Sempre que vamos viajar pensamos nas delícias que encontraremos nas padarias, mercados, bares e restaurantes. Agora, imaginem como é morar em um lugar onde fazer compras não é algo assim tão simples. Enfim, mais um dos aprendizados da nossa vida em Cuba: hoje vou falar da experiência única de fazer compras para a casa aqui em Havana
Compras de verduras e legumes
Já começo dizendo que não é nada parecido com o que conhecemos de outros países e, principalmente, de como é feito no Brasil. Os mercados aqui vendem apenas produtos industrializados e os chamados “cárnicos” congelados. Sendo assim, para podermos comprar legumes, verduras e frutas, necessariamente temos que passar em um Agro.
O Agro nada mais é do que a nossa conhecida feira. Existem muitos deles por aqui em Havana. Um dos mais completos é o que fica no bairro de Vedado, onde se encontra (quase) de tudo.
Existem alguns detalhes, porém, que são completamente diferentes de tudo o que já havia conhecido. Vamos começar pelos produtos diferentes. Aqui não existe uma grande variedade de verduras e legumes, mas existem alguns itens muito conhecidos por nós, brasileiros, como o aipim, aqui chamado de yuca. É um dos tubérculos mais preparados na ilha, assim como a malanga. Estes dois, juntamente com a banana, que pode ser usada verde ou madura, são parte de muitos dos tradicionais pratos cubanos.
Leia também: Autonomia para os pequenos e a adaptação escolar em Cuba
O arroz e feijão também não ficam de fora deste cardápio. Aqui chamado de Moros y Cristianos, igual ao nosso famoso arroz e feijão do Brasil, ou preparado como Arroz Congrí, que é o o arroz cozido no junto com o preparo do feijão. Por aqui, sentimos falta de coisas como abobrinha, brócoli, couve-flor e couve manteiga, que são produtos que quase não se encontram por aqui.
Ainda no Agro, podemos comprar as frutas. Todas tem pouco sabor, mas com o tempo nos acostumamos a isso. As frutas mais consumidas são a goiaba, o abacaxi e o mamey. Diferentemente de outros lugares, por aqui é quase impossível conseguir algo que esteja fora da estação. Ou seja, nos viramos com o que aparece (basicamente abacaxi, banana e goiaba). Na época da manga elas aparecem lindas e saborosas! Pena que dura pouco!
Compras de carne
Seguindo com as nossas compras, depois de passar pela experiência dos vegetais e frutas, podemos comprar carne de porco no Agro.

Carnes a venda no Agro em Vedado, Havana.
Nós temos o hábito de comprar carne de porco para a nossa casa, porém já sabemos o melhor dia e horário para fazê-lo, assim sempre temos carne novinha e fresca. Carne de gado e frango, somente congelado e olhe lá!
Os mercados
Bom, depois de passarmos no Agro, começa a maratona de compras nos mercados, aqui chamados de “tiendas”. Já vivo aqui há 1 ano e 2 meses e nunca, nunca mesmo, consegui comprar todas as coisas da lista de compras no mesmo dia. Primeiro porque temos que passar por vários mercados para conseguir os itens e, segundo, porque em vários momentos não encontramos as coisas na ilha. É uma vida constante de busca por mantimentos e fazendo estoque em casa.
No geral, encontramos macarrão, molho de tomate, arroz, óleo, sal, água mineral e sucos. O restante é sempre uma incerteza! Por isso, a nossa regra por aqui é: encontrou, comprou! Claro que essa é uma realidade diferente da maior parte da população cubana, mas é assim que nos organizarmos com as compras por aqui. Portanto, se você vier morar por aqui, não tenha desejos de comer algo, pois é muito difícil que isso possa se realizar.
Ainda falando das compras nos mercados, temos alguns detalhes que acontecem por aqui. Por exemplo, quando algo está em falta, falamos que este item “está perdido”. Então quando o produto chega a algum mercado, normalmente eles limitam a quantidade de compra por pessoa.

Mercado em Havana.
E se você pensou que, depois da experiência do agro e dos mercados a tarefa de comprar produtos de limpeza seria mais fácil, enganou-se! Estes itens são extremamente complicados de encontrar e com preços nada acessíveis. Mesmo assim, rodamos a cidade em busca de tudo e, novamente, a regra do encontrou, comprou é a que prevalece.
Dicas para facilitar suas compras
Uma das coisas que mais nos ajuda por aqui, apesar de a internet ser algo limitado e de difícil acesso, são os grupos de Whats App. Eu participo de alguns por aqui e todos os dias as pessoas compartilham onde encontraram os produtos que estão mais escassos. Muitas vezes usamos estes grupos também para nos ajudar a encontrar medicamentos, já que é um tema delicado por aqui também – mas falaremos disso em outro texto.
Certamente sem essa rede de apoio, seja das amigas brasileiras que vivem aqui ou dos outros estrangeiros na ilha, a tarefa das compras de casa seria ainda mais complicada. Mas, como em todos os lugares, as pessoas acabam se juntando e se apoiando para tentar transformar a vida longe de seus países de origem algo mais fácil e mais tranquilo!
Você tem alguma experiência parecida no lugar onde mora? Compartilhe conosco nos comentários!
1 Comentário
Natália adorei seu texto. Sabe, Eu passei 8 dias em Havanna, aluguei um AP. Giatei muito de Havanna, visitei um supermercado e não tinha literalmente nada. Aqui em Braunschweig não encontro absolutamente nada que gosto de comer e quando aparece algo no mercado tem que corre.
Um abraço virtual de Braunschweig🙅🏾♀️