Vacinação no Canadá
Primeiramente, um pouco da minha experiência. A minha primogênita nasceu no Brasil e recebeu as primeiras vacinas lá. Trouxemos a caderneta traduzida para comprovar que as vacinas estavam em dia. Os dois mais novos nasceram no Canadá e receberam todas as vacinas aqui.
Logo depois das primeiras vacinas, descobrimos que a caçula tinha alergia a ovo. Em suma, o médico informou que ela não poderia tomar algumas vacinas por conter clara do ovo na composição. Ela deveria, também, ficar em observação por mais tempo e com mais atenção aos sintomas ou reações às demais vacinas.
Como funcionam as vacinas e do elas são feitas
Antes de mais nada, uma rápida explicação:
1 – Do que é feita a vacina?
As vacinas são feitas com uma substância derivada ou quimicamente semelhante a um agente infeccioso que provoca determinada doença.
2- Como a vacina funciona?
A vacina faz com que o sistema imunitário produza anticorpos que nos protegem da doença da vacina.
A vacinação pode causar efeitos colaterais. Infelizmente, nada é 100% seguro. Porém, não existe opção melhor para manter as crianças e adultos seguros.
Os efeitos colaterais ou riscos são baixos. Os mais comuns são febre baixa, desconforto e dor na região da vacinada. No caso da minha filha, que possui alergia, algumas vacinas podem ser fatais e dessa forma ela não pode ser imunizada.
Se você possui receio dos efeitos colaterais, converse com o seu médico. Dessa forma, ele pode realizar testes de alergia aos componentes da vacina, como por exemplo a clara de ovo. Assim, você pode vacinar seu filho com mais segurança e já sabendo dos efeitos mais prováveis.
Semelhanças e diferenças entre Brasil e Canadá
Semelhança:
- Aqui no Canadá como no Brasil as vacinas são gratuitas.
Diferença:
- No Canadá a vacinação não é obrigatória. Porém, algumas escolas e creches podem pedir para você apresentar a caderneta de vacinação;
- Somente duas províncias no Canadá – Ontario e New Brunswick – possuem legislação para exigir que a criança seja vacinada para frequentar a escola pública;
- No Brasil, a vacinação é obrigatória para crianças e adolescentes, segundo o decreto Nº 78.231, de 12 de Agosto de 1976.
Diferenças no calendário de vacinação, base Alberta
Canadá |
Brasil |
Primeira vacina aos 2 meses | Primeira vacina ao nascer |
Não aplica a vacina BCG * | Aplica a vacina BCG * |
Não aplica a vacina de febre amarela | Aplica a vacina de febre amarela |
São 06 grupos de vacinas até a idade de 4 anos | São 09 grupos de vacinas até a idade de 4 anos. |
* BCG – vacina contra a tuberculose
Em outras províncias podem existir diferença no calendário de vacinação
Diferenças:
- O Canadá não acha necessário vacinar antes de 2 meses;
- O Canadá considera febre amarela uma doença de área tropical. Porém, você pode solicitar ou é recomendado a vacinação em caso de viagem a regiões com registros da doença;
- O Canadá acredita que a chance de contaminação por tuberculose nos bebês e crianças pequenas é baixo. Dessa forma, não se vacina. Também, existe uma preocupação com os efeitos colaterais nas pessoas com o baixo sistema imunológico;
- No Canadá, as vacinas são aplicadas simultaneamente, em pequenos grupos, dessa forma reduz as idas ao posto de vacinação. Por outro lado, no Brasil as vacinas são aplicadas mais espaçadas;
- Todas as vacinas em Alberta são injeções
Por que tantas famílias estão optando por não vacinar seus filhos no Canadá
No meu ponto de vista, isso se deve ao baixo índice se incidência dessas doenças em alguns países. Criando assim um sentimento falso de segurança e levando algumas famílias a optarem por não vacinar.
Porém, esse efeito está diretamente ligado à quantidade de vacinas aplicadas no passado. O número de crianças imunizadas gerou essa queda significativa no números de casos dessas doenças. Como, por exemplo, a pólio no Canada que está oficialmente erradicada. Isso significa que há 20 anos não se registra um caso da doença aqui.
Hoje o Canadá enfrenta um problema, as crianças não estão seguindo todo calendário de vacinação, deixando elas com uma falsa ideia de proteção.
O Canadá está com um índice de 90% de imunização e tem com meta aumentar esse numero.
Por que é importante vacinar as crianças?
Quando você opta por não vacinar o seu filho, ele se torna uma ameaça às outras crianças. Como assim? Devido ao fato de os vírus que são prevenidos com a vacinação ainda estarem ativos em vários países no mundo. Vivemos em uma mundo globalizado, onde as coisas e doenças se propagam mais rapidamente, dessa forma se cria uma vulnerabilidade.
Quando você tem um número grande de crianças imune em um local forma-se uma barreira (invisível) que evita a proliferação do vírus. Com a queda no número de crianças imunizadas abre-se uma brecha e a doença se espalha.
Por exemplo, no mês de maio de 2018 tivemos um surto de sarampo em Toronto. Em síntese, 4 pessoas foram diagnosticadas sendo que 3 não haviam sido vacinadas e 2 eram crianças abaixo de 2 anos de idade. Até setembro de 2018 foram 16 casos no Canadá de sarampo.
Em 2014, uma região com pessoas não vacinada teve um surto e mais de 400 pessoas ficaram doentes. Os mais afetados foram as crianças pequenas, e depois as crianças e adultos com imunodeficiência.
Algumas vacinas só são administradas nas crianças após 12 meses e são vacinas contra doenças bem comuns como catapora, sarampo, rubeola e varicela. Porém, são doenças essas que podem matar.
Uma em cada dez crianças no mundo não recebeu qualquer vacina em 2016 e arrisca-se a contrair doenças como a difteria, tétano ou tosse convulsa, segundo estimativas hoje divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Não queira fazer parte dessa estatística.
Leia mais sobre Vacinação na Itália
Enfim, as vacinas aplicadas no Canadá, para concluir, são praticamente as mesmas que as aplicadas no Brasil, porém com algumas pequenas diferenças.
3 Comentários
[…] mais sobre Vacinação no Canadá , em Portugal , na Itália , na França , na Espanha e em Moçambique […]
[…] Leia também: Vacinação no Canadá […]
[…] Leia também: Vacinação no Chile. Vacinação no Canadá. […]