Hoje quero dividir com vocês uma questão que está na minha cabeça há algum tempo: cabelos brancos – o que fazer com eles? Tenho quase 38 anos e desde os 35 pinto ou faço mechas para disfarçá-los.
Quando tudo começou
Estava em um congresso de Nutrição Holística em Nova York e a apresentadora tinha os cabelos naturais acinzentados. Pela primeira vez eu me abri para a beleza do natural. Sim, ela devia ter entre 45-50 anos e cabelos totalmente brancos, mas tinha uma aparência jovem e cheia de vigor. Seu cabelo tinha um corte moderno, com ondas naturais e ela era linda!
Voltei para casa pensando: por que não?
Por que os fios do cabelo ficam brancos?
A fibra capilar perde melanina (pigmento natural acastanhado) conforme vamos envelhecendo. O embranquecimento dos fios é gradual e eles ficam, primeiro, grisalhos. Fatores genéticos, estresse e a utilização frequente de descolorantes podem adiantar o processo do cabelo branco, mas em geral ele começa a surgir entre os 35 e 45 anos.
Minhas reflexões
A ideia de que cabelo branco é sinônimo de velhice e descuido está enraizada em nossa sociedade. Os cabelos brancos fazem parte do ciclo natural da vida, mas muitas mulheres acabam optando pela tintura pela estética (na maioria das vezes) e por querer se encaixar nos padrões de beleza criados pela sociedade.
Notem que essa é uma escolha pessoal: seu corpo, suas regras. Não estou criticando quem pinta o cabelo e nem enaltecendo que não o faz. Eu mesma decidi escrever esse texto pois estou em uma fase de transição e dúvidas. Não pinto meu cabelo há quase três meses, mas ainda não estou totalmente decidida se vou seguir em frente com essa decisão.
Motivos que me fariam deixar o cabelo natural
Meu cabelo já não é mais o mesmo. Apesar dos cuidados, ele está mais ressecado e sem vida. Penso que parar de pintar seria muito bom não só para a saúde capilar, mas também seria menos uma “obrigação” na minha vida. Porque ou é a obrigação de ir ao salão todo mês e gastar um bom dinheiro ou, como muitas mães expatriadas, de você mesma pintar seus cabelos – que era o meu caso.
Leia também Até as carecas se sabem
Também tem a sensação de liberdade, de escolha, de fazer o que tem vontade. Quando você tem vontade de deixar o cabelo natural e não o faz porque o mundo te diz que você não deve senão vai parecer velha. Eu mesma ouvi em uma conversa sobre deixar ou não meus cabelos brancos: – “Mas você é muito nova para isso.” Talvez para a sociedade, mas não para a natureza/genética, que insiste em tornar meu cabelo cada vez mais branco.
Para não me sentir muito diferentona – mesmo com o grito de liberdade ainda estou um pouco presa aos padrões – esse momento parece perfeito para tal decisão, pois os cabelos grisalhos viraram tendência de coloração. Isso talvez porque os salões ficaram fechados com a quarentena, mas até mulheres que não têm cabelos brancos naturais os estão tingindo dessa cor!
Motivos que me fariam continuar pintando o cabelo
O mais importante é você se amar e se aceitar e está tudo bem se preferir se amar com o cabelo pintado. Pode ser que quando eu estiver com meus cabelos brancos mais realçados eu não me reconheça ou não goste. Pode ser que ainda tenha que trabalhar na minha mente que não sou mais tão jovem e aceitar o envelhecimento como parte da vida – um processo que não é tão fácil quanto parece.
O processo
Eu estou deixando o meu cabelo crescer e vou cortar as pontas até que a parte com tinta acabe. No meu caso eu não tenho tanto cabelo branco e pintava o cabelo quase da minha cor natural. Assim, o processo – espero eu – não será tão difícil. Um spray de coloração temporária pode ajudar nessa fase.
Outra opção é deixar de pintar o cabelo todo e começar a usar técnicas de iluminação, como luzes ou balayage. Essa técnica, com a ajuda de um profissional, pode deixar a transição mais gradativa. Para uma transição um pouco mais radical, você pode deixar crescer a raiz natural e raspar a cabeça ou fazer um corte bem curtinho, tipo corte pixie.
Como cuidar dos fios brancos
Cabelos grisalhos podem representar estilo e personalidade, para isso aposte em um corte moderno e cheio de atitude.
Com a falta de pigmentação, os cabelos brancos e grisalhos tendem a ficar amarelados, especialmente devido à poluição e aos raios ultravioleta. Use um shampoo com pigmento violeta (desamarelador), uma ou duas vezes por semana.
Com pouca melanina, o cabelo branco perde a maleabilidade e fica mais ressecado e quebradiço. Para mantê-los saudáveis você pode apostar em hidratações semanais, que podem ser potencializadas com óleos vegetais e essenciais.
Uma dica de tratamento capilar natural: 10 ml de óleo de jojoba ou argan + 1 gota de óleo essencial de alecrim (brilho) + 1 gota de óleo essencial de gerânio (evita pontas duplas). Coloque a mistura na mão e espalhe do meio para as pontas do cabelo. Você pode colocar a noite e tirar no dia seguinte ou deixar pelo menos 10 minutos. Depois, lave o cabelo normalmente. Repita toda semana.
Conclusão
Deixar ou não o cabelo branco é uma escolha pessoal e o importante é você se sentir bem! As mulheres ao redor do mundo estão cada vez mais assumindo a forma natural de seus cabelos, seja com os cachos ou fios brancos. Se optar por continuar a pintar o cabelo, tudo bem! Mas ao ver uma mulher com cabelos grisalhos na rua, não pense que ela não se cuida, ela pode estar feliz e emponderada com a sua decisão.
4 Comentários
Adorei o tema do seu texto. Estou assim como você. Pintando desde os 35 e com o passar do tempo eles vem vindo com força total. Já deixei por um tempo, mas no meu caso não gostei. Me senti muito feia olhando no espelho. Resolvi pintar, mas tem a ver com uma mudança interna também de me sentir bonita e me cuidar.
Obrigada por seu depoimento! O mais importante é estamos bem e felizes com nossa decisão e aparência (com cabelos pintados ou não)!
Estou desde o final da gravidez, no final de janeiro, sem pintar. Em seguida veio neném, quarentena, amamentação e pandemia…Já são 7 meses sem pintar e estou mega grisalha, como nunca pensei ficar. Confesso que estou estranhando muito e não estou curtindo tanto, mas ao mesmo tempo é uma libertação. Ainda na dúvida se manterei assim. Difícil a decisão.
Eu entendo a indecisão! Acho que se tivesse mais cabelos brancos também acharia estranho. Como tenho pouco vai ser mais fácil. É uma adaptação, mas o mais importante é nos sentirmos bem!