Mamães brasileiras mundo a fora começam a ficar super apreensivas com a chegada do inverno em países frios. Claro! Somos criadas para saber tudo e mais alguma coisa de resistência e conforto para o calor. No meu caso, Brasil, Rio de Janeiro, calor de 40 graus praticamente 365 dias do ano. Aliás, no Rio quando estamos com18 graus as pessoas saem de casaco, botas e planejam fondues! Só nos preocupamos com frio de verdade quando viajamos para algum destino de inverno.
Quando migramos e chegamos a um país onde o frio é “verdadeiro” ficamos enlouquecidas sem saber como vestir as nossas crias e protegê-las do frio. Não temos noção de tudo o que se pode fazer nos fins de semana de inverno. Não contem para ninguém mas eu fiquei chocada quando percebi que as crianças vão para escola normalmente mesmo que esteja 0 grau fora de casa! Porque para o carioca é bem normal “matar aula” em dia de muita chuva ou no dia que faz um frio horrível de doer o osso… por exemplo uns 15 graus, rsrs.
É vida que segue!
É, amigas! Migramos para outra realidade e a vida segue o seu curso normalmente, faça chuva ou faça sol por estas bandas. E as crianças? Não se preocupem, elas se adaptam espetacularmente melhor do que a maioria dos adultos. Agora já estou acostumada e não tenho mais “pena” da cria. Ela usa a roupa correta e vai para a escola, catequese, escoteiro, natação, ballet …
A chegada do inverno cá faz com que frequentemos mais a casa dos amigos, os cinemas, teatros, museus, eventos em lugares cobertos. Os passeios ao ar livre são marcados mais cedo, ninguém estica muito a conversa no restaurante na noite gelada. Não é ruim! Eu adorooo! Acho o melhor tempo para passear sem transpirar e esbarrar em milhares de pessoas pela cidade. O importante a saber é que a vida não para com a chegada do frio e é preciso se preparar para curtir o inverno.

Curtindo o inverno português! (Fonte: Arquivo pessoal).
Como se vestir para o inverno?
Moro no sul de Portugal. Isso significa, em termos gerais, que a nossa rotina no inverno é a de um frio moderado – não costumamos ter temperaturas negativas.
Vou tentar passar um “roteiro básico” de como se preparar para o inverno. Em relação às roupas fazemos o famoso sistema de camadas em que adicionamos as mais quentes por baixo das “roupas normais” e depois o casaco mais pesado por cima.
Kit básico (vale para adultos e crianças)
- Blusas e calças térmicas ou segunda pele
- Meias térmicas ou mais grossas que as de verão
- Calçado quente impermeável (serve tênis todo de couro)
- Um casaco quente preferencialmente impermeável por cima da roupa
- Gorro, luva e cachecol
- Jogo de cama térmico
- Almofadas de porta que bloqueiam a passagem de ar (se não tiver borracha)
- Cortinas de inverno (se não tiver vidros duplos)
- Hidratante labial e corporal para a familia inteira
- Mantas e edredons quentes
Mas o que é roupa térmica?
São roupas com tecidos tecnológicos, normalmente bem finos, mas que ajudam a reter o calor do nosso corpo deixando-o aquecido. Existem roupas de esporte que têm o tecido preparado para reter e difundir calor para não superaquecer, como no caso das roupas de ski. Segunda pele não é roupa térmica! São apenas tecidos mais finos para dar maior conforto em dias com temperaturas amenas.
Boa noticia para as mulheres e crianças: existe a calça jeans e as leggings térmicas. O prático dessas calças é nos livrar de colocar meia-calças ou calças térmicas por baixo. Para as crianças é comum. Há moletom e legging com um tipo de flanela ou algodão por dentro que ajuda a reter o calor corporal e aquece.
Por que ter ao menos um casaco impermeável?
Porque esse tipo de casaco protege também do vento e da chuva. Em Portugal só chove muito no mês de abril, mas venta o ano inteiro. Se puder optar por um casaco mais longo com o comprimento no meio da perna, melhor, pois vai ficar ainda mais protegido. Não se preocupe em comprar dezenas de casacos. Não precisa! Compre um bom casaco para mandar a criança para escola e esse será o casaco do inverno. Pode comprar outros? Ótimo! Não pode, tenha dois ou apenas um só. Quem liga para isso!? O importante é ser um casaco de boa qualidade.
