Será possível ter experiências fantásticas gastando quase nada? Uma boa dica de passeio barato e inesquecível é visitar os castelos portugueses. Existem vários em todo o território nacional, sendo que alguns cobram ingresso para visitação e outros são gratuitos.
Particularmente eu tenho grande interesse em conhecer esses exemplares que nos permitem viajar no tempo e dar asas à nossa imaginação fantasiando como era viver naquela época. É uma forma de deixar fluir a criatividade, aprender sobre nossa história, cuidar da criança interna que habita em nós e também proporcionar essas vivências para minha filha. No texto de hoje vou compartilhar a nossa experiência ao conhecer o Castelo de Santa Maria da Feira e o Castelo de Montemor-o-Velho.
Por que escolhemos esses castelos
Diante de uma grande variedade de castelos portugueses fica até difícil decidir qual conhecer primeiro ou eleger o imperdível. A nossa escolha por estes foi em função da elaboração de um roteiro de baixo custo e pequeno deslocamento para quem está na região de Aveiro.
Alinhando expectativas: diferença entre castelos e palácios
Percebi que algumas pessoas se frustavam quando realizavam o passeio nos castelos e muitas até verbalizam o motivo do seu desapontamento. E qual era? Esperavam encontrar aquelas residências glamourosas que abrigavam reis e rainhas. Essa confusão é mais comum do que imaginamos.
Na realidade, os castelos são construções grandiosas de estrutura fortificada que tinham a função de proteger o feudo durante a Idade Média. Nessa estrutura era comum conter muralhas, torres, seteiras e fossos. Apesar de servir como fortaleza também existia em seu interior conforto e riqueza para os nobres que lá habitavam. Por sua vez, os palácios são construções luxuosas que existem desde o império romano e são tipicamente urbanos.
Com base nesses esclarecimentos já podemos escolher os passeios que mais nos agradam e seguir rumo à diversão.
Castelo de Montemor-o-Velho
O Castelo de Montemor encontra-se em ótimo estado de conservação e é um maravilhoso local para um passeio em família. Está situado no vale que acomoda muitos arrozais e onde corre o imponente rio Mondego, na região de Coimbra. Devido sua excelente localização este território foi alvo de constantes disputas na época medieval.

Arquivo Pessoal – Castelo de Montemor
A dica é percorrer toda sua extensão através das muralhas, admirar a linda vista e imaginar como era viver neste cenário. É possível relaxar no pátio e brincar com a criançada. Ao visitar o castelo também existe a opção de tomar um chá na Casa de Chá Palácio das Infantas que foi construída nas ruínas do paço. É uma instalação bela e moderna de paredes envidraçadas que permite integrar as muralhas medievais ao contexto atual promovendo uma agradável experiência.
Leia mais: Passadiços do Paiva: um passeio de tirar o fôlego em Portugal
Torna-se uma ótima opção para quem quer ter contato com a história sem gastar nada, afinal fora da época de festividades não é cobrada entrada.
Contudo, assim como em outros castelos, no período natalino o Castelo de Montemor é palco das festividades e há cobrança de ingressos. Ele é transformado no Castelo Mágico que possibilita uma combinação de saberes e sabores para todos aqueles que não deixam de sonhar e acreditar na magia.
Castelo de Santa Maria da Feira

Arquivo Pessoal – Castelo de Santa Maria da Feira
É popularmente conhecido como Castelo da Feira e fica situado no distrito de Aveiro. Considerado um dos exemplares mais incríveis da arquitetura medieval no país e foi classificado como um monumento nacional.
O Castelo de Santa Maria da Feira singulariza-se pela configuração da Menagem / Alcáçova e pela profusão e diversidade de elementos defensivos. O seu estado de conservação é notável.
Intimamente ligado às origens da nacionalidade, é um espaço onde se sente o peso da história e onde o imaginário popular se vai rever na memória que tem do seu passado.
(fonte da citação: Site oficial Castelo de Santa Maria da Feira http://www.castelodafeira.com/ )

Arquivo Pessoal – Castelo da Feira
Este castelo é um local grandioso e mágico. A visita é recomendada para todas as idades e não existe limite de tempo para permanecer no local. Então podemos percorrer os espaços no nosso tempo e fazendo as pausas necessárias para fotos, descanso, apreciação e até mesmo brincadeiras no pátio. Para visitá-lo é necessário pagar apenas 3 euros. O local também é utilizado como cenário de festividades populares que atraem um grande público para região. Nesta época o valor para visitação sofre alterações.
Leia também:Como viajar em família sem gastar muito
No período de julho à agosto a cidade é palco da “Viagem Medieval” que retrata o dia a dia da nobreza e plebeus na Idade Média. É considerada um dos principais eventos de reconstituição histórica de Portugal. Existem encenações da vida no reinado, de duelos com espadas, batalhas, invasões ao castelo, acrobatas, artesãos, feira gastronômica e muito mais para compor um passeio inesquecível.
Em dezembro, a cidade recebe o maior palco de Natal do país. A festa de Perlim transforma a cidade num mundo mágico. São mais de vinte dias de animação, música, teatro, atividades lúdicas e pedagógicas. Recomendo essa visita para as crianças de todas as idades, incluindo as crianças que habitam os corações dos adultos.