Vacinação é um tema que vem sendo muito discutido durante os últimos anos. Esse texto abordará a vacinação na Polônia. Ao nos mudarmos para cá, minha filha, com três anos, já havia recebido a maior parte das vacinas pertencentes ao calendário brasileiro de imunização infantil. Porém, com o nascimento da minha segunda filha, minha preocupação e pesquisa sobre o assunto aumentaram.
Importância da vacinação
A vacinação é a administração de substâncias que protegem o corpo de doenças ou ajudam no tratamento de infecções já instaladas. O mundo já vivenciou diversas epidemias que mataram milhões de pessoas. No decorrer do último século, as vacinas foram decisivas no controle e erradicação de diversas doenças infecciosas. Ainda assim, a Organização Mundial de Saúde, em 2015, alertou que uma em cada cinco crianças não recebem as vacinas básicas. Acessando o site da Organização Panamericana da Saúde, você pode conferir uma lista com Mitos e fatos sobre vacinação.
Tipos de vacinas
Cada país tem seu calendário de vacinação, com as recomendações globais e regionais da Organização Mundial de Saúde. Atualmente, existem alguns tipos principais de vacinas:
- Vacinas inativadas: Produzidas pela inativação ou morte do vírus. Podem ser necessárias várias doses para serem eficazes. Exemplos: vacinas que atuam contra sarampo, caxumba, rubéola, pólio-Sabin, febre amarela, varicela e BCG.
- Vacinas vivas atenuadas: Contém um vírus vivo que foi atenuado, assim não provoca a doença. É considerada bastante eficaz, por se aproximar de uma infecção natural. Exemplos: vacinas que atuam contra hepatite A, hepatite B, raiva.
- Vacinas conjugadas: Produzidas para combater diferentes tipos de doenças causadas por bactérias encapsuladas. Exemplos: vacinas que atuam contra epiglotite, meningite, septicemia e pneumonia.
É bom ressaltar que as vacinas salvam vidas. O Ministério da Saúde, respaldado tecnicamente, aponta que a vacinação é segura. Clicando aqui, você encontra informações e orientações sobre a vacinação no Brasil.
Vacinação na Polônia
Na Polônia, as vacinas são obrigatórias. O que garante essa obrigatoriedade é uma lei de 2008 sobre prevenção e combate a infecções e doenças infecciosas. Todas as pessoas que residirem na Polônia são obrigadas, nos termos da lei, a se submeterem a pesquisas sanitárias e epidemiológicas, hospitalizações, doações de material biológico para pesquisa e vacinação de proteção.
Todos os anos é publicado um novo calendário que inclui as vacinas obrigatórias (Szczepienia obowiązkowe) e recomendadas (Szczepienia zalecane). Esse calendário contém informações sobre quais vacinas crianças e adultos devem receber e especifica o tempo e intervalo entre elas. As vacinas obrigatórias são gratuitas. Porém, se a pessoa decidir vacinar com um material diferente do fornecido pelo sistema de saúde, terá que pagar. As vacinas recomendadas são pagas.
A imunização refere-se a um total de 17 doenças, sendo em média 37 doses de vacinas – obrigatórias e recomendadas. São vacinadas crianças e jovens até os 19 anos, pessoas vulneráveis a doenças, estudantes universitários de Medicina, profissionais da saúde e funcionários de serviços veterinários.
Para crianças nascidas na Polônia, na maternidade é emitido um cartão de vacinação, que após a alta é encaminhado até a Przychodnia (Unidade Pública de Saúde). Nesse cartão são registradas todas as vacinas obrigatórias. As vacinas também são registradas na carteirinha da criança, que fica sob responsabilidade dos pais ou responsáveis legais. Assim, caso aconteça alguma coisa com a carteirinha, o registro das vacinas está no cartão de vacinação.
Leia mais sobre o Sistema de Saúde na Polônia aqui .
Antes de cada vacina, o médico examina a criança para avaliar seu estado de saúde. É ele que vai definir quando e qual vacina a criança receberá. Assim que minha filha nasceu, em Cracóvia, ela tomou as vacinas contra Hepatite B (wzw B – 1. dawka) e Tuberculose (gruzlica BCG).
Para crianças que não nasceram aqui, alguns médicos solicitam a tradução da carteira de vacinação. O ideal é marcar consulta com um pediatra e seguir suas orientações. O pediatra da minha filha mais velha não solicitou a tradução, porém na Przychodnia foi feito um cartão de vacinação para que a partir de agora acompanhem o calendário daqui. Com o cartão foi anexado uma cópia da carteirinha de vacinação brasileira.
Nesse link você encontra todas as informações oficiais sobre o Programa de Vacinação da Polônia – Program szczepień ochronnych (PSO). Tentei dividir com vocês nesse texto minhas pesquisas sobre a vacinação na Polônia e minha experiência morando aqui nesses quase três anos. Vale lembrar que outras pessoas podem ter experiências diferentes, bem como os locais podem possuir regras e procedimentos variados. O mais correto a se fazer é consultar agentes de saúde, esclarecer suas dúvidas e seguir as recomendações médicas.