A Escócia é um destino para viajar com crianças? Pretendo te convencer que sim. Há muita fantasia a explorar, dos históricos cavaleiros ao monstro do Lago Ness, passando pela Edimburgo de J.K. Rowling, autora de Harry Potter, e encontro com os animais típicos da região. Para que a viagem se torne inesquecível para toda a família, minha sugestão é fazer um roteiro que equilibre atrações para crianças e adultos, como sugiro em dicas reunidas neste artigo.
Quando ir
Faz muito frio na Escócia e a chuva é frequente, principalmente de novembro a fevereiro. Por isso, para viajar com crianças, prefira a primavera ou o verão escocês, entre abril e setembro. No outono a chuva começa a incomodar, anoitece no meio da tarde e o vento já é bem frio. Mas o país é encantador e oferece opções de lazer para todas as épocas do ano, então se você não tem medo do frio e quiser encarar a neve, basta preparar o chocolate quente e a lareira quando escurecer, pois não faltam opções de diversão para pais e filhos.
Onde ir
A capital escocesa é um charme e tem muitas atrações, mas as Highlands (Terras Altas) são, na minha opinião, o coração do país. As paisagens emocionam por sua grandiosidade e simplicidade ao mesmo tempo, principalmente se você se locomover entre uma cidade e outra de carro ou trem. É possível ver um paredão de montanhas com um curso de água passando por seus pés em toda a sua extensão, pequenas pontes de pedra delicadamente construídas para se atravessar um riacho a pé, campos de cevada para a fabricação do famoso uísque escocês e muitas ovelhas e vacas escocesas pelo seu caminho – para alegria das crianças!
Não se leva muito tempo entre uma cidade e outra e as crianças podem se distrair bem com a paisagem. Destaco as cidades de Stirling, Inverness, Fort William e arredores, que não são tão longe de Edimburgo se forem adicionadas paradas e pernoites entre os destinos. Glasgow é mais urbano e tem menos atrações, mas como é grande e tem aeroporto, pode funcionar como fim da viagem que começa em Edimburgo, passa pelas Terras Altas e termina lá.
Edimburgo

Castelo de Edimburgo. Fonte: Pixabay.
A capital escocesa pode ser uma diversão para as crianças, a começar pelo Castelo de Edimburgo, que fica no alto de uma montanha e pode ser visto de vários pontos da cidade, como um perfeito forte usado nas batalhas do passado. As crianças costumam gostar das armaduras, dos corredores estreitos, torres e canhões ao alto do castelo, com vista para toda a cidade e o oceano, planejado para atacar embarcações inimigas que chegariam por lá. Todos os dias (exceto domingos) às 13 horas há um disparo de canhão, tradição mantida pela cidade, que acertava seus relógios a esta hora com o barulho que se ouvia do castelo.
Outras atração que vale a pena com crianças é o Museu Nacional, pois é bem completo e tem uma parte de Ciências Naturais que as elas adoram. Edimburgo tem um zoológico na entrada da cidade, mas prefiro deixar para ver os animais soltos, nos parques nacionais das Terras Altas. Por falar em animais, não deixe de contar para as crianças a história do cãozinho Bobby, que montou guarda junto ao túmulo de seu dono depois que ele morreu. A cidade fez um abrigo para ele no cemitério e hoje Bobby virou uma estátua perto da entrada do local.
Harry Potter
Para terminar, preciso dizer que Edimburgo é um prato cheio para as crianças fãs de Harry Potter, já que J.K. Rowling é moradora local. Ao andar pela cidade se vê muito da atmosfera de suas histórias, através do ar sombrio dos becos e muros altos de uma arquitetura gótica característica de Edimburgo.
Vale agendar um tour a pé pela cidade, para conhecer curiosidades sobre a vida da autora, influências dos nomes de suas personagens, rua que inspirou o Beco Diagonal e até mesmo visitar o túmulo de Tom Riddle (Voldermort). Acredite, mas os cemitérios da cidade podem ser uma diversão para as crianças! Se visitar o café onde J.K. Rowling escreveu um ou dois volumes, The Elephant House, não deixe de entrar no banheiro feminino para ver mensagens de fãs do mundo inteiro para a autora nas paredes.
Leia também: Legados de Harry Potter na Inglaterra
Há opções de passeios de todos os preços, inclusive de graça, com contribuição espontânea de cada um. Porém, não se limite ao tour para viver a magia de Harry Potter em Edimburgo. Permita-se contemplar esta cidade sombria buscando referências da autora nas esquinas, becos e arquitetura das ruas. Fantasiem-se como alunos de Hogwards e desafiem-se a explorar as ruas buscando similaridades com o mundo de Harry Potter, já que muita gente anda por Edimburgo com o uniforme de sua casa preferida de Hogwards. Entre na onda e divirta-se!
Parques Nacionais
No centro da Escócia há vários parques nacionais, que são excelentes opções de descanso e entretenimento para as crianças, como o Cairngorms. Há uma variedade de passeios para conhecer os animais selvagens, fazer caminhadas, cavalgadas e esportes na natureza, como arvorismo e arco e flecha. No inverno, há os esportes de neve e no verão os de água, como rafting e canoagem. As crianças adoram, claro, e funciona bem conciliar cidades históricas com um descanso na natureza. Uma cidade que pode servir de base para explorar a região de Cairngorms é Aviemore, onde há diversas opções de hospedagem, inclusive dentro dos parques, rodeados de natureza e animais.
Inverness, Lago Ness, Culloden e região

