2021 é sem dúvida o melhor ano para você movimentar sua energia criativa. Por quê? Simplesmente por ser o ano que está começando agora. E não há melhor momento que o agora.
Essa é a hora de se (re)conectar com a sua força criativa e fazer esse novo ano acontecer por e para você!
Criatividade é a minha medicina. É a força que me movimenta. Meu propósito é auxiliar mulheres a se reconectarem com sua energia criativa e construir os resultados que desejam ver em suas vidas. E hoje vou te ensinar seis passos para movimentar sua energia criativa em 2021!
Será que sou criativa?
Criatividade existe dentro de todas nós. Mas nem todas a usamos da mesma forma; e há quem tenha se desconectado de tal maneira dessa força que não consegue mais ver a diferença entre SER e FAZER. (Veja esse meu outro texto para te ajudar a entender um pouco mais sobre esse paradoxo).
A sua energia criativa pode ser trabalhada, exercitada, movimentada. Ela precisa ser colocada em ação! Só assim você conseguirá dar espaço para que simples ideias se tornem conquistas reais. Vamos lá?
Ativando sua energia criativa
Primeiro, gostaria de te orientar em relação à sequência dos passos que descreverei a seguir. Vou considerar que você está no Passo 1, ou seja, de quem nem sabe como sua energia criativa se manifesta. Mas se perceber já estar em um passo mais avançado, comece a partir do que fizer mais sentido para você. Combinado? Ótimo!
1: Se reconecte com o que te dá prazer. Pense nas atividades que te fazem sorrir. Lembre-se da sua infância. Se reconecte com sua versão mais nova. O que você mais gostava de fazer? Quais atividades mais estiveram presentes na sua vida? Se conecte com o sentimento que surgia nesses momentos felizes. O que eles dizem de você? Como você pode reproduzi-los hoje?
2: Se dê mais crédito. Eu não sei como anda sua auto-estima. Mas se ela está perdida em algum lugar junto com a sua criatividade, é bom convocar as duas para um bate-papo já! Sua auto-confiança não depende de permissão alheia, do momento ideal ou de ganhar na loteria. Ela depende de você! Quando nos permitimos, damos permissão para as pessoas à nossa volta também serem o que desejam. Por isso, desde já, comece a dar mais crédito para suas ideias. Mesmo que elas pareçam malucas. E se forem, tudo bem! Um pouco de diversão faz parte do processo. Lembra do Passo 1? (Risos)
3: Comece a anotar suas ideias. Tenha contigo um bloquinho de notas e caneta. Comece a anotar as ideias que tiver ao longo do seu dia. Não importa se é uma nova forma de organizar sua ida ao supermercado ou como pedir um aumento no trabalho. Seja qual for a ideia que surgir, coloque-a no papel. Esse exercício pode parecer irrelevante para você mas já foi comprovado por estudos que se torna 42% mais provável de você atingir seus objetivos apenas por escrevê-los com frequência. E nesse momento precisamos te ajudar a criar consciência sobre seu processo criativo. Portanto, mãos à obra!
Leia também: Ciclicidade e Autoconhecimento: uma conexão com o Feminino
4: Seja ousada. Sim, eu sei. Você mal se convenceu que possui uma energia criativa e cá estou eu já te pedindo para ousar. Acredite em mim. Quando esticamos nossa zona de conforto nos conectamos ainda mais com a nossa força criativa, pois somos ‘forçadas’ a pensar fora da caixa. Responda a essa pergunta: Quais ações você pode iniciar hoje para melhor lhe preparar para esse novo ano? Liste todas que vierem a sua mente e em seguida reflita: Essas ações são ambiciosas e ousadas? Se não, como você pode ousar mais? Deixe a criatividade rolar.
