Bogotá para crianças
Creio que a melhor definição para Bogotá é que é, de fato, uma cidade surpreendente, como bem definiu a Thaís Galetti em seu texto para o BPM A Surpreendente Bogotá. Na minha visão, ela é ainda surpreendente, por tudo que passou em períodos passados, em função do tráfico e tudo mais que conhecemos, e também porque apesar dos contrastes bem típicos das grandes cidades latino-americanas, Bogotá tem muita coisa boa, muita opção de lazer e é uma cidade bonita de maneira geral. Por tudo isso, e pelo fato de ela ser uma ilustre desconhecida de muitos brasileiros, ela é surpreendente e ainda não ouvi ninguém que a tenha visitado recentemente e não tenha gostado muito!
Por isso, se você está vindo pra Bogotá, a passeio ou para morar por muito ou pouco tempo, e tem filhos crianças, quero dar-te uma boa notícia: há muito o que fazer com as crianças por aqui.
Primeiro, é importante se lembrar de que Bogotá não está no litoral, não temos praias aqui. Segundo, é importante saber que Bogotá é uma cidade fria. Fria?!?!? Sim, fria. Apesar de estarmos muito perto da linha do Equador, o que nos faz pensar em temperaturas altas e clima tropical, como acontece em boa parte da Colômbia, Bogotá fica a 2.600 m de altitude, literalmente em cima das Cordilheiras que passam pela Colômbia.
Por esta razão, as temperaturas são bem baixas, variam entre 6/8C e 20/22C. Digo isto porque é importante trazer um casaco quetinho, até luvas, gorros e cachecóis, dependendo do quão acostumados ao frio estão as crianças.
Também é importante usar protetor solar nas partes do corpo que estarão expostas ao sol. Apesar do frio, como estamos mais pertos do sol (literalmente), a incidência dos raios solares são muito intensas, é importante tomar cuidado.
Estando bem confortáveis em relação ao frio e ao sol, tudo fica mais divertido!
Com frio e sem praia, a cidade oferece muitas opções de lazer através dos inúmeros parques espalhados pela cidade. E há parques para todos os gostos e bolsos, grandes, pequenos, gratuitos e pagos. E também oferecem diversão para todas as idades. Crianças pequenas e maiores podem se divertir bastante.
Parques e pracinhas espalhadas pelos bairros
Uma das coisas que eu gosto muito aqui em Bogotá, é que a cidade é cheia de parques e praças, muito limpas e bem conservadas. E as pessoas têm o hábito de frequentá-las, para sentar e conversar, fazer um lance ou almoçar. Exatamente por isso, creio eu, em praticamente todas elas, grandes ou pequenas, há um espaço separado para crianças, com escorrega, trepa-trepa, um balanço ou gangorra.
Facilmente você encontrará uma perto da sua casa ou do hotel, que se tornará uma boa opção para aquela hora em que não está chovendo, e a melhor pedida é sair um pouco com as crianças e brincar ao ar livre.
Aqui mesmo onde eu moro tem uma pracinha na rua de trás, e outra, 2 ruas à frente, e 1 quadra há um quarteirão do prédio. Sem contar outros parques maiores. Em um raio de 1 km aproxidamente, destaco 3 parques/praças que são excelentes opções para que as crianças brinquem, para sentar e ler alguma coisa, fazer uma refeição ou mesmo um pic-nic sentado na grama.
Parque do Chicó
O primeiro que destaco é o Parque do Chicó. Ele fica no bairro do Chicó, na Carrera 9 # 93-94. A primeira vantagem é que, mesmo sendo público, ele é todo cercado por muro, e conta com somente uma entrada, um portão grande, que fica aberto todo o tempo. Isso reduz consideravelmente aquela preocupação de que os pequenos saiam do parque, se percam, vão para a rua, enfim… Ele conta com uma área gramada bem grande, e vários brinquedos espalhados pelo gramado: balanços, escorregas, gira-gira, aqueles brinquedos de madeira com escada e corda, para subir e descer, e muito espaço pra correr. Há também um pequeno (bem pequeno) tanque com alguns patinhos. É muito comum as famílias irem para o parque no final de semana, abrir a toalha na grama, fazer o pic-nic e deixar as crianças soltas brincando. De vez em quando também rola uma festinha de aniversário no estilo pic-nic, que é uma opção bem legal também.
