E enquanto ficamos em casa, vamos sonhar! E o que acham de planejar? Eu tenho diversos roteiros prontos, alguns feitos na quarentena, pois vai ficar tudo bem! Moro em Viseu, cidade que fica razoavelmente perto do Porto. Assim, já tive a oportunidade de ir algumas vezes para lá, inclusive para resolver burocracias no consulado brasileiro. Com isso, tenho um “top 10” de lugares a visitar e gostaria de compartilhar essas dicas do Porto com vocês.
Espero que gostem muito e aproveitem as dicas assim que possível! Quem sabe no verão?!
Cais da Ribeira
É o meu lugar preferido no Porto. Delícia de local! O Rio Douro e a Ponte Dom Luís, sem dúvida alguma, são os pontos chave do charme da região. Além disso, o local fica no centro histórico, e portanto, a arquitetura é deslumbrante!
Os restaurantes são fantásticos também. Não tenho um preferido, acho que vale a pena caminhar e escolher. Sugiro ficar em algum à beira do rio! Se for um dia de sol então, maravilha, é o passeio perfeito! Se bem que, à noite, o local também é muito agradável!
Uma dica é caminhar para o Cais da Ribeira a partir da Estação de São Bento. Dessa forma, você poderá conhecê-la antes de seguir o passeio pelo Cais. Foi o que fiz! A estação é linda, cenário para excelentes fotografias e, de quebra, você pode checar os destinos e programar um novo passeio, para outro dia, a partir da estação! Fica a dica.
Vila Nova de Gaia
Atravesse a ponte Dom Luis e você estará em Vila Nova de Gaia. Aproveite para caminhar, conhecer uma (ou algumas) caves e curta o teleférico de Gaia. Eu adorei e considero um passeio imperdível!

No Cais da Ribeira, vista da Ponte Luiz I (arquivo pessoal)
Tirar um dia para esses dois primeiros destinos é a minha sugestão. Deixe Gaia e suas caves para a parte da tarde, após o passeio e almoço no lado Porto.
Leia também Alfama: dica de roteiro pelo bairro mais tradicional de Lisboa
Estádio do Dragão
Trata-se do estádio do Futebol Clube do Porto. Aos amantes do futebol, a visita é obrigatória! Tive a oportunidade de ver um jogo do Brasil no estádio, e foi sensacional. Aqui você tem maiores informações sobre visita, jogos, shows etc.
Mercado Bom Sucesso
Sou suspeita pois adoro esse tipo de mercado. Assemelha-se ao Time Out Market de Lisboa, conhecem?! Aliás, fico devendo dicas de Lisboa. Já anotei para uma próxima oportunidade.
O Mercado Bom Sucesso fica muito perto do Consulado do Brasil. Almocei muitas vezes por lá: os restaurantes são ótimos e o local muito agradável. Vale a visita! Eu adoro. Escolha o restaurante que mais lhe agradar, pois todos são maravilhosos.
Sugiro, ainda, passar na Casa da Música para ver a programação, pois fica bem perto do mercado e pode ser interessante checar o que está por vir. O espaço é bem interessante. Até vale um café para conhecer!
Torre dos Clérigos
Se você está montando um roteiro no Porto, comece o segundo dia por aqui. A igreja e a torre são visita obrigatória para quem visita a cidade. Neste site você obtém maiores informações e a programação do local.
Ao sair, sugiro visitar a Casa Oriental e desfrutar um pastel de bacalhau com queijo da serra, na Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau (é o bolinho! Aqui chama-se pastel!). Ambos em frente à torre. Depois dessas visitas, basta atravessar uma galeria de lojas, que fica do outro lado da rua da torre (onde há um Costa Café que, aliás, eu adoro!), para chegar ao próximo destino:
Livraria Lello
Uma das mais belas livrarias do mundo! A visita é imperdível, claro.
Dizem que a autora de Harry Potter se inspirou na Livraria Lello para criar a livraria onde Harry compra os seus livros antes de ir estudar em Hogwarts. Essa pode ser uma das razões pelas quais a fila para visitação está sempre bem grande! Mas vale a pena aguardar, com certeza. E eu, claro, não deixei de adquirir um livro por lá, uma lembrança e tanto.

Livraria Lello. Fonte: foto by Ivo Rainha, Unsplash.
Ao sair, passe na sorveteria Amorino, que fica a uns vinte metros da livraria, e delicie-se com uma das suas maravilhosas opções de “gelado”! Fica essa dica se estiver viajando no verão! 🙂
Cantinho do Avillez
Meu restaurante preferido no Porto! Anda muito disputado pelos brasileiros atualmente, tendo em vista a nova parceria do chef do restaurante, José Avillez, com o querido é maravilhoso chef Claude Troisgros, do reality show Mestre do Sabor. Vale a pena um almoço ou um jantar! E não deixe de reservar, o local anda bem disputado. Para reservas ou informações, visite o site.
Majestic Café
Um clássico do Porto! É como a Confeitaria Colombo para os cariocas. Excelente para um café, um chocolate quente e, sem dúvida, para uma, ou algumas, belas fotos. Imperdível, parada obrigatória! Maiores informações aqui.
Café Santiago
Sair do Porto sem provar uma francesinha é inimaginável! A francesinha é um prato típico do Porto. Trata-se de uma espécie de sanduíche feito com dois pães de forma grossos, recheado de carne bovina, linguiça, salsicha, fiambre (uma espécie de presunto) e queijo. É coberta com queijo e em seguida levada ao forno até derreter. Adiciona-se então um famoso molho quente e um pouco picante à base de tomate, cerveja preta e vinho do porto. Costuma-se colocar um ovo frito por cima e serve-se com batata frita.
E a clássica francesinha está aqui, no Café Santiago, que é outra parada obrigatória aos que não gostam de perder uma boa refeição! Não deixe de experimentar!
Jardins do Palácio de Cristal
Por fim, mas não menos importante, destaco um local pelo qual me apaixonei: os jardins do Palácio de Cristal! Que local agradável! Os pavões caminhando, em exibição, são um espetáculo à parte. Até posam para as fotos, parecem treinados! E a vista da ponte Arrábida? A foto (que está no destaque desse texto) fica parecendo um quadro! Vale a visita, com certeza.
Finalizo por aqui as minhas dez dicas do Porto, em Portugal, e espero ter ajudado no seu roteiro! Até o próximo texto! 🙂