Conforme prometido, seguem as minhas cinco dicas da encantadora Lisboa!
Moro em Viseu e estive na capital de Portugal pela segunda vez no ano passado.
Estes são alguns dos meus programas favoritos por lá e atendem a quem vai ficar pouco tempo, pois esse foi meu caso nas duas vezes em que fui!
Obviamente existem inúmeros outros passeios e programas interessantes para se fazer em Lisboa. A cidade oferece muitas excelentes opções. Entretanto, optei por dividir com vocês os meus preferidos dessas duas curtas visitas que fiz, pois ter pouco tempo pode ser o caso de muita gente!
Lembro que, por conta da pandemia do coronavírus, é importante que você se informe se é seguro viajar no momento em que ler este texto. De toda forma, se você é “louca dos roteiros”, como eu, já deixe as dicas no radar para uma viagem futura e aproveite muito. Espero ajudar!
1 – Torre de Belém
Na minha opinião, esta deve ser a primeira parada e é obrigatória!
A torre fica na margem direita do rio Tejo e a região é linda e extremamente agradável. As fotos ficam fantásticas e, sem dúvida alguma, é um ponto turístico de passagem indispensável. Vale ressaltar que, juntamente com o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém foi classificada em 1983 como Património Mundial da UNESCO.
Alem disso, levando em consideração que existem outros pontos turísticos importantes próximos, impossível não ir!
Após a torre você pode ir a um dos restaurantes próximos, com vistas deslumbrantes, e também pode seguir para o Mosteiro dos Jerónimos e depois comer o tão famoso pastel de Belém, ambos na região.
Uma curiosidade: os pastéis de nata são uma das mais populares especialidades da doçaria portuguesa e você pode encontrar em inúmeras pastelarias, mas a receita original é um segredo exclusivo da Fábrica dos Pastéis de Belém em Lisboa, logo, somente os pastéis de nata de lá podem ser chamados de pastéis de Belém. Você sabia disso?
Voltando para o passeio, o Padrão dos Descobrimentos é outro ponto turístico que fica localizado nas proximidades da Torre de Belém e você pode incluir no seu roteiro.

Torre de Belém (fonte: Pixabay)
2 – Time Out Market
Eu simplesmente amo esse tipo de mercado galpão, “food hall” como eles chamam. O Time Out Market fica no Cais do Sodré, uma região encantadora.
Almoce por lá, passeie, desvende, você vai adorar, pois são inúmeras as possibilidades gastronômicas e o ambiente é incrível!
A ideia é juntar os melhores chefs, restaurantes e projetos gastronômicos da capital portuguesa, debaixo do mesmo teto, com base nas avaliações dos críticos e colaboradores da revista Time Out.
Recomendo e pretendo voltar todas as vezes em que visitar Lisboa!
Você não vai se arrepender de incluir essa dica no roteiro! Vá!
3 – Bairro Alto/Chiado
Eu, particularmente, deixaria esse passeio para o período noturno e incluiria um jantar na região que é extremamente encantadora quando o sol se põe.
Primeiramente, no Bairro Alto não deixe de curtir a paisagem do Miradouro de São Pedro de Alcântara, é imperdível. Você também pode andar no elevador da Bica e visitar a Igreja de São Roque. Interessante mencionar que muitas das casas centenárias do bairro estão grafitadas, o que rende algumas lindas fotografias.
O Chiado é um dos bairros mais emblemáticos e tradicionais da cidade de Lisboa. Localiza-se entre o Bairro Alto e a Baixa Pombalina.
Ouvir um fado é uma excelente opção na noite da região, a mais alternativa da cidade, segundo muitas opiniões locais!
Você pode chegar até lá com o bonde 28, pelo elevador Santa Justa ou, ainda, pelo elevador da Glória.
4 – Castelo de São Jorge
Além de lindo, e com uma vista deslumbrante, é uma ótima oportunidade de passear pelo bairro de Alfama, uma região encantadora. Você pode separar uma manhã ou uma tarde para esse passeio.
O castelo está sobre a mais alta colina do centro histórico, proporcionando aos visitantes uma das mais belas vistas da cidade e do rio Tejo.
Além disso, aproveite para experimentar o pastel de bacalhau, que fica em frente à entrada, de preferência o que é feito com queijo da Serra… é fantástico! Lembrando que pastel de bacalhau, por aqui, é o bolinho brasileiro! Portanto, ao pedir pastel, espere receber um bolinho! Rs.
5 – Praça do Comércio
A Praça do Comércio, antigamente chamda de Terreiro do Paço, é uma praça da baixa de Lisboa situada junto ao rio Tejo. É um ambiente muito agradável, principalmente em um dia de sol! Sentir o vento no rosto, passear pela região, além de se sentar em um restaurante (o que preferir!) é um passeio incrível! Aproveite!
Esta região foi o local do palácio dos reis de Portugal durante cerca de dois séculos e hoje está parcialmente ocupada por alguns departamentos governamentais.

Praça do Comércio (Fonte: Pixabay)
Espero que tenha curtido estas dicas e que você possa aproveitar ao máximo sua curta visita à incrível e apaixonante capital portuguesa!