Dentro do parque tem uma pequena escola de artes para crianças, chamada El Arca Artes, que oferece curso de oficinas de artes para diversas faixas etárias, e um café que funciona dentro de um ônibus londrino, chamado Brot, que oferece opções de pães e bebidas deliciosas. E, ao lado do parque, está o Museu do Chicó, um museu pequeno, mas que sempre tem alguma exposição interessante. Portanto, se você está por perto, vale a pena conferir e conhecer o parque.
Parque da 93
O Parque da 93 também é uma opção muito boa, no mesmo bairro, o Chicó. Ele fica entre as Calles 93 A e B, e Carreras 11A e 13. Ele tem um estilo um pouco diferente do anterior, mas é igualmente muito bom. O parque da 93 em realidade é uma praça. Uma praça bem grande, que ocupa mais ou menos 2 quadras. De um lado tem um parque infantil, muito bem equipado, com balanços, trepa-trepa, escorrega, casinhas e tanque de areia. Conta também com um gramado super agradável e muitas mesinhas com cadeiras, que são frequentemente utilizadas na hora do almoço por quem gosta de aproveitar o sol e o ar livre pra comer. É bem possível também fazer um pic-nic na grama.
Além disso, o parque está rodeado por restaurantes, cafés e sorveterias, o que o torna bem atrativo, porque permite dar uma esticada no parque após o almoço do final de semana, ou aproveitar a diversão dos pequenos para tomar um cafézinho ou um sorvete.
O parque também abriga eventos como feiras e festivais de música, e exibe uma decoração natalina lindíssima, além de ter uma biblioteca itinerante que empresta livros gratuitamente a adultos e crianças!! Sou suspeita, porque gosto muito deste parque, mas recomendo muito pra quem vier a Bogotá. Para mais informações, acesse aqui.

Foto fornecida pela autora do texto, com seus pequenos em um pic-nic no parque da 93
Parque Virrey
O Parque Virrey é um parque linear, localizado na Calle 88, desde a Cerrera 7a, até a Autopista Norte, uma via que corta a cidade do sul ao norte. Ele acompanha um canal que passa por ali. É um parque longo e estreito, que quase se resume à pista de caminhada/corrida que toma toda a sua extensão.
No entanto, por ser um parque linear, é ideal para andar de bicicleta, patins, patinete, caminhar, corer, ou outras atividades afins. E há tambem, em sua extenção, areas para brincar com as crianças, que são parquinhos fechados, com um acesso somente, o que dá mais tranquilidade para pais e responsáveis.
As árvores do parque, que é super arborizado, fazem uma sombra agradável e contínua, e o canal que o corta todinho, não tem mau-cheiro nem nada. Então o parque é realmente agradável.
Esses parques são públicos, gratuitos e ótima opção para quem está relativamente perto deles.
Abaixo destaco em separado o Parque Simón Bolivar, porque é um ícone da cidade, e destino de muitos bogotanos, especialmente aos finais de semana, para aproveitar o ar livre, se divertir e praticar esportes.
Parque Simón Bolívar
O parque Simon Bolívar é o maior parque da cidade. Ele é para Bogotá o que o Parque Ibirapuera é para a cidade de São Paulo, mas um pouco maior e com mais opções de lazer.
O parque fica localizado no coração da cidade, entre as Calles 53 e 64, e Carrera 36 até a Avenida Rojas, e conta com áreas de jogos/brinquedos infantis, lago, pistas para caminhada e corrida, ciclovia, áreas para alimentação, banheiros, sem contar o complexo esportivo que está ao redor dele, que também faz parte deste Parque. Nele, há quadras, um campo de Golf, complexo aquático e centro de alto rendimento, onde ocorre a prática de vários esportes, com treinamento de equipes, aulas de diversas modalidades, e espaço para a prática independente.
O parque é uma ótima opção para praticar esportes, para caminhar, para levar as crianças para brincar, e até mesmo para passar um dia em família, fazendo pic-nic ou outras atividades ao ar livre. O parque é muito frequentado, durante toda a semana, mas especialmente aos finais de semana fica bem cheio.
Para mais informações, acesse aqui.
Leia também: Parques públicos para levar as crianças em Doral, na Flórida
Nesta primeira parte, falei de alguns parques que são ótimas opções de lazer para as crianças e são gratuitos. Há ainda outras opções de parques e atrações para os pequenos que são pagas, ou para entrar, ou para utilizar os brinquedos e atividades dentro dos parques. Apresentarei algumas destas opções na segunda parte, que sera publicada em breve. Até a próxima!
2 Comentários
[…] o papo do último post, sobre o que Bogotá oferece para a meninada, quero comentar um pouco sobre alguns parques, que […]
[…] Leia também: A surpreendente Bogotá e Bogotá para crianças (parte 1) […]