Vestindo as crianças no inverno da Polônia.
Ao pensar no inverno polonês você deve imaginar o quão gelado pode ser e como você e seus filhos vão se proteger, não é mesmo? Realmente dependendo dos lugares onde você já morou, a primeira impressão do inverno pode ser um pouco assustadora. Mas fique tranquilo, passando alguns dias por aqui, você perceberá que o inverno polonês é muito interessante e pode ser agradável. Cracóvia, o principal destino turístico da Polônia, recebe cerca de dez milhões de turistas por ano e possui um clima considerado moderado, formado pela mistura entre os climas continental e oceânico, ou seja, invernos frios e verões temperados. Caso você também queira saber um pouco mais sobre o verão, acesse aqui.
Inverno em Cracóvia
O inverno em Cracóvia é marcado pelas baixas temperaturas e pela presença da neve. Segundo o site Weatherspark o inverno dura aproximadamente 3 meses e meio, de 21 de novembro a 7 de março, com temperaturas máximas diárias abaixo de 6ºC. O mês considerado mais frio é janeiro, com uma média de -5ºC. Em janeiro de 2017, passamos nosso primeiro inverno por aqui, enfrentando até 18ºC negativos, porém com sensação térmica bem mais acentuada. Calma, não se assuste! Estas informações não são para assustar e sim para alertar sobre a necessidade de se preparar para o inverno diferente do que enfrentamos no Brasil. Preparo, acredito, seja a palavra chave para enfrentar o inverno por aqui.
Sabendo o que nos espera é muito mais fácil estarmos preparados para o que se vai enfrentar. Certamente, assim como eu, você que tem filhos, tem um questionamento ou uma preocupação extra: nossos pequenos reagirão bem às baixas temperaturas? Pensando nisso, hoje compartilho algumas ideias e dicas de como vestir nossas crianças durante esse período.
Ambientes aquecidos
Por aqui os lugares fechados são extremamente preparados para o inverno, portanto não adianta encher as crianças de roupas, pois quando você chegar a esses locais terá que tirar e carregar tudo. Leve sempre uma sacola, mochila, bolsa (o que achar melhor), para colocar essas roupas, caso contrário terá que carregar não só o seu casaco, mas também o das crianças. Acostumem-se, desde o início, a tirarem o agasalho assim que chegarem aos lugares fechados, pois do contrário suarão, a primeira camada ficará úmida e isso não é nada bom quando estiverem novamente expostos ao frio.
Camadas
Basicamente, você precisará de três camadas para vestir bem os pequenos. Na primeira camada base, a mais importante, opte por blusas e calças de manga comprida. As roupas térmicas são ótimas opções, pois em contato direto com o corpo elas garantem o isolamento térmico e ajudam a manter o calor natural que produzimos. Por aqui, gostamos de usar, nesta primeira camada, blusas térmicas com o punho reforçado e meia-calça. A segunda camada serve para isolar o frio e podem ser roupas de moletom, lã ou fleece. A terceira camada é aquela que protegerá do vento, chuva e neve. As melhores opções são as jaquetas próprias para neve.
Essa camada, pode ser considerada como um investimento, pois geralmente esses casacos são os que possuem preço mais alto, porém são essencias. Para as crianças menores, acredito que a melhor opção sejam os macacões especificos para a neve e frio, pois eles protegem o corpo por inteiro e ao chegar aos lugares você só precisará tirar uma peça de roupa da criança. Fique atento para que a última camada seja confortável para os pequenos, se tem capuz e se é a prova d’água e vento!

Foto: arquivo pessoal
Cabeça, pescoço e mãos
Proteger essas partes do corpo das crianças fará toda a diferença. Verifique o material que é feito a touca, o cachecol e as luvas, não invista em nada que tenha furinhos, os forrados com tecido são uma ótima opção. É sempre bom ter ao menos um par de luvas impermeáveis, pois certamente as crianças vão querer brincar na neve! Esses são itens para você ter sobrando no guarda roupa dos pequenos, pois inevitavelmente eles acabam esquecendo ou perdendo por aí.
Pés
Existem inúmeros modelos de sapatos próprios para o inverno. Sempre leve as crianças junto para experimentar. As melhores opções são as botas com solado de borracha antiderrapante e entressola em EVA, pois evitam as quedas e proporcionam isolamento térmico. Outra questão importante é o tecido e o forro dos sapatos. Nada de sapatos em que o tecido não seja impermeável, pois se molhar, os pés dos pequenos ficarão rapidamente gelados. Dê preferência para os forros macios de pelúcia.
Na hora das compras, priorize conforto, qualidade e utilidade das peças, nem sempre as peças mais bonitas são as melhores opções. O que pontuei são sugestões, vale você testar e perceber o que se adequa melhor ao seu filho. Por exemplo, se depender da minha filha, ela está sempre com calor, “Ah! A Maria encalorada!” sendo assim, os macacões impermeáveis funcionam melhor para ela, pois quando chega aos lugares ela mesma já vai tirando o que consegue tirar. Vale lembrar que nem sempre todas essas roupas são necessárias juntas, sempre antes de sair verifique a previsão do tempo, especialmente a sensação térmica do momento. Espero que ajude você a se proteger e a proteger seu filho para enfrentarem o inverno da melhor forma possível.
Dicas de lugares para compras de roupas: Smyk, Pepco, Decatlhon, H&M (Lojas que possuem roupas infantis e também para adultos). Auchan e Lidl (Mercados que sempre tem roupas infantis com preço bom).
1 Comentário
Super dicas, Olívia, adorei o texto! Guardaremos para os próximos invernos! Beijos! :*