Todas nós sabemos da importância do autocuidado para as nossas vidas, apesar de nem sempre nos permitirmos ter esses momentos tão importantes. Através do meu programa de coaching, reparei que muitas vezes vinculamos o autocuidado basicamente ao bem-estar físico, como por exemplo uma massagem, uma ida ao salão de beleza ou uma academia. Porém, ele vai muito além.
O autocuidado traz segurança, amor, aceitação. Além disso, aumenta a nossa consciência e a compreensão de nós mesmas.
“O autocuidado é uma escolha deliberada de se presentear com pessoas, lugares, coisas, eventos e oportunidades que recarregam nossa bateria pessoal e promovem a saúde do corpo, da mente e do espírito”. (Laurie Buchanan, PhD).
Assim, pensando nesse conceito mais amplo de autocuidado, resolvi escrever algumas sugestões de ações que você pode (e deve) fazer para cuidar do seu corpo, da sua mente e do seu espírito. Se for preciso, encontre uma brecha em seu calendário e agende um compromisso chamado “Meu momento”. E, o mais importante, não vale cancelar o encontro!
Autocuidado para a mente
“Faça algo bom para você hoje. Encontre sua calma, sente-se em silêncio, respire. Coloque seus problemas em espera. Você merece uma pausa.” (Akiroq Brost).
- Fique offline por uma hora. Para isso, desligue seu computador, coloque o celular no modo avião e liberte-se do constante fluxo de informações das mídias sociais e e-mail.
- Tire um tempo para você quando precisar. Podem ser cinco minutos, uma semana ou férias, o que precisar para se energizar e reabastecer.
- Relaxe e olhe para o céu. Sinta o sol, o vento e olhe as nuvens.
- Tenha tempo para fazer o que te faz feliz. Sim, faça uma coisa hoje só porque te faz feliz.
- Separe um tempo para meditar. Pode ser um minuto focado em sua respiração, cinco minutos prestando atenção nos seus pensamentos e sentimentos ou dez minutos prestando atenção no seu corpo. Essas são algumas ideias de meditação. Faça de acordo com o seu tempo, experiência e as necessidades do seu corpo e mente.
- Veja um filme ou leia um livro que te faça rir.
Autocuidado para o corpo
“Assim como no avião, você precisa colocar a máscara de oxigênio antes de ajudar outras pessoas.” (Dean Nancy Smyth).
- Faça uma playlist e dance muito! Extravase sua energia e sentimentos!
- Respire fundo algumas vezes. Inspire pelo nariz e sinta o ar encher os pulmões e o abdôme subir. Depois expire pela boca, esvaziando os pulmões e a barriga.
- Crie uma rotina relaxante para dormir bem. Você pode ler um livro, meditar ou tomar um chá. Dessa forma, a rotina sinaliza para o seu corpo que é hora de descansar.
- Passe algum tempo ao ar livre diariamente.
- Faça pequenas mudanças em sua dieta. Beba mais água, coma mais frutas e/ou certifique-se de ter pelo menos uma porção de vegetais em cada refeição.
- Mexa seu corpo! Faça exercícios de alongamento, ioga, pilates, corrida, dança ou passeie com o seu cão.
- Use uma roupa que te deixa bonita. Não precisa de motivo, você é o motivo!
Autocuidado para a alma⠀
“Invente seu mundo. Cerque-se de pessoas, cores, sons e trabalho que o nutram.” (Susan Ariel Rainbow Kennedy)
- Faça algo legal para outra pessoa. Ofereça ajuda com uma sacola, segure a porta ou compartilhe um sorriso amável com estranhos. ⠀
- Verifique as suas emoções: Como você se sentiu hoje? Ansiosa, irritada, alegre, motivada? Procure entender seus sentimentos, mas tente fazê-lo sem julgamento. ⠀
- Tenha um encontro com você mesma. Por exemplo, passe uma hora sozinha fazendo algo que nutre e te faz feliz. Você pode ler, sair para um café, ir ao cinema, visitar um museu ou mesmo não fazer nada.
- Crie uma lista de gratidão, pois quando você é grata pelo que tem e aprecia a vida como ela é, você terá menos estresse e mais alegria.
- Enfeite a sua casa com flores, use óleos essenciais para elevar sua energia ou crie seu próprio ritual para sentir-se ainda melhor no seu lar.
- Ligue para uma velha(o) amiga(o). Tenho certeza de que você terminará a ligação com um sorriso no rosto.
Reflita: quando foi a última vez que você fez algo para você?
Como mães e, muitas vivendo sem rede de apoio, acabamos nos deixando por último. Assim, temos tempo para todos, menos para nós mesmas.
Sei que não é fácil e que todas nós temos uma lista de motivos para não ter tempo ou disposição. Mas mamães, nós precisamos nos permitir e separar um tempo para praticar o autocuidado. A maioria dos exemplos citados são simples e possíveis! Além disso, você ainda pode pensar em outras ações que gostaria de tomar e que sejam mais adequadas ao seu momento e estilo de vida.
Leia também “A disciplina positiva e o autocuidado”
Por fim, acredito que as mães que se cuidam dão um ótimo exemplo para seus filhos, pois mostram a importância de olhar para si mesmas para entender as suas necessidades e ensinam sobre o amor-próprio, autoestima e autocompaixão.
Mas agora quero saber de você: você tem um momento de autocuidado? O que você faz? Se não tem, quais das ideias acima você vai fazer primeiro?
Compartilhe esse texto com outras mães que precisam de ideias e motivação para se cuidar.
Até o próximo mês!
3 Comentários
[…] Leia também: Mães, vocês sabem como praticar o autocuidado? […]
[…] Leia também: Mães, vocês sabem como praticar o autocuidado ? […]
[…] Leia também: Mães, vocês sabem como praticar o autocuidado? […]