Numa sociedade onde somos ensinadas a respeitar as horas do relógio e o ciclo circadiano (que dura 24 horas), a nossa natureza do corpo de mulher é forçada a se ajustar e a maternidade cíclica parece um conceito de outro mundo.
Com trabalhos e compromissos onde todos devem produzir linearmente e de forma estável, um corpo regido por ciclos precisa se adaptar todos os dias.
Repensando hábitos
Quantas e quantas de nós se vê como um problema por não conseguir ser exatamente a mesma pessoa todos os dias do mês, quantos nomes e descrições recebemos para aprender que nossa ciclicidade não é bem vista e que o que é necessário ser sempre uma constante.
Quando nos tornamos mães, todo o aprendizado e condicionamento que iniciou-se na nossa infância e se reforçou com a observação dos comportamentos e escolhas das nossas mulheres, as regras das escolas, religiões, condutas profissionais se tornam mais um condicionamento aprisionador para nossa coleção.
Afinal de contas, todas nós temos dentro um manual de conduta e comportamentos da mãe perfeita antes mesmo de ter filhos, aliás, antes de ter filhos acreditamos que sabemos muito mais.
Mas as crianças chegam com suas vontades próprias e nos desafiam ainda mais a pensar diferente, a ser flexível, a ser mais firme ou nos tornamos uma mãe muito diferente da “mãe perfeita” que um dia imaginamos.
Constantemente assim oscilando entre a culpa e o medo de não estar sendo uma mãe suficientemente boa.
Maternidade e seus ciclos
E, se a gente se permitisse imaginar que a maternidade também pode ser regida por ciclos? O que poderia acontecer se ao invés de sempre tentarmos acomodar os anseios e desejos dos outros a gente se permitisse viver um maternar de forma cíclica?
O primeiro passo é entender e educar-se sobre a realidade que rege nosso corpo, mesmo que a gente não queira ou prefira ignorar.
No momento que começamos a menstruar nosso corpo também começa a ser governado pelo ritmo infradiano, o mesmo ritmo de tempo que está relacionado as fases lunares, as estações do ano e até a hibernação dos ursos.
Como podemos nos cobrar de uma constância de atitudes, performance, humor e até maternar, se nosso cérebro altera-se até 25% durante nossa fase menstrual?
Hoje, chego a acreditar que isso não é somente uma ilusão, mas uma prepotência enorme.
Infelizmente, a maioria das mulheres ainda não sabe dessa informação, sendo assim, além das cobranças externas vivenciadas com todas as escolhas que fazemos no nosso dia-a-dia ainda temos que mascarar qualquer destas mudanças e sensações internas para que a gente corresponda às expectativas das pessoas ao nosso redor e da sociedade em geral.
Leia também: Ciclicidade e Autoconhecimento: uma conexão com o Feminino
Se você ainda está começando essa jornada, sugiro acessar meu mini-curso gratuito “Eu cíclica” e entenda um pouco mais o que acontece dentro de você e quais atividades podem ser interessantes para cada fase do seu ciclo menstrual.
Se você já tem uma ideia das variações e alterações que acontecem no seu corpo pode estender este conhecimento e aplicar na sua forma de maternar também.
Este conhecimento é necessário, e extremamente libertador, nos ensinando que tudo bem passar por cada fase, que a vida não tem uma linha de chegada, mas sim uma caminhada constante e cíclica que está pronta para recomeçar a cada finalização.
Ser mãe cíclica é respeitar a natureza da vida acima de tudo, é criar filhos conscientes e famílias capazes de lidar com as diferenças, observando que elas nos tornam mais únicas, reais, inclusivas e fortes.
Maternar cíclico e atividades
No meu maternar cíclico tento me organizar para que as atividades e compromissos familiares respeitem e incluam o meu ser mulher como um todo, sendo assim, vou dividir com vocês minhas melhores dicas para cada fase (note que inclui a lua correspondente, caso você não menstrue):
Primeira fase
- Fase Menstrual (Primeira fase – Lua Nova) – Momento introspectivo, estamos no nosso momento de recolhimento, esta fase é excelente para se cuidar, sendo assim conte com seu esposo ou familiares próximos para tomar conta das rotinas da casa. Neste momento os dois hemisférios do seu cérebro têm a melhor possibilidade de comunicação, visto que seus hormônios estão mais baixos, use este tempo para analisar se projetos e compromissos familiares devem ir a frente ou o que pode ser reajustado. Você pode também fazer uma análise do budget familiar e entender quais as escolhas que precisam e podem ser feitas para o benefício da sua família.
Atividades com as crianças – pedir que elas cuidem de você, fazendo um chá se forem maiores, ajudando você a colocar meias quentinhas. Passar o dia de pijamas, ou assistir um filme no sofá com pipoca e algo quente para tomar. Estimule que elas brinquem ou leiam perto de você, respeitando seu espaço.
Segunda fase
- Fase Folicular (Segunda fase – Lua Crescente) – Momento de transição do foco interno para externo, você começa a ter mais energia, sua curiosidade vai aumentando e capacidade de experimentar coisas novas.
Atividades com as crianças – visitar um museu ou parque novo, caça a insetos no quintal, brincadeiras que estimulem a curiosidade e capacidade de pensar em soluções diferentes. Um ótimo momento para tentar receitas novas na cozinha incluindo as crianças na decisão.
Terceira fase
- Fase de Ovulação (Terceira fase – Lua Cheia) – Nesta fase você deve estar se sentindo com mais energia e interesse voltado à socialização, conversas, muitas risadas e até a hora de organizar aquele jantar ou festinha infantil.
Atividades com as crianças – Atividades físicas, brincar de pega-pega, esconde-esconde ou até visitar um parque de diversões. Como seu interesse em socializar deve estar em alta, é um ótimo momento para sair com uma das crianças sozinha para um momento especial também.
Quarta fase
- Fase Luteal (Quarta fase – Lua Decrescente) – Neste momento mais longo do seu ciclo menstrual você terá dois momentos diferentes, um logo após a ovulação com energia e hormônios em alta e depois diminuindo, com a aparecimento muitas vezes da TPM, (que eu gosto de chamar de Tempo Para Mim) sendo assim as atividades da primeira semana são mais voltadas para a produtividade, você pode notar que tem um interesse natural e capacidade de focar numa única atividade por horas.
Chegou a hora de trabalhar em blocos de tempo ou usar esta energia para limpar e organizar a casa. Inclua as crianças na preparação para a sua fase menstrual que está por vir, cozinhando mais ou pedindo ajuda para organizar o quarto delas e áreas comuns da casa.
Atividades com as crianças – nestas semanas você sentirá que a energia irá gradualmente diminuir e terá bastante foco, ótimo momento para jogos de tabuleiro e quebra-cabeças. Esta fase é uma fase de colaboração, então capriche nas instruções para que as crianças possam ajudar de fato, preparando alimentos com você, ajudando com as roupas para lavar e muito mais.
Leia mais: A maternidade estimulando o autoconhecimento
A maternidade cíclica é algo que você pode começar de onde estiver e de como estiver, as fases estão aqui para te ajudar, mas nada substitui a auto-observação pois nós somos únicas. Minha recomendação é que você se auto-observe com as anotações num diário por pelo menos 90 dias, para entender como elas se apresentam para você. Entre em contato comigo que te envio uma cópia deste diário com perguntas guiadas.
No meu podcast Única você também poderá ouvir muitas conversas e informações sobre este tópico.
Espero que esta informação seja útil, mudou minha vida, meu relacionamento comigo mesma e com o mundo e espero que como eu muitas mulheres possam desfrutar deste conhecimento.