Voluntariado na África – um dia na casa de dona Laura
Confesso que viver na África tem sido uma grata surpresa, tanto pela receptividade que tivemos, como pela facilidade de adaptação à nova vida. Li um pouco de tudo sobre esse lugar tão distante da nossa realidade, conhecido por sua extrema pobreza, mas também pela grandeza e generosidade das pessoas. E foi assim que conheci a dona Laura.
Muita das vezes que ouvimos falar da África em comerciais de TV ou redes sociais, é algo relacionado a doações, médicos sem fronteiras ou outras ONGs que buscam ajudar através de uma causa nobre. Após alguns meses da nossa mudança e o turbilhão de sentimentos e afazeres que um novo lar exige, comecei a me perguntar em como eu poderia começar a contribuir de alguma forma, já que estava aqui tão próxima dessa realidade.
Foi então que conheci um grupo de pessoas que se unem pela solidariedade. Pessoas que acreditam que toda boa ação é muito bem-vinda num lugar onde se sobrevive com muito pouco e a vida, por si só, é muito difícil. Por isso, todo final de semana essa turma se reúne e visita a casa da dona Laura para levar um lanchinho, bater um papo, levar aconchego e esperança de tempos melhores para algumas crianças que lá vivem.
Leia também Hello África! De mudança para Moçambique
Dona Laura é uma senhora moçambicana que acolhe crianças sem lar e lhes oferece cuidado, um bocado de comida e muito amor. Mesmo com mobilidade reduzida devido a um acidente com uma mina terrestre, resquício de uma longa guerra civil que assolou o país por décadas, e com pouquíssimos recursos provenientes em sua maioria de doações, essa senhora tem se tornado uma referência de acolhimento para as crianças que a cada dia só aumentam ao seu redor. São dezenas, de todas as idades. Desde bebes até adolescentes, que juntos compartilham brincadeiras e se ajudam a superar as dificuldades do dia a dia.
Na primeira vez que fomos até lá, ficamos muito tocados com a carência das crianças, que te recebem de braços abertos e com olhar de esperança. Somos logo tomados pela boa energia destas crianças inocentes que correm de um lado para o outro e nos chamam para conhecer um pouco da sua realidade.
Levei também minha filha para brincar com as crianças e nos ajudar com algumas atividades simples. Tenho a percepção que para uma criança na idade dela ainda é complicado explicar algumas coisas e por isso acreditamos que mostrar através do exemplo seria a melhor forma de despertar nela o sentimento de generosidade e afeto. Uma oportunidade de aprender a ajudar e se importar pelo outro sem receber algo em troca. E olha que, no final do dia, a gente não tinha ideia do quanto aquela experiência iria nos agregar e nos tornar pessoas melhores.

Foto @seebeautifulafrica
Fizemos literalmente uma festa para as crianças. Levamos bolo, suco, leite, doces, pula-pula, decoramos a casa e fizemos diversas atividades. Coisas tão simples para nosso cotidiano, mas tão especiais para aqueles pequenos. E nessa hora todo mundo vira criança. Também procuramos orientar quanto à importância de irem a escola, cuidados básicos de higiene e também para ajudarem a Dona Laura com tarefas simples da casa, como retirar a mesa e lavar seu próprio prato e copo após as refeições. Mais uma vez, todos se guiando por um bom exemplo de que, com um pequeno esforço de cada um, podemos melhorar a convivência de todos.
Estar próxima dessas crianças, ajudar de alguma forma e receber o sorriso verdadeiro de cada uma, encheu o nosso coração e recarregou as energias para continuarmos praticando o bem. Cada ajuda aqui é bem-vinda.
Minha filha brincou, ajudou, lanchou com todos e foi embora feliz. Era mais uma criança brincando em meio a tantas outras. O olhar de uma criança é tão inocente e cego às diferenças que me fez refletir que a maior cegueira está em nós. Crescemos, formamos nossos valores, nos tornamos “cidadãos de bem”, mas algumas vezes deixamos o olhar da pureza esquecido. Para ela, foi mais um dia de brincadeiras e de fazer novos amigos. Para nós, uma grande lição de como podemos ser melhores a cada dia.
A África muda nossa forma de enxergar a vida e, sem perceber, exercita em nós os valores mais simples como a solidariedade e amor ao próximo.
6 Comentários
Sua generosidade e humildade já era grande. Com este depoimento mostra o tanto que vocês estão crescendo como ser humano.
Aproveita bastantes estes momentos vividos. Nossa pequena Samurai tornará uma pessoas linda. Exemplo de vida.
Obrigada Tê! Certamente é um lugar especial que nos ensina e fortalece diariamente!
Amo seus textos, q orgulho de vcs! <3
Obrigada Nu 🙂 !
Muito feliz em ter você por perto tb!
Bia!
Semear amor sempre🙏!
Compartilhando suas experiências, despertando consciências para o verdadeiro sentido da vida da vida!
Gratidão 🙏❤️🙏
Sim Mity! Esse é o principal objetivo!