Você passou por uma crise existencial ao se tornar mãe ou mudar de país? Tem o desejo de se reencontrar e descobrir o seu melhor, de transformar sua realidade, mas não sabe como fazer isso? Muitas vezes se sente perdida, confusa, incompleta, emocionalmente instável ou parcialmente realizada? Se você respondeu SIM a pelo menos uma dessas perguntas, esse texto é pra você. Respira fundo e agradece! Por mais estranho que possa parecer esse caos é o cenário perfeito para você progredir!
Em primeiro lugar, você não está sozinha! Compreendo a sua dor e trago nesta publicação informações que vão lhe ajudar. A maternidade e a imigração são oportunidades de ouro para você se alinhar com a sua essência. Ao (re)descobrir o seu propósito e colocá-lo em prática você terá uma vida mais abundante, saudável e plena.
Ritos de Passagem
Ao longo do nosso desenvolvimento humano passamos por marcos de transformação pessoal que os estudiosos denominam ritos de passagem. Podemos citar como exemplos: o seu próprio nascimento, ingresso nas instituições de ensino, início da puberdade, casamento, separação, formaturas, mortes, novo emprego, maternidade, migração, etc.
Essas transições de uma fase da vida para outra trazem modificações que podem ser vivenciadas de forma leve ou mais pesada. Entretanto existe um aspecto comum a todos: ninguém permanece igual, todos se modificam em algum nível. Visto que é a morte para o renascimento. Exatamente nesse momento que se instala a crise/caos. Então ocorre a ruptura – deixo de ser aquela pessoa que eu conhecia para me tornar uma nova versão de mim mesma.
Efeitos psicológicos da Maternidade e Imigração
Importante destacar que se fizermos essas transições de forma consciente podemos nos empoderar e nos beneficiarmos. Costumo dizer para minhas clientes que essas fases são como portais mágicos. Ficamos temporariamente sem os artifícios que usamos para interagirmos com o mundo externo. Provavelmente é um dos momentos no qual podemos acessar mais livremente à nossa essência, o nosso propósito de vida!
Além disso, é comum nos sentirmos frágeis nessa época porque saímos da nossa zona de conforto. Por pior que elas fossem, mesmo que causassem sofrimento, já estávamos habituadas e a mudança traz incertezas. Caem as máscaras sociais, as crenças que nos limitam, as falsas verdades acopladas à nossa personalidade, os paradigmas que usamos para nos trazerem segurança.
Leia também: Presentes que a maternidade me deu
Também são reveladas novas virtudes e antigos sonhos que estavam escondidos nessas camadas de proteção. Inclusive algumas pessoas se surpreendem ao verem quem realmente são. Isto é, temos a chance de mudar nossa realidade. Agarre essa oportunidade!
Contudo se seguirmos no piloto automático, sem nos questionarmos sobre como estamos e quem queremos nos tornar, acabamos nos prejudicando. Como resultado temos a clássica vivência da autossabotagem ao viver na superficialidade. Em razão disso, no médio prazo se instalarão os entraves manifestados com desordens físicas ou psicológicas que impactam diretamente nosso desenvolvimento e bem-estar.
Então como vivenciar essa transição da melhor e mais elevada maneira? Aproveite para conhecer e colocar em prática seu propósito de vida!
O que é esse tão falado e almejado “propósito”?
Noto que o tema propósito vem sendo abordado com mais frequência por inúmeras pessoas. Contudo nem sempre é transmitido em uma linguagem acessível o que pode gerar uma perspectiva do que ele é inalcançável. Então vou usar expressões mais simples para trazer clareza para o tema e para que assim você ative esse seu poder pessoal.
Propósito pode ser definido como: é o que me move; é a minha missão; é minha marca pessoal; é o que quero acrescentar de positivo para mim e para os outros; é o valor que eu quero entregar para o mundo; é algo ligado a minha verdade; é minha essência.
Após essa explicação, lhe pergunto: Você já conhece o seu propósito?
Se a resposta for negativa, tire um tempo para refletir. Transforme as afirmações acima em perguntas e busque as respostas mais sinceras vindas do seu coração.
Propósito não é profissão!
Atenção: a profissão é o instrumento que você escolherá para expressar o seu propósito no mundo.
Exemplo: Suliane Porto tem o propósito de conscientizar e empoderar as pessoas do incrível potencial que carregam dentro de si. Hoje atuo como psicóloga, terapeuta ThetaHealing e escritora. Além disso, poderia também ser educadora, apresentadora, gerente de Recursos Humanos, etc. Portanto a questão está em buscar qual é o instrumento que é mais aderente para o meu momento de vida e que vai possibilitar a melhor manifestação do meu propósito.
Além disso, outro lembrete fundamental: Tão importante quanto conhecer o seu propósito é colocá-lo em prática.
Se você é uma pessoa talentosa, isso não significa que você ganhou algo.
Significa que você tem algo a oferecer.”
Carl Gustav Jung
Acima de tudo, o propósito é um elemento muito poderoso que está dentro de você, é o seu maior talento. Quando não colocamos nosso propósito em ação, adoecemos. Isto porque estamos negando uma parte de nós mesmos! Prejuízo para si e para os outros que poderiam se beneficiar com seu talento.
Mensagem especial
Se você não o vivencia por medo, eu lhe digo que eu também já tive medo. Somos capazes de mudar esse cenário. Hoje posso confirmar que a liberdade de ser quem eu quiser ser é maravilhosa.
Para finalizar, reforço que o oposto do medo é o amor. Então aproveite essa fase e olhe para si de forma amorosa. Se acolha, se perdoe, se permita, se reinvente. Deixe de lado as opiniões alheias e se alinhe com a sua verdade. Você merece dar esse presente a si mesma!
6 Comentários
Super me identifico, maravilhoso texto
É tão bom quando encontramos um texto que nos represente, não é? Fico muito feliz que tenha gostado e desejo que as reflexões/dicas sejam realmente úteis para você 🙂
[…] Leia também: Propósito: maternidade e imigração como cenário perfeito para sua descoberta […]
[…] Leia também: Propósito: maternidade e imigração como cenário perfeito para sua descoberta […]
[…] Leia também: Propósito: maternidade e imigração como cenário perfeito para sua descoberta […]
[…] Leia ainda Propósito: maternidade e imigração como cenário perfeito para sua descoberta […]