Saúde mental do imigrante e o Transtorno Afetivo Sazonal
Mudar-se para um país diferente com idioma e cultura diferentes gera muito estresse e ansiedade que afetam a saúde mental do Imigrante. A adaptação leva tempo e você está destinado a sentir saudades de casa ou tristeza do inverno (Transtorno Afetivo Sazonal) em algum momento, especialmente se o seu país de origem não tiver invernos longos com neve.
Leva tempo para conhecer o país, as pessoas, o estilo de vida e o que o país oferece de suporte. Por sermos imigrantes já estamos fadados a maior vulnerabilidade e maior risco de desenvolver doenças mentais, os transtornos mais comuns ao imigrante são: a ansiedade (principalmente nas mulheres), saudade de casa, o transtorno afetivo sazonal (tristeza do inverno) e a depressão.
Para amenizar o risco é importante buscar informações, faça buscas na web, converse com pessoas que tenham mais experiência e busque apoio na sua comunidade, alguns lugares oferecem workshop para novos imigrantes. Em segundo lugar, saiba que é natural para todo ser humano passar pela tristeza do inverno ou sentir saudades de casa.
Tristeza do inverno e o Transtorno Afetivo Sazonal
A tristeza do inverno é basicamente o nosso corpo tentando nos preparar para uma mudança de estação. Mas se você não fizer nada para ajudar a si mesmo essa tristeza pode piorar e evoluir para o Transtorno Afetivo Sazonal (TAS). O transtorno (TAS) é uma forma séria de depressão; pessoas que sofrem de depressão também são mais propensas a desenvolver essa condição. Ao notar estes sintomas deve-se procurar ajuda de um profissional de saúde mental.
• Diminuição do interesse em atividades sociais ou de trabalho
• Sentimentos de tristeza ou desespero
• Falta de motivação
• Dormir muito
• Comer demais
• Sentir-se sem esperança quanto ao futuro
• Incapacidade de concentração
Leia também: Depressão de inverno (winter blues): tema desconhecido ou ignorado?
Já os sintomas da tristeza do inverno são menores e incluem: mudança no apetite, lentidão e menos energia.
Para aliviar esses sintomas, você pode tentar:
– Aumentar sua exposição ao sol
– Pergunte ao seu médico de família sobre a ingestão de suplementos de vitamina D
– Exercício: encontre atividades de inverno para fazer.
– Coma bem
– Mime-se com a música que você adora, pendure quadros que te façam sentir-se bem ou compre flores ou plantas para tornar a sua casa um local confortável.
– Use óleos essenciais
– Comece um diário de gratidão, por exemplo: escreva 3 coisas positivas todos os dias.
– Defina projetos a serem concluídos
– Use lâmpadas SAD ou faça terapia de luz
Saudades de casa, dos familiares, amigos e do seu país
Agora falando sobre a saudade de casa é um sofrimento causado por estar longe de casa e pode parecer diferente para muitas pessoas. Alguns dos sintomas mais comuns são:
– Sentindo-se triste ou para baixo
– Luto pela perda de ambientes familiares
– Ansiedade com o novo
– Afastar-se ou evitar pessoas
– Querer ficar no seu quarto ou ter medo de sair dele
– Sentir nostalgia por coisas que te lembram de casa
– Irritar-se facilmente com coisas novas ou coisas que são feitas de maneira diferente de como você está acostumado.
Sentir saudades de casa é uma parte natural do processo de adaptação, todos nós nos sentimos desconfortáveis com novos ambientes e desejamos estar de volta com pessoas e lugares familiares, mas isso vai desaparecer assim que você se sentir confortável com seu novo ambiente.
Dicas para favorecer a adaptação ao novo país
Para garantir sua adaptação, você pode tentar:
1. Traga alguns confortos de casa para o seu novo lugar. Podem ser fotos, decorações ou um cobertor ou travesseiro favorito. Quanto mais familiar for o ambiente, mais confortável você se sentirá.
2. Torne-se auto-ativo, saia, explore, conheça pessoas e lugares e evite ficar em casa o tempo todo.
3. Mantenha contato com amigos e familiares de seu país de origem.
4. Converse com as pessoas sobre as semelhanças e diferenças de cada lugar e cultura. Fale sobre seus sentimentos e o que você sente falta.
E sempre que você notar que seus sintomas são muito fortes e estão interferindo em sua capacidade de estudar, trabalhar ou aproveitar a vida, é hora de obter ajuda profissional.