Estes dias postei no meu Instagram a frase “Tire um tempo para respirar” e perguntei para os meus amigos e seguidores qual era a frase que os inspirava naquele momento. Para a minha surpresa, todas as frases respondidas tinham relação com momentos difíceis e a esperança de que ela iria passar.
Fiquei pensando em quantas pessoas estão enfrentando dificuldades neste momento e resolvi escrever este texto para inspirá-las. Especialmente as mães expatriadas, que podem estar vivendo uma fase difícil que parece que não vai passar, dias em que têm que buscar forças para continuar ou horas em que tudo o que se quer é chorar.
Primeiro: você não está sozinha
Por mais solitária que a sua dor possa parecer, neste exato momento existem várias pessoas passando por situações parecidas com a sua. Sabe o que isso significa? Que somos seres humanos e, ao longo da vida, todos enfrentamos momentos difíceis, que se bem aproveitadas nos ensinam e auxiliam a amadurecer.
Essa mudança de pensamento ajuda a ver os problemas sob uma nova perspectiva. Assim, ao pensarmos nos desafios como etapas da vida de todos os seres humanos, necessárias para nosso desenvolvimento, fica um pouco mais fácil passar por essas situações.
Segundo: recorra a uma rede de apoio
Agora que você entendeu que não está sozinha, que tal recorrer a uma rede de apoio? Pode ser a sua família, os amigos ou até mesmo um grupo como o Mães Mundo Afora !
Não tenha vergonha de se abrir e ser vulnerável. Ao contrário do que muitas pessoas acham, ser vulnerável não é uma fraqueza, mas uma qualidade. Para ser vulnerável e pedir ajuda é preciso coragem. Já ensinou Brené Brown em seu TED Talk:
O que não precisamos no meio das nossas batalhas é sentir vergonha de sermos humanos.”
A princípio, falar sobre nossos problemas e dificuldades pode ser desconfortável, pois temos que sair da nossa zona de conforto e retirar a nossa máscara de “está tudo bem”. Porém, depois que nos abrimos e falamos sobre nossos sentimentos, ficamos mais leves e muitas vezes até encontramos soluções ou caminhos para lidar com as situações que estamos vivendo em momentos difíceis.
Terceiro: veja o lado positivo
Sei que todo mundo já ouviu essa frase, mas você já a colocou em prática em um momento difícil na sua vida? Está tudo bem se a resposta for não. Temos a tendência de enxergar as coisas boas da vida quando está tudo bem e focar nas coisas ruins quando os problemas aparecem.
Podemos aos poucos mudar essa forma de enxergar a nossa vida. Eu garanto que, por pior que possa parecer o seu momento hoje, ainda existem coisas boas para valorizar. Isso não significa que reconhecer e agradecer pelas coisas boas resolverá seus problemas, mas pode te deixar mais positiva, confiante e forte para continuar.

(Fonte: Unsplash)
Leia também: O que a perfeição quer me ensinar
Então, quando estiver angustiada por seu filho ainda não ter se adaptado ao novo país ou quando não estiver se sentindo segura por todas as mudanças na sua vida, pare, respire e escreva as coisas boas que aconteceram no seu dia. Podem ser as mais simples. Agradeça por elas.
Vou dar um exemplo de agradecimento que fiz no mesmo dia em que li as frases:
- Agradeço pela risada gostosa que minha filha deu quando tentava me dar um beijo com a boca suja de feijão.
- Sou grata por minha mãe ter falado que se orgulha de mim em uma conversa no carro.
- Agradeço por uma amiga ter confiado em mim e contado um problema pessoal pelo qual ela está passando.
Quarto: tire um tempo para você
Estamos tão preocupadas em resolver todos os problemas e cuidar de tudo que nos esquecemos de que também precisamos nos cuidar.
“O autocuidado é uma escolha deliberada de se presentear com pessoas, lugares, coisas, eventos e oportunidades que recarregam a nossa bateria pessoal e promovem a saúde do corpo, da mente e do espírito”. (Laurie Buchanan, PhD)
Separar um tempo para atender as necessidades do seu corpo e da sua mente a ajudará a resolver os problemas e a encontrar forças para seguir em frente e enfrentar os momentos difíceis. Se você não está equilibrada, tudo ao seu redor seguirá a mesma energia. Além disso, quando você está sobrecarregada, perde a clareza e a calma tão importantes nos momentos difíceis.
Você tem permissão para reservar um momento para se cuidar. Você merece e precisa disso.
E agora que já te convenci, separei algumas atividades simples e rápidas para te ajudar a recarregar as energias:
- Relaxe e olhe para o céu. Sinta o sol, o vento e olhe as nuvens.
- Crie uma rotina relaxante para dormir bem. Você pode ler um livro, meditar ou tomar um chá. Assim, a rotina sinaliza para o seu corpo que é hora de descansar.
- Tenha tempo para fazer o que faz a sua alma feliz. Faça uma coisa hoje apenas porque te faz feliz.
- Use uma roupa que te deixa bonita. Não precisa de motivo, você é o motivo!
- Veja um filme ou leia um livro que te faça rir.
- Respire fundo algumas vezes. Inspire pelo nariz e sinta o ar encher os pulmões e o abdômen subir. Expire pela boca, esvaziando os pulmões e a barriga.
- Invista em você. Um curso, uma massagem ou o meu programa de orientação para te ajudar a desenvolver uma relação prazerosa e sustentável com a comida, exercícios e autocuidado.
Leia ainda: O que as chilenas me ensinaram sobre beleza e autoestima
Acredito que cada um deve achar o seu próprio caminho, pois cada indivíduo é único, mas espero que essas dicas ajudem você a se inspirar e a tomar ações. Isso porque apenas reclamar da vida ou fingir que não tem nada acontecendo não resolverá os problemas.
Escreva nos comentários se está passando ou se já passou por um momento difícil e o que a ajudou a lidar com ele. Além disso, compartilhe esse texto com outras mulheres que estão passando por alguma dificuldade. Vamos fazer esta rede de apoio chegar a mais mães e mulheres!
2 Comentários
Otimo teu texto!!
Muito obrigada, Zandra!