5: Organize sua lista de ideias. Sabe a lista do Passo três? Pois bem, quando você já tiver pelo menos 10 itens escritos, abra uma página em branco e divida em duas colunas. Na esquerda você listará todos as ideias que já podem ser realizadas dia a dia, e na direita aquelas que demandam mais planejamento. Se no final apenas um lado da lista estiver preenchido algo está desalinhado. E vale você ter uma conversa sincera com você mesma. Não complique demais as suas ideias. Estamos nesse momento te ajudando a se reconectar com sua energia criativa, e não escrevendo o plano estratégico do seu Negócio próprio. O que você deseja aqui é ter no mínimo quatro itens em uma das colunas. Mas não se cobre muito. Compaixão e humildade são fortes aliados nessa caminhada.
6: Coloque uma ideia em prática todo dia. Sim, está na hora de tornar esse novo conhecimento um hábito. Já disse Confúcio, filósofo chinês: “o que eu ouço, esqueço; o que eu vejo, eu me lembro; o que eu faço, compreendo.” Hora de colocar a mão na massa! Você vai continuar anotando suas ideias, nutrindo sua fonte criativa, mas agora é hora de tirá-las do papel. Pegue seu bloquinho de notas. Abra na atividade das colunas da direita e da esquerda. Escolha uma ideia para colocar em prática hoje e a mantenha até se tornar um hábito. E assim por diante.
Captou a ideia? Leia e releia esses passos quantas vezes for preciso. Imprima esse texto e coloque-o na sua geladeira, no seu armário, na sua agenda, no seu espaço de trabalho, onde ficar mais visível para você. O importante é ter claro o que você precisa fazer e se relembrar com frequência para não deixar a peteca cair.
Qual dessas é você?
Nesse momento entendo existirem três possíveis reações diante desses seis passos para movimentar sua energia criativa em 2021:
Primeira: “Jesus, Lívia, vamos com calma aí!”
OK! Respira. A proposta é te colocar na sua zona de desconforto. Isso mesmo! Desconforto. Pois é nela que a ação acontece. E o que queremos nesse momento é que você parta para a ação. Por isso respire fundo por um momento e confie em você.
Segunda: “Só UMA ideia? Eu já posso colocar todas em prática!”
Pisa no freio aí amiga. Vamos ser realistas. Toda mudança requer energia e ocupa um espaço mental novo. Para que qualquer nova ação se torne um hábito você precisa seguir um passo de cada vez, até que ela se torne tão comum que sua execução fica automática; como escovar os dentes todos os dias. Nenhuma mudança consistente se sustenta quando nossa realidade é afetada de forma intensa. Isso nos joga na zona do estresse rapidamente, e definitivamente não é desse lugar que queremos operar.
Terceira: “Eu sei que começarei bem, mas logo desanimarei.”
Se esse é seu caso, está na hora da gente sentar e bater um papo sério. Eu SEI que você deseja fazer diferente. Que você sonha com a possibilidade de uma vida com mais sentido, com mais flexibilidade para cuidar da sua família, para encaixar na sua agenda diária as atividades que te nutrem e te energizam. Mas essas possibilidades precisam de você para se tornarem realidade. E está na hora de agir! E estou aqui para te ajudar!
O primeiro passo
Alguns medos e anseios podem surgir nesse momento. Eu já estive no seu lugar, e quando vivencio transições significativas na minha vida, também me pego com esses pensamentos. Porém aprendi a identificá-los e agir sobre eles. E estou aqui te convidando a fazer o mesmo. E se mesmo assim você achar que não consegue sozinha, podemos continuar esse papo só nós duas.
Eu acredito que você consegue dar um primeiro passo. E agora você já sabe 6 passos para movimentar sua energia criativa em 2021! Não deixe essa chance passar. Pegue seu caderno e mãos à obra! Você merece a vida que pode criativamente construir!
2 Comentários
Adorei o texto Lívia, pois ele tem tudo haver com o meu momento atual🤭. Obrigada por compartilhar🙏🏾
Um abraço virtual🙅🏾♀️
Olá Luciana, que bom que o texto te ajudou. Eu acredito fortemente que o Universo nos traz aquilo que precisamos, no momento que precisamos, contanto que estejamos sintonizados com isso. Se esse texto chegou até você agora, quer dizer que você está atraindo o que precisa. E conte comigo para te ajudar no que eu puder para movimentar sua energia criativa! Beijos e um maravilhoso 2021 para você!