Como já escrevi aqui, sou nutricionista, mãe e fundadora do projeto Nutrindo a Maternidade. No texto deste mês, conto como eu e minha equipe compartilhamos conteúdo útil, científico e real sobre nutrição e saúde materna através da tecnologia. De acordo com uma pesquisa realizada em 2019 pelo canal do Nutrindo a Maternidade no Instagram, soubemos que muitas mulheres ainda se autoidentificam como muito confusas com relação à alimentação e aos hábitos saudáveis no momento da chegada da maternidade.
Elas dizem serem mal informadas com relação aos bons hábitos de estilo de vida e nutrição, tanto na fase pré-natal quanto na fase pós-parto. Da hora da descoberta da gestação até a chegada dos desafiadores saltos de desenvolvimento de bebês e crianças, muitas mulheres revelaram que suas dúvidas não são esclarecidas em consultas, não por conta do mau profissionalismo de quem as atendem, mas sim por conta da periodicidade das consultas ou até mesmo por conta do tempo, com consultas nas quais o tempo é muito curto para que sejam abordados outros temas, como a nutrição.
Além disso, na pesquisa mencionada acima, foi concluído que muitas mulheres sofrem inseguranças diversas como, por exemplo, sobre oferta de alimentos corretos do cotidiano alimentar, tanto no autocuidado quanto no cuidado com o bebê. Outra revelação interessante foram os comentários sobre a falta da abordagem em consultórios sobre assuntos que envolvem a rotina alimentar e o estilo de vida saudável em família.
Ainda, comentaram que em atendimentos que costumam frequentar, os médicos ou nutricionistas verificam o estado de saúde delas e do bebê através dos exames laboratoriais e curvas de crescimento, o que é sem dúvida fundamental, porém que sentem a sensação de um vazio com relação ao detalhamento de temas diversos do universo de saúde materna.
Leia mais sobre Alimentação e saúde mental: como cuidar de si mesmo
Outro comentário importante que elas citaram foi que sempre pedem ajuda para outras mães na sua rede de apoio para saber como elas fizeram com seus bebês e crianças anteriormente. Outras assumiram que usam o “doutor Google”.
A Internet vem confundindo mamães no mundo moderno, afinal ciência é algo muito individual, territorial e envolve fatores socioeconômicos, culturais, biodinâmicos e territoriais com relação a disponibilidade e possibilidade de compra de determinados alimentos. Apesar do mundo moderno oferecer ferramentas que facilitam a vida de muitas pessoas por meio da tela de um Smartphone, quando falamos em saúde materna, temos que levar em consideração um aprofundamento maior em cada assunto abordado e principalmente que este conteúdo tenha sido feito por uma ou mais pessoas de áreas científicas de saúde.
Na Internet, infelizmente, vemos muitas pessoas famosas promovendo um produto de marca famosa, e no conteúdo da propaganda o leitor identifica os benefícios, porém o detalhamento de prescrição fica sempre camuflado. E é aí que o Nutrindo em Equipe entra em ação fazendo detalhamento de conteúdos pontuais e treinando semanalmente através de textos, áudios e videoconferências o publico interessado em aprender mais sobre saúde materna.
O surgimento do Nutrindo Online
A partir da minha experiência como gestante, mãe de primeira viagem e nutricionista, percebi a necessidade de levar mais informação sobre saúde materna a mulheres. O programa funciona como uma revista eletrônica fácil de manusear e, por enquanto, somos oito profissionais da área da saúde trabalhando temas e conteúdo. Transmitimos todo o nosso conhecimento da prática clínica em hospitais e consultórios que temos e distribuímos em forma de monólogos, diálogos e debates.
O intuito é simplificar a vida de mamães dentro de sua própria casa a cada tema absorvido através do sistema de envio de conteúdo pelo aplicativo gratuito Telegram. De forma integrada, nós profissionais do Nutrindo Online e amantes do mundo materno temos como propósito levar informação verdadeira para o maior número possível de mulheres brasileiras, tanto no Brasil quanto no exterior.
Hoje, a equipe multidisciplinar do projeto conta com uma médica nutróloga, pediatra, doula, fisioterapeuta, nutricionista, dentista, culinarista e aromaterapeuta, e já estou recebendo propostas para receber mais profissionais da área de saúde infantil e saúde de toda a família com assuntos educacionais, como por exemplo a disciplina positiva.
Abordando assuntos femininos e maternos, conectamos gestantes e mamães ao redor do mundo no intuito de promover não somente mais saúde física como também saúde mental, qualidade de vida e bem-estar. Pela página da web Nutrindo a Maternidade é realizada a adesão trimestral por um valor acessível e, automaticamente, a assinante entra nos grupos de treinamento.
Hoje, temos disponíveis no ar o Nutrindo a Gestação, Nutrindo o Bebê e o Nutrindo o Pós-Parto. Em breve lançaremos o Nutrindo a Criança, que inclusive começará com uma videoconferência maravilhosa entre profissionais da nutrição e pedagogia abordando técnicas de promoção de mais qualidade de vida em crianças diagnosticadas com espectro autista por meio da nutrição e bons hábitos. Assuntos obstétricos, pediátricos, naturopáticos, nutricionais e motivacionais incentivam mamães a cuidarem de si mesmas e de seus filhos sempre em sincronicidade e harmonia. O projeto tem a intenção de futuramente focar em mais assuntos da saúde da mulher, como por exemplo nutrição e hábitos saudáveis para mulheres que enfrentam o momento da pré-menopausa e menopausa.
2 Comentários
Este projeto Nutrindo a Maternidade é completo e tem tudo o que uma mãe precisa. Parabéns Lígia e sucesso!👏🏻😘
Excelente projeto! Era tudo o que precisávamos!