Vamos ensinar aos nossos filhos hábitos positivos ?
No último ano eu investi bastante em autoconhecimento e mudanças de hábitos. Hoje tento controlar a minha mente para pensar positivo e gostaria que isso tivesse sido me ensinado antes.
Eu acredito muito no poder da mente e que conseguimos ter uma vida melhor quando focamos no lado bom de tudo que nos acontece. Não é uma tarefa fácil. É simples no papel, mas na pratica é algo que exige autocontrole constante. E como somos humanos, vez ou outra descontrolamos.
E porque não ensinar nossos filhos desde cedo hábitos saudáveis e positivos? Hoje eu vou contar para vocês alguns hábitos que eu desenvolvi e que comecei a aplicar na rotina do meu filho.
Parabenizar
Nós, pais, temos o costume de repetir todos os comportamentos negativos das nossas crianças e dar uma longa bronca em cima daquilo.
Levanta a mão quem nunca respondeu a algum pedido com a lembrança de algo negativo que aconteceu? Como, por exemplo: não vou levar você no parque, porque você não se comportou hoje no almoço ou você não vai assistir tv porque você jogou os seus brinquedos no chão.
Não estou querendo dizer que isso é errado, claro que temos que corrigir nossos filhos. O que quero dizer é que temos que lembrar também das coisas boas que eles fizeram, mesmo que já tenha se passado algum tempo. Lembrá-los: hoje eu estou muito feliz porque ontem você guardou os seus brinquedos ou eu gostei muito que você se comportou da ultima vez que fomos ao mercado.
Encorajar
Temos a mania de sem querer e sem maldade taxar nossos filhos quando eles não são bem sucedidos em alguma tarefa. Pode ocorrer em uma conversa qualquer falarmos que nossos filhos são muito tímidos ou que não sabem fazer alguma coisa.
Eu vou dar um exemplo que eu, sem querer, taxei meu filho e depois que ele me escutou falando do assunto, demorou a desenvolver a atividade. Todas as vezes que ele precisava assoar o nariz eu contava para alguém que ele ainda não sabia, mas me escutar falando isso várias vezes o fez desacreditar que conseguiria. Sempre que eu pedia para ele tentar, ele dizia que não sabia.
Leia mais: A disciplina positiva e o autocuidado
Não foi por mal, eu estava muito ansiosa porque precisava que ele assoasse o nariz para que ele não ficasse com o rosto sujo. Mas tal comportamento meu, refletiu em ele não acreditar que era capaz. Esse é somente um pequeno exemplo, imaginem quantas vezes ao contar algo rotineiro fazemos isso e nem nos atentamos.
Hoje sempre que ele me diz que não consegue fazer algo, eu sempre o encorajo falando o quando ele é esperto e que mesmo que ele não consiga da primeira vez, se ele continuar tentando, vai conseguir. E me policio muito para não rotular ele de nada quando estou conversando sobre ele.
O hábito da gratidão
Acho que nessa nova era o hábito da gratidão é algo que todos nós sabemos que pode mudar nossas vidas, que quanto mais gratos somos ao que temos, mas coisas boas chegam até nós.
Eu faço o caderno da gratidão, antes de dormir escrevo porque eu fui grata naquele dia, escrevo coisas simples como um banho quentinho e uma cama limpa e confortável. Não precisamos esperar que algo grandioso aconteça para agradecermos.
Há algum tempo eu ensinei meu filho a fazer o mesmo, antes de dormir, após lermos um livro ele escolhe algo que aconteceu no dia dele para agradecer. No começo ele não sabia muito o que dizer e eu o lembrava de coisas legais que tinham acontecido. Depois de alguns dias ele começou a escolher os eventos sozinhos. É uma gracinha ver como eventos simples e até bobos são tão especiais para ele – um dia ele agradeceu pela cor vermelha. Você algum dia parou para agradecer as cores? Elas são tão importantes!
Eu nunca exigi um número, mas tem dias que ele agradece por dez coisas, sempre depois que ele conta as coisas que ele é grato, ele fala obrigado por cada uma delas. Foi ele também que criou esse estilo de agradecer. Alguns dias eu me esqueço do momento de agradecer e ele me lembra: mamãe, hoje eu quero dizer obrigado por uma coisa…
Estarmos positivas
Meu filho é uma criança que tem energia de sobra. Na África do Sul, ele era um “busy boy” (menino ocupado) e na Itália um “bambino solar” (menino do sol). Ele sempre tem mais energia que todo mundo, não importa quantas pessoas tem para revezar, ele vai cansar todas elas.
Mas durante a semana, de segunda a sexta-feira, sou sempre eu sozinha com ele. De manha ele é sempre uma criança adorável com ótimo humor. Entretanto, ele volta cansado da escola e luta contra o cansaço até o último minuto.
Acontece que a mistura de agitação com cansaço, às vezes, faz ele chegar em casa um garotinho impossível. Acho que a maioria das crianças não dão o braço a torcer que precisam descansar.
Leia também: Como ajudar os nossos filhos a se tornarem adultos criativos
Depois de muitos episódios de dias de caos, eu meio que esperava pelo caos. Hoje mentalizo que ele vai chegar da escola muito bonzinho e educado e que será uma tarde tranquila. Eu me preparo para o melhor e se não acontecer, tudo bem. Mas mudei minha mentalidade de esperar o pior sempre.
As situações acontecem de acordo com o que nós estamos vibrando. Entender isso e mudar a nossa mentalidade e até a nossa vibração, não é uma tarefa fácil, exige policiamento da nossa mente constante e, mesmo assim, às vezes o cansaço nos sabota.
Mas é o que eu me propus a fazer na minha rotina e te convido a fazer o mesmo. Cultivar hábitos positivos e deixar esse ensinamento de herança aos nossos filhos.
Me conte aqui em baixo nos comentários caso você tenha mais dicas de hábitos de pensamentos positivos para acrescentar no nosso maternar ou para ensinar as nossas crianças.
4 Comentários
Tatiana, eu tinha quase síndrome do pânico ao ouvir a chave da porta às 17h. Porque minhas filhas entravam como furacões em casa, onde eu estou trabalhando com outras crianças. Comecei a me dar conta que minha ansiedade pelo retorno delas do colégio resultava em chegadas a cada vez mais barulhentas, seguidas de brigas entre elas.
Comecei a mentalizar chegadas calmas, e comecei a pensar : e daí? Se chegarem brigando? Se fizerem barulho? Alguém morre por causa disso? Se eu ignorar talvez acabe logo. E melhorou muito.
Muitas coisas podem ser evitadas se pararmos de esperá-las, de antecipá-las negativamente.
Como é bom saber que não estamos sozinhas e que outras mães passam pelas mesmas situações, e mais interessante ainda é saber que o pensamento positivo também funciona ai para você, o que me prova que realmente dá certo! Um beijo
Adorei as dicas! Essa de não falar que eles não podem/não conseguem algo, mesmo sem caráter negativo, me fez pensar muito! Ultimamente percebi que às vezes converso com meu marido sobre algo que ela fez ou deixou de fazer e percebi que depois de um tempo ela fala do assunto, mesmo sem eu ter falado diretamente com ela. Eles escutam e processam, é importante ter cuidado! Obrigada pelas dicas!
Sim Amanda, ainda mais que eles são super inteligentes, temos que tomar muito cuidado com o que falamos perto deles. Um beijo