O casaco é a última peça a ser vestida e irá morar pendurado na entrada da sua casa o inverno inteiro. Ele não precisa necessariamente combinar com a sua roupa do escritório porque quando entrar no trabalho vai pendurá-lo na porta e aí sim as pessoas vão vislumbrar a sua roupa. Segure sua ânsia brasileira por limpeza, uma vez que esses casacos não são para ser lavados de semana a semana. O bom de ter mais de um casaco é até poder lavar e secar com calma o outro.
Existem cortinas de inverno?
Sim ! São de tecido mais pesado que bloqueia o frio que ultrapassa a janela de vidro e ajuda a manter sua casa quente.
Jogo de cama térmico?
Pois essa é uma boa dica para não passar frio dentro de casa. Sabemos que Portugal não é o país europeu mais preparado para o inverno e algumas casas ainda não possuem vidros duplos ou aquecedores. Esses jogos de lençóis são de um tecido parecido com flanela. Não esfriam e você dorme mais quente e tranquila. As mantas devem ser colocadas por baixo do edredom para ajudar a aquecer. Mas, para as crianças, o que funciona aqui é mesmo um bom pijama quente e meia no pé, porque eles não passam uma noite inteira cobertos.
Leia também: Como é a alfabetização em Portugal?
Onde comprar esses itens?
Calças jeans térmicas e leggings na loja Calzedonia e Aliexpress. Em Lisboa, é comum muitas lojas de chineses que costumam ter essas calças. Aliás, as lojas dos chineses são um capitulo à parte em Portugal. Elas têm tudo o que você pode imaginar à venda. Como não podia deixar de ser, são dos melhores lugares para acharmos segunda pele, meias térmicas, meia-calças térmicas, pijamas quentes com flanela por dentro, roupa de cama térmica e claro, as blusas térmicas. Inclusive, apenas na loja dos chineses é que achamos blusas térmicas com decote V, que são perfeitas para as mulheres usarem com camisas sociais e mais decotadas.
Outro lugar para encontrar muita variedade de roupa térmica é a loja Decathlon. Aí é possível encontrar casaco impermeável, meias, sapatos quentes, roupas desportivas preparadas para o inverno (como camisas de futebol, calças de ginástica, corrida etc.). Tudo com tecido correto para que você tenha mais conforto e não passe frio.
Para terem uma média de valores, as blusas e calças térmicas em 2018 custavam em torno de quatro euros. Esse valor era parecido na Decathlon e nas lojas chinesas.
Dica para as mamães
Tenha uma blusa térmica por dia para a criança ir a escola, já que a calça tem como repetir mais de uma vez. É possível repetir a roupa que vai por cima da térmica, caso não suje (lavar e secar roupa no inverno pode ser complicado). O casaco eles usam o mesmo a semana inteira, às vezes o mês inteiro, sem lavar. O casaco só é usado na verdade no trajeto casa-escola e se fizerem atividades ao ar livre. Fora isso ele fica pendurado. Lembro que aqui não transpiramos tanto, logo não há problema em usar o mesmo casaco o mês todo. Ressalvados os casos em que realmente ocorram sujidades, odores desagradáveis por algum motivo … o que não é o comum.
Os tênis para escola nessa época é melhor que sejam de couro para não passar frio ou aqueles tipo boot da Quechua porque são resistentes, quentes, confortáveis, impermeáveis e razoavelmente baratos. Nas grandes lojas como H&M e Primark nessa época sempre tem promoção de blusas de manga longa, moletons, casacos, pijamas etc. Roupas de cama, mantas e cortinas encontram na Ikea, De Borla, VivaCasa e óbvio no chinês mais próximo da sua residência, rs.
Agora que já tem todas as dicas é aproveitar o inverno porque mês que vem já é Natal e começam a pipocar pelo país os Mercados de Natal !
Acompanhe nossas aventuras em terras lusitanas no @checkin_lisboa
Até o mês que vem!