Vem passear comigo nessa história: “A viagem”
Existem duas ilustrações, bem no meio do livro “A viagem”, de Francesca Sanna, que são absolutamente incríveis e profundas.
Eu começo apresentando o livro, literalmente, pelo miolo!
Mães de qualquer parte do mundo vão entender, irão se identificar nos traços, nas cores, nas nuances, na iluminação de cada página, na riqueza de detalhes, na delicadeza do pequeno texto e na intensidade dos sentimentos que afloram a partir dessas ilustrações.
Francesca Sanna, italiana, escreveu e ilustrou “A viagem”. O livro é sobre refugiados, assunto duro e espinhoso. No entanto, Francesca conseguiu, através da envolvente narrativa, contada a partir dos olhos da menina que deixa sua terra natal em direção a um lugar mais seguro para sua família, suavizar, encantar e levantar grandes possibilidades para os leitores.
Contar essa história para seu filho é como saber que se vai a uma festa. Pode começar bem antes, nos preparativos, nos aperitivos!
Meu texto é, na verdade, um convite!
Leia mais: Para gostar de ler: como desenvolver o hábito da leitura
Viagens trazem lembranças. Podem ser divertidas, complicadas, surpreendentes. Então, essa tempestade de lembranças e memórias afetivas ajuda a aquecer para a verdadeira “viagem”, a da jovem autora/ilustradora Francesca.
Compartilhar uma aventura de avião, carro ou de trem. Imaginar um novo destino. E, aí, refletir que nem sempre as viagens são espontâneas, voluntárias, planejadas. Algumas vezes, elas são necessárias, impostas, porque o lugar onde se está não é mais seguro, ou não é mais possível. É quando a viagem se transforma em pura esperança.
Em algumas situações, a viagem é necessária para nos refugiarmos, nos salvarmos de um perigo que se instaurou. Os milhões de refugiados ao redor do mundo buscam a esperança em suas viagens. Com poucas bagagens, despedidas forçadas, separações e inimagináveis perdas, eles vão com uma coragem infinita e surpreendente.
E a jovem Francesca, após pesquisar e ouvir relatos reais de pessoas que foram forçadas a sair de sua terra natal , escreveu tão bem e com tanta verdade essa história – que apresenta uma mãe destemida e determinada a salvar seus dois filhos, e que consegue passar tanta, mas tanta segurança a eles – , que bem lá no miolo do livro nos identificamos e deixamos escorrer uma lágrima bem no canto do olho, porque sabemos exatamente o que aquela cena quer dizer.

Arquivo pessoal
A primeira cena do livro é uma praia. Sim, dá para sentir um frescor no ar e no coração. Com castelos de areia, crianças, mar… É bom demais, assim como a sensação do verão, das gaivotas e de muitos elementos que ela apresenta.
A guerra chega através da mudança de cor e tons das ilustrações, mas o texto suaviza e auxilia o pequeno leitor a visualizar com empatia tudo o que está se transformando, naquele momento, na vida da menina e de sua família. A guerra traz a morte do pai.
Experimentar sentimentos
Livros infantis são espaços criados, ficcionais ou não, onde a criança pode experimentar sentimentos, extravasar, questionar, chorar e sorrir, vivenciar e compartilhar múltiplas sensações. Eles ajudam a criança a compreender a si mesma e o mundo à sua volta. A morte faz parte da vida e, algumas vezes, sem nos darmos conta, queremos poupar nossos filhos e evitar certos temas. Pode ir confiante, de mãos dadas com seu filho, pois histórias são espaços perfeitos para vivenciar os mais incríveis sentimentos e, algumas vezes, purgar alguns, se necessário.
E com a corajosa decisão da mãe – que resolve partir -, nós, leitores, embarcamos no carro vermelho junto com seus três personagens e seguimos com eles, de olhos bem abertos!
Por muitos dias, enfrentando longas distâncias, atravessamos fronteiras, as da história e algumas nossas…
É uma aventura. É uma realidade. E a viagem não termina.
Depois do carro vermelho, ainda tem o barco, o mar, e vem a esperança de se chegar a algum lugar seguro.
O trem é mais um meio de transporte que reúne muitas famílias que compartilham seus sentimentos, dores e, principalmente, sua esperança!
Através do olhar da menina, pela janela do trem, os pássaros mostram que já, já ela encontrará um novo lar.
Nosso coração sorri aliviado – e o dela também!
O premiado escritor infantil, Ilan Brenman, disse, certa vez: “As histórias de qualidade contemplam a complexidade, nossos anseios, desejos, e dialogam com os sonhos e pesadelos, seja dos adultos ou das crianças”.
