silício (veja minhas dicas de turismo com crianças) – eu não poderia deixar de falar sobre essa cidade, que tem um pedaço do meu coração.
São Francisco é uma cidade grande, com prédios altos e uma vibração bem cosmopolita. Tem inúmeros bares, restaurantes, museus, parques, enfim não faltará programa na sua viagem!
Vamos às dicas, que são muitas:
Parque + Museu
O Golden Gate Park é imperdível! Eu adoro me perder de carro (é imenso) e descobrir novos cantinhos do parque. Tem museus, jardim botânico, jardim japonês, lago, cachoeira, parquinhos, moinho e até búfalos (é sério)!
No entanto, se tivesse que escolher iria ao California Academy of Sciences, que é o museu de história natural mais legal que já conheci, com um esqueleto de T-Rex, uma representação de uma floresta tropical, aquário… dá para passar o dia nele!
O De Young é um museu de arte étnica e moderna e tem sempre exibições temporárias muito boas, fica logo em frente. Se não estiver a fim de arte, vale subir na torre do museu, que tem entrada gratuita.
O jardim japonês também é uma graça! Recomendo terminar o dia no restaurante Beach Chalet and Park Chalet que fica em frente a Ocean Beach.

California Academy of Sciences – acervo pessoal
Museu + Jardins + Atividades para crianças
Você pode optar pelo Museu de Arte Moderna (MOMA) que é um espetáculo, desde o prédio até as obras, ou o Children’s Creativity Museum que é um museu interativo super criativo com um carrossel vintage lindo na porta. Fica a gosto do freguês! Próximo está o Yerba Buen Gardens, procure o Play Circle para distrair as crianças.
Caso fique com fome, vá ao Samovar para um chá e comidas leves, Sanraku para comida japonesa ou tome um drink com vista para a cidade no CityScape.
Passeio de bicicleta , a pé ou de carro
A sugestão é ir para uma área do parque Presidio com praia, trilhas, construções históricas e as vistas mais bonitas da Golden Gate (eu sei que toda hora falo isso, mas é que a Golden Gate é linda de vários ângulos).
Você pode começar pelo Palace of Fine Arts, um lugar bem cinematográfico ou instagramável (risos). Depois ir para Crissy Field South Beach, passar por Crissy Field Marsh até o Fort Point, que foi construído durante a corrida do ouro para proteger a baía de San Francisco de ataques navais e serviu de base militar durante a segunda guerra mundial.
Recupere sua energia no Warming Hut Café, uma mistura de lanchonete e loja. Se tiver disposição, pode atravessar a Golden Gate e ir até Sausalito, uma cidade linda com ar praiano, comer no Bar Bocce e voltar de ferry com vistas fantásticas.
Crianças mais velhas (mais de 10 anos) podem conseguir fazer a travessia (melhor se informar antes), mas você também pode ir de carro ou ferry. Amo essas dicas aqui.
Turismo gastronômico, lojinhas e vista para a baía
O Pier 39 é uma das atrações mais famosas da cidade, cheio de lojas e restaurantes (bem caros e turísticos, inclusive um Hard Rock), leões marinhos e vista para Alcatraz. Vale a visita, pois tem um astral bem legal!
Se quiser comer um caranguejo gigante, indico o Crab’s House (faça reserva no aplicativo Open Table), mas eu amo almoçar e passear no Ferry Building.
O Ferry é um mercado gastronômico e um dos meus lugares favoritos de San Francisco! Minhas lojas do coração: The Slanted Door (comida vietnamita), Acme Bread Company (para comprar pão e suprimentos para um picnic), Blue Bottle Coffee (aquele café delicioso) e Gott’s Roadside (comida americana).
Pertinho fica o Exploratorium que é lugar para crianças repleto de experiências científicas e atrações interativas. É muito legal para todas as idades!
Se ainda sobrar espaço para sobremesa e mais lojas lindas, vale uma esticada até o Ghirardelli Square para o melhor brownie com sorvete da vida no Ghirardelli Chocolate! Lá também tem uma loja de queijos e cervejaria que valem a pena conhecer! Eu falei turismo gastronômico.
Trilha + arte + praia
Comece o dia nas trilhas Land’s End, pare o carro próximo ao Sutro Baths e explore as trilhas que são acessíveis e fáceis de andar! Se tiver com crianças maiores não deixe de ir ao labirinto de pedras (fica meio que na beira de um precipício sem proteção) com uma vista linda para a Golden Gate.
Depois vá ao Museu Legion of honor, que fica em um prédio lindo, com mais uma vista incrível para a baía e a Golden Gate e, como se precisasse de mais coisas, ainda tem obras de grandes artistas como Rodin, Picasso e Monet. É um museu relativamente pequeno, então as crianças não ficarão entediadas! O restaurante do museu é gostoso! Acho mais prático comer por lá.
Se estiver com pique, faça um picnic e veja o pôr do sol na Baker Beach e molhe os pés nas águas geladas do Pacífico!
Outras atrações
Poderia ficar dias falando sobre as atrações e lugares incríveis em San Francisco! A Chinatown de lá é a maior fora da Ásia e a mais antiga dos EUA – eu adoro o restaurante China Live.
Tem a Union Square, que é o centro comercial da cidade com várias lojas. O bondinho, a Ilha de Alcatraz, Alamo Square, Lombard Street, grafites em Mission, Ashbury x Haight (o bairro hipster) e ruas descoladas como Hayes Street, Fillmore St. e Chestnut Street.
Cuidados necessários
Mas, como nem tudo são flores, atualmente a cidade tem muitos moradores de rua (muito mesmo, lembra o centro do Rio de Janeiro) e é bem comum os carros terem os vidros quebrados para levar qualquer coisa que esteja dentro. Já aconteceu comigo, então nunca deixe mala, bolsa, mochila ou sacola visível dentro do carro.
Quando ir
Tenho certeza de que em alguma língua São Francisco significa cidade que venta!! Como fica na beira da baía, entra um vento encanado de doer os ossos! Então, recomendo fortemente vir no final da primavera, verão ou início do outono, quando o tempo é seco e a temperatura agradável. Ainda assim, é recomendável trazer um casaco para as manhãs e dias nublados! No inverno é frio, chuvoso e não neva! Apesar da cidade ficar linda toda decorada para o Natal!
Espero que tenha gostado das dicas! Se já veio a San Francisco, deixe suas dicas nos comentários!
Com amor, Talita Rouvier
2 Comentários
Oi Talita,
Que delícia de post!
Super obrigada pelo link e pela menção.
Beijos
Sou uma fã do seu blog e dicas de viagem!! Sempre me inspiro no seu Instagram também!!