Férias com crianças na Bretagne.
Se existe um conselho a seguir antes de se aventurar com (ou sem) crianças em algum dos quatro departamentos da Bretagne é: não esquecer seu impermeável! A frase repetida por todo “breton” que se preze traduz o clima da região em poucas palavras : ici il fait beau plusieurs fois par jour – o clima aqui é ensolarado várias vezes ao dia. Para quem ainda não entendeu, nas outras vezes, chove!
A Bretagne está situada no extremo oeste da França, uma península montanhosa que avança em direção ao Oceano Atlântico, um contraste entre falésias, florestas e terras áridas e selvagens. É uma região muito turística com praias belíssimas. O único senão (pelo menos para nós, brasileiros) é a temperatura da água que gira em torno de 18-19 graus no verão. Mas para as crianças geralmente isso não é problema. Até fora de temporada a gente pode ver famílias de turistas tomando banho de mar e quem nasceu aqui dificilmente se assusta com isso. Aliás, pequena curiosidade: um breton da gema gosta mesmo é de garoa e céu cinzento. E pra que guarda-chuva? Um bom impermeável com capuz protege até de chuva forte, eles asseguram!
Morar na Bretagne tem suas vantagens: modalidades esportivas aquáticas às vezes onerosas ou impraticáveis quando se mora longe do litoral, aqui são de fácil acesso. Duas das numerosas atividades esportivas oferecidas pelas escolas públicas é a prática do veleiro e do caiaque.
A cidade onde moro não fica muito longe das ilhas Glénan, onde se localiza a escola mais importante da Europa para aprender a velejar. A partir de 12 anos, pode se integrar uma das formações para a prática de kitesurf, caiaque, catamarã, bote ou windsurf. Com frequência no final do ano as escolas promovem excursão para uma dessas ilhas com as últimas turmas do primário para descoberta da flora e fauna marinha.
Na minha cidade, Concarneau, criança não se entedia nunca!
Nem só de mar vive a Bretagne : a arte e a cultura são muito presentes em todo o território. Aqui em Concarneau, no departamento do Finistère, a Ville Close é um destino inevitável de todos os turistas que, a partir do mês de abril, chegam na região. Cidade-forte dos séculos XV e XVI, construída sobre uma ilhazinha, Ville Close hoje abriga lojas, restaurantes e é cenário de concertos e outras apresentações artísticas. Durante o verão, neste ano, a Ville Close recebeu o espetáculo “Os Mosqueteiros”. Nas férias escolares, a casa do patrimônio, com sede na Ville Close, propôs atividades lúdicas e culturais para as crianças.
O antigo forte também abriga o Museu da Pesca, que organiza regularmente visitas e atividades ligadas à pesca e ao mundo marinho, promove visita ao barco-museu e mesmo festas de aniversário temática para crianças. E durante julho e agosto, na praia de Sables Blancs, o município organiza atividades para crianças e adultos, com inscrição gratuita. Ginástica, jogos com bola, percurso de motricidade para crianças entre 2 e 5 anos, vôlei de praia, entre outras. O município também possui ciclovias, trilhas que permeiam a costa durante quilômetros e que podem ser percorridas a pé ou de bicicleta. Assim, os passeios em família se multiplicam. E as férias com crianças na Bretagne se tornarão inesquecíveis!
Confira algumas dicas de lugares para visitar com crianças em qualquer época do ano:
+ Casa dos Megálitos, na cidade de Carnac, departamento Morbihan. Com 2.800 pedras erguidas há 5.000 anos, é uma das maiores famílias de menires (monumento pré-histórico de pedra) da Europa. Para visitar em família e participar de um jogo inesquecível de esconde-esconde histórico.
+ Parque Mi-forêt, na cidade de Liffé, departamento Ille-et-ilaine. Localizado na maior floresta estatal da Bretagne, sob a imensidão de um vasto arvoredo, o parque oferece 220 oficinas divertidas e emocionantes, distribuídas em 12 circuitos acrobáticos concebidos para agradar a crianças de todas as idades, a partir de 4 anos. A partir de 14 anos, os que curtem sensações fortes poderão testar o Quick Jump, salto em queda livre de 14m de altura!
+ Passeio na Baía de Quiberon em veleiro, cidade de Carnac, departamento Morbihan. Bases de navegação para um público a partir de seis anos. Além de poder manejar o veleiro, o passeio ainda proporciona aos ocupantes do barco uma aula sobre a ornitologia local, pesca e cultivo de ostras, e ainda balizagem marítima.
+ Oceanopolis, parque oceanográfico, em Brest, departamento Finistère. Três pavilhões temáticos (habitat polar, tropical e temperado), e em torno de 1000 espécies de animais.
+ Os faróis de Penmarc’h, na cidade homônima, departamento Finistère. Para conhecer a história dos três faróis de Penmarc’h através de documentos iconográficos e audiovisuais. Um panorama magnífico a apreciar, a 60 metros de altura, acima dos 307 degraus do farol de Eckmühl !
+ A floresta de Broceliande, departamento Ille-et-Vilaine. Várias são as atividades propostas pelos organizadores de visitas a esta floresta dita “encantada”. Entre elas, visita guiada com um contador de histórias que desvenda os mistérios das legendárias criaturas que moram no universo mágico da Broceliande; trajeto botânico e sensorial com olhos vendados e pés descalços; caça ao tesouro…
+ Haras nacional de Lamballe, departamento Côtes d’Armor. Nesta grande propriedade no coração da cidade, a descoberta do cavalo de arado bretão, sua história e as técnicas que fizeram dele uma das raças mais apreciadas e visita a uma rara coleção de charretes. Espetáculos de equitação, passeio de pônei…
+ Festival Marmaille, todos os anos em outubro. Para crianças a partir de 6 meses! Espetáculos em Rennes e outras cidades de Ille-et-Vilaine : marionetes, palhaços, música, dança, contos…
Para quem mora na região ou está pensando em passar férias por aqui, agora é definir o roteiro, poeque coisa pra fazer é que não falta!
Leia também Princeton: passeio para toda a família perto de NYC e Férias de Verão na Finlândia: o que fazer com as crianças.
3 Comentários
Olá Zandra, eu estou mudando para a Bretagne e gostaria de muito de poder conversar sobre a chuva, o frio, a vida…
Estou com um pouco de medo… Caso tenha tempo e interesse poderíamos conversar um pouquinho. Deixo meu email. Obrigada! 🙂
Legal, email enviado!!
[…] conhecer a Bretanha? Leia aqui as dicas de turismo e viagens de férias com crianças pela […]