O tratamento dentário na Inglaterra e o maternity certificate.
O Maternity Exemption Certificate do NHS (sistema de saúde nacional inglês) é um cartão que toda gestante tem direito desde a gravidez. Com validade de um ano, o cartão dá direito à gestante de ter tratamento dentário, medicamentos e exames oftalmológicos de graça a partir da confirmação da gravidez.
Para ter direito a esse cartão é preciso marcar consulta com a midwife (obstetriz), pois ela deve confirmar que realmente a mulher está gravida e, em seguida, preencher um formulário que pode ser adquirido na recepção do GP – espécie de clínica de saúde do bairro. A midwife ou o médico assinam e depois é só enviar pelo correio e o cartão chega entre duas a três semanas.
O cartão tem inúmeras vantagens, mas quero abordar uma situação que eu observei, baseado na minha experiência pessoal.
Tratamento dentário
Antes de engravidar, precisei ir ao dentista pois tinha um dente quebrado. O dentista fez o que foi necessário e disse-me se o dente quebrasse novamente eu teria que colocar uma coroa que tem o custo de £244 pelo NHS . Nunca me esqueci da maneira como ele disse, que era um tratamento muito caro e estava na banda C, o teto mais alto dos tratamentos oferecidos pelo NHS, pois particular pode ser ainda mais caro.
Passado alguns meses, o dente quebrou novamente e lá vou eu para o dentista na certeza de que o problema seria resolvido. Mas, para minha desilusão, a conversa foi outra! O dentista fez o reparo no dente e disse que estava tudo bem, eu o questionei acerca da coroa e ele disse que meu caso não era preciso colocar a coroa e que o reparo tinha ficado bom. Entretanto, eu já estava grávida e tinha posse do cartão de certificado de maternidade.
Isso tudo aconteceu no início de 2017. O tempo passou e em dezembro passado tive uma inflamação no dente, a três dias do fim do ano, a minha cara inchada e eu amamentando meu bebê que ainda nem havia completado um mês de vida.
Corro para o dentista e ele mal olhou na minha cara e receitou um antibiótico, que não fez efeito nenhum. Resumindo, eu tomei antibiótico quatro vezes e o dente continuava doendo. Em nenhuma hipótese o dentista me deu a opção de fazer uma drenagem, abrir o dente, remover a infecção. A única alternativa foi: vai ter que arrancar o dente. O quê? Pensei comigo, isso não pode ser um dentista, eu sendo brasileira e sabendo como as coisas são no Brasil e a nossa estética oral! Jamais vou deixar extrair meu dente, sabendo que existem outras possibilidades.
Leia mais sobre O pré-natal na Inglaterra e O papel da obstetriz no pré-natal na Inglaterra.
Portanto, na minha percepção, o que entendi foi: como tenho direito ao tratamento gratuito, aquilo que precisava ser feito agora já não é necessário. A questão é: será que depois que acabar a validade do cartão, o dentista irá me dizer que preciso fazer a tal coroa? Será que as clínicas burlam o sistema em benefício próprio?
Abordando sobre burlar o sistema, uma amiga muito próxima me relatou que um parente dela que reside também aqui na Inglaterra foi fazer tratamento dentário com um dentista brasileiro. Ele cobrou o valor pelo tratamento de um canal. A pessoa, entretanto, foi para o Brasil e fez um check-up dentário e, para sua amarga surpresa, o dentista lhe informou que o dente em questão não tinha canal feito. Ou seja, o rapaz foi passado para trás! Eu me questiono porque há profissionais que agem desta forma? Por que enganam as pessoas, os clientes e aqueles que geram o ganha pão dos profissionais?
De fato, neste mundo há tipos de pessoas para tudo. Eu sempre acredito na honestidade de seja quem for e sempre acabo me surpreendendo em algum momento. Não sou perfeita, ninguém é, mas agir de má fé para ganho próprio é uma coisa que me deixa extremamente chateada.
Realmente não saberei se burlam ou não o sistema aqui. Em novembro, terei novamente consulta para o check-up dos 6 meses e assim poderei constatar se de fato o dentista agiu ou não de má fé. Eu ainda preciso de um bom dentista para solucionar o problema da minha infecção, pois ainda sinto dores na gengiva.
Eu nunca tive nenhum problema com o cartão, sempre precisei de medicamentos e consegui de graça durante a sua vigência. Em relação ao dentista, de fato não posso garantir tais procedimentos, mas que é estranho, isso é!
Atenção! De maneira nenhuma tenho a intenção de denegrir a profissão de dentista, apenas foi uma percepção baseada no que eu vivenciei. Como em todos os campos de atuação, há bons e maus profissionais. Jamais julgarei a índole do dentista ou da clínica. Mas, não me sinto totalmente confortável e confiante com o sistema de saúde oral inglês, embora haja revisões a cada seis meses.
3 Comentários
Juliana,
a fama de atendimento dentário aqui não é boa… acho que é bom ficar sempre esperta! Acabei de me mudar para cá, conhecidos já me falaram de dentistas brasileiros que atendem por aqui, mas depois da história do rapaz do canal fiquei preocupada….
Uma curiosidade: todas as vezes que vc foi ao dentista por conta do dente quebrado, quem atendeu era a mesma pessoa? ou eram dentistas diferentes?
Boa sorte para quem precisar de dentista aqui!!
Olá Juliana!
ontem passei horas lendo várias postagens, adorando e comentando…. mas acho que deu algum problema pq aparece nenhum comentário meu. No momento que eu comentava não aparecia nada aqui, mas eu achava que precisava de uma pré-aprovação…
[…] Uma vez que você foi aceito como paciente, existem alguns detalhes importantes a mencionar. Mesmo que a clínica te atenda pelo sistema público, você terá que pagar uma quantia para certos tratamentos. Sim, você terá que pagar por todo tratamento, com algumas exceções. Crianças até 18 anos têm direto a qualquer tratamento gratuito, incluindo tratamento ortodôntico, mas depende se a necessidade é severa ou apenas estética. Gestantes e mulheres em licença-maternidade até 12 meses também têm direito ao tratamento gratuito (para ler a minha experiência clique aqui). […]