“A viagem” é uma tremenda história de qualidade! Acomode-se e aproveite!
Então é hora do serviço completo dessa viagem!
Qual livro? “A viagem”, escrito e ilustrado por Francesca Sanna e editado pela Flying Eye Books, em 2016.
No Brasil, saiu pela VR Editora.
Ele já foi traduzido para 14 idiomas e é um livro super premiado.
Para que idade? Embora o tema seja delicado e profundo, é possível mergulhar até onde dá pé! Com os pequenos, o texto é curto e é possível apresentá-lo como uma aventura e explorar muito as ilustrações. Elas irão auxiliar. Dos 6 anos em diante, dá para mergulhar com segurança e continuar conversando depois, para além das suas próprias fronteiras.
Qual é o tema? Refugiados. Mas também é sobre família, pai e mãe, sobre separação, sobre confiança e amor. Tem aventura, tem estrada, mar, tem trilhos e vagões. A pátria, países, fronteiras. Também é sobre casa, o lar, a vida. E é sobre mães! Você vai entender o que eu quero dizer quando chegar ao miolo do livro!
O que o livro tem que é um charme? Texto e ilustrações. A palavra e o traço. Tudo misturado e perfeito.
E tem, ao final, a nota da autora, que conta um pouquinho sobre sua experiência ao escrever “A viagem”. Vale a pena conhecer e se encantar com Francesca. Aliás, vale a pena dar uma olhada no site e no trabalho que ela realiza.
Em que lugares o livro está disponível?
“A viagem” é um livro fácil de ser encontrado. Seguem algumas sugestões – nas versões em Português e em Inglês – .
VR Editora – Brasil (Versão Português)
Estante virtual – Usados (Versão Português e com bons preços)
Flying Eye Books – Reino Unido (Versão Inglês)
Barnes and Noble – Estados Unidos (Versão Inglês)
Penguin Random House – Estados Unidos/Canadá (Versão Inglês)
14 Comentários
Nossa! Achei sensacional a resenha desse livro! Vontade enorme de ler a história! Muito cativante!
Que bom que gostou! São muitas as viagens que essa história proporciona! Impossível não se envolver e emocionar!
Muito interessante quantos temas importantes para crianças desfrutarem destes momentos de sentimentos…espiritualudade…conhecimento
É verdade! Temas variados e muitas possibilidades para os leitores! Fico feliz que tenha gostado!
Obrigada pelo convite! Adorei a sua resenha, vou adquiri-lo para ler com os meus filhos. Boas Festas!
Adorei a resenha! Muitas vezes, como mãe, fiquei em dúvida se o livro era adequado à faixa etária de minha filha ou como explorar a riqueza de uma historia…o comentário nos motiva e dá segurança para explorar as histórias! Grata!
Que bom poder contribuir! Existem histórias infinitas de possibilidades. “A viagem” é uma delas! Aproveite!
Cristiane, sua resenha instiga a vontade de ler o livro, mesmo nos meus 65 anos. Tema complexo, triste, de difícil adaptação para o universo infantil, mas precisa ser mostrado à criança, como você ressaltou na resenha.
Parabéns!
Muito obrigada pelas palavras, Luiz! Você tem razão, o tema é muito difícil. A narrativa da autora é tão bem amarrada e construída, que possibilita tratar o tema sem temores. Um abraço!
Rachel, que alegria ler suas palavras! Tenho certeza que a leitura de “A viagem” será um momento especial! Boas Festas para você também!
Li a resenha… será que ela é melhor do que o livro? 🙀 Dá vontade de ler o livro? Sim… mas… acho que a Cristiane escreve outro livro ao fazer a resenha. 😺 E… acho que talvez eu preferisse ler o livro da Cristiane. 😸 Oh!!!! 😿😽😻
Claudia, fico muito feliz com seu comentário! Quando o artigo vai além e desperta a vontade de mais, é sinal de que o passeio foi uma escolha acertada! Muito obrigada!
Uma resenha tão especial e bem escrita como essa nos dá uma vontade enorme de ler o livro!
O tema é delicado e difícil de ser adaptado para o universo infantil, mas muito necessário na atualidade.
Essa resenha é um delicioso convite à leitura do livro e um passeio pela obra de Francesca. Gracias, Cristiane! Te acompanharemos nessa viagem!
Patricia, que alegria saber que gostou! Francesca é uma autora sensível e profunda. Tenho certeza de que você se encantará com o livro! Boa viagem e todo carinho!