Férias em Sauerland, na Alemanha
Faz dois meses e meio que voltei a trabalhar em tempo integral aqui na Bélgica, depois de ter ficado cinco anos expatriada, fora do mercado de trabalho, dedicando a maior parte do tempo à maternidade. Ainda tenho que escrever sobre essa arte que é conciliar a vida de mãe, profissional e dona de casa, tudo isso morando longe da família e com um detalhe extra: marido expatriado morando em outro continente. Mas essa história vai ficar para um próximo artigo. Nesse texto eu quero contar um pouquinho das nossas últimas férias de outono juntos em Sauerland, na Alemanha.
Quem me conhece já sabe que eu tenho um caso antigo com a Alemanha. Tive a fase do intercâmbio em Osnabrück, depois voltei para trabalhar em Essen. Hoje, morando na Bélgica, vou sempre visitar amigos que ainda moram em terras germânicas e que são como família pra mim. Adoro as cidadezinhas históricas, a comida e, claro, a cerveja!
Mesmo sem ter direito a férias, consegui tirar dois dias de folga para emendar o feriado de finados, que coincide aqui com as férias escolares de outono. A minha sorte é que temos “dias de recuperação”. Ou seja, por trabalhar duas horas a mais por semana, tenho 12 dias de férias a mais por ano que posso usar quando quiser.
Comecei a pensar para onde poderia ir com as crianças nessa época que já faz bastante frio. Como só tinha cinco dias para viajar, não poderia ser muito longe também. Como estamos do lado da Alemanha, procuramos um hotel fazenda onde as crianças pudessem ter contato com a natureza, animais e onde também poderíamos visitar museus e o centro histórico das cidadezinhas, que são muito charmosas. Fiz contato com amigas que moram lá e descobri vários hotéis com esse perfil na região de Sauerland. Há também parques de diversão para todas as idades, inclusive parque indoor, que na época do frio é essencial. E assim decidimos nosso destino das férias de outono.
Leia também: Dicas de turismo na Bolívia com crianças
Programamos sair na quarta de manhã. No dia anterior, meu marido foi ao supermercado e organizou um pouco das comidas que tínhamos que levar. Alugamos um apartamento, o que é bem comum nessa região. Achamos a melhor opção com as crianças, pois assim ficamos menos dependentes de comer em restaurantes.
Saímos depois do café da manhã e por volta das 14h já estávamos no hotel. Ficamos encantados com a região de montanhas. Nessa época do outono as árvores ficam com um contraste lindo nos tons alaranjados, vermelho e amarelo. Nossa filha ia no carro falando as cores que via no caminho: verde, laranja, amarelo e vermelho e a sequência se repetia por todo o trajeto. Quando viajamos de carro fazemos uma brincadeira de adivinhar, que ela curte muito. Eu penso em uma coisa e ela tem que tentar adivinhar fazendo perguntas. Muito legal pra passar o tempo e fugir um pouco do vício dos filminhos e joguinhos no tablet.
No primeiro dia, resolvemos ficar mais tranquilos. Fomos ao supermercado comprar algumas coisas que tinham faltado e depois ficamos no vilarejo do hotel chamado Niedersorpe, que fica perto de Schmallenberg. É bem pequeno e moram apenas 230 pessoas. A economia local gira em torno da agricultura e do ecoturismo. Apesar do frio, as crianças brincaram no parquinho e com as bicicletas, patinetes e tratorzinhos disponíveis para os pequenos hóspedes. Fomos no curral, que ficava em frente ao hotel, no galinheiro e laguinho. As crianças se divertiram bastante.
Confira Madri de graça: como aproveitar as principais atrações da cidade sem pagar nada
Logo que fizemos o check-in fomos informados que poderíamos adquirir um cartão de turismo da região. Pagamos 2 euros por dia por adulto e tínhamos direito a entrar de graça em várias atrações locais. Para mais informações, entre no site Sauerland-card.
Na parte da manhã de quinta-feira, visitamos uma mina de carvão chamada Erzbergwerk, em Ramsbeck. Meu marido descobriu esse passeio e as crianças adoraram. Colocamos capacete e jaleco, pegamos um trenzinho que desceu 300 metros na terra e visitamos varias galerias dentro da mina. Almoçamos no restaurante desse museu. Como estava um dia chuvoso, à tarde fomos para o Thikos Park. As crianças adoraram esse parque indoor com vários brinquedos, pula-pula e muros de escalada. Tinha também boliche e escalada para adultos em um salão ao lado. A entrada do parque foi gratuita com o cartão Sauerland.
No dia seguinte, fomos para uma floresta, onde eles fizeram uma reserva de proteção ambiental para os bisontes europeus. Eles são os maiores mamíferos existentes na Europa e também os mais ameaçadores. Parecem um búfalo e os machos chegam a medir 2 metros de altura e pesam entre 400 e 900 kg. Fizemos uma caminhada na floresta e vimos de perto uma família de bisontes. Depois, almoçamos em Bad Berleburg, que era a cidade mais perto a reserva ecológica chamada Wisent-Welt.
Sábado estava programado para as crianças andarem de pônei no hotel às 10h da manhã. Estava um dia bonito de sol, nossa filha de 5 anos andou de pônei, mas nosso pequeno de 3 ficou com medo e só subiu para tirar foto. Ele estava mesmo era encantado com um livro de tratores que tinha no apartamento. Nesse dia, por sorte, tinha um trator parado em frente ao hotel, pedimos ao dono pra ele subir e ele ficou muito feliz de poder ficar um pouquinho lá em cima. Depois das aventuras, subimos uma montanha atrás do hotel de onde se tinha uma vista bem bonita do vale de Niedersorpe. Almoçamos no apartamento e à tarde fomos passear no centro de Schmallenberg.
Leia mais Dicas para aproveitar a Disneyland Paris com um bebê
Infelizmente, não deu para visitar todas as atrações que tínhamos disponíveis com o cartão Sauerland. Tem vários museus, passeio de barco e piscinas fechadas. O clima, que já estava bastante frio, atrapalhou os passeios ao ar livre e outro fator que não sabíamos é que a maioria dos parques de diversão já estava fechado no outono. Em compensação, o hotel Gerwenshof, onde nos hospedamos, já está praticamente lotado para o próximo verão.
Com certeza, uma semana na região seria o ideal para visitar tudo com calma. No verão, deve ser uma delícia aproveitar as atrações a céu aberto. Enfim, voltamos pra casa com um gostinho de quero mais e já planejando novas férias em Sauerland em breve.
1 Comentário
[…] Leia também Férias em Sauerland, na Alemanha […]