Castelo Uruquart e o Lago Ness. Fonte: Unsplash.
Inverness é a cidade mais famosa das Highlands, e pode ser um bom centro para se hospedar e conhecer mais atrações por perto durante o dia, como o Lago Ness, o Urquhart Castle e o campo de batalha de Culloden, onde os Jacobitas perderam o sonho do trono em um massacre do exército inglês.
O Castelo de Urquhart fica aos pés do Lago Ness e está praticamente em ruínas, mas é um dos mais bonitos, na minha opinião. O local é muito bem preservado, cheio de história e tem uma paisagem natural lindíssima ao seu redor. As crianças vão gostar de imaginar se o mascote mais famoso da Escócia, o Nessie, vive ou já viveu alguma dia naquele lago tão pacífico.
Highland Folk Museum, castelos e Outlander

Highland Folk Museum. Foto: arquivo pessoal.
Considere separar algumas horas no seu roteiro para visitar o Highland Folk Museum, antiga vila de moradores que abriga casas de pedra e telhado de sapê do século dezoito com a decoração interna da época, para que os visitantes vejam como era a vida dos Highlanders antigamente. Pode-se conhecer a escola, as casas de famílias e os pequenos comércios da vila. O local é enorme e tem uma caminhada que passa por dentro de um bosque lindíssimo, onde as crianças vão poder correr e brincar à vontade. Para quem gosta de Outlander, vai se sentir fazendo parte da primeira temporada, pois lá foram filmados alguns episódios da série.
Se você quer conhecer mais das locações de Outlander, ao sair de Edimburgo passe pelo Midhope Castle, onde foi filmado a fictícia Lallybrooch, e pesquise por outras diversas opções de locações. Não será interessante explorá-las numa viagem pela Escócia com crianças, mas pode ser que você consiga incluir mais uma ou outra que esteja no meio do seu caminho, como o Castelo de Stirling, também na saída de Edimburgo para as Terras Altas.
O Viaduto de Glenfinnhan e Fort William
Por fim, o Viaduto de Glenfinnhan não pode faltar no roteiro da Escócia para crianças fãs de Harry Potter. É nele que Ron e Harry acompanham o trem que os leva a Hogwarts pelo carro voador. A paisagem é de cartão postal e deixa pais e filhos de boca aberta. Além disso, o viaduto atravessa o lago Shiel, onde Harry voa pela primeira vez em Bicuço, o hipogrifo que é um dos principais personagens do filme Harry Potter e os Prisioneiros de Azkaban. O local fica no caminho de Inverness a Fort William, cidade pequena e charmosa à beira do lago que também merece uma visita, se ainda couber no seu roteiro da Escócia com crianças.
Vale a pena dedicar um tempo e planejar a viagem na Escócia com a família. Minha dica principal é: conheça Edimburgo, explore o que tem de interessante por lá para vocês, mas não perca muito tempo na cidade. Siga para as Highlands, onde as crianças vão poder experimentar o verdadeiro espírito aventureiro e livre dos escoceses. Boa viagem!
1 Comentário
Uma viagem fantástica através dos tempos e com lindas paisagens
Para nós brasileiros é um passeio diferente e inesquecível
Parabéns pelo texto que me fez sonhar com esta viagem !