Hoje eu acordei e resolvi escrever. Mas antes de iniciar o relato queria dizer que esse não será um texto com informações jurídicas, como de costume, me desculpem. Hoje eu quero contar para vocês sobre a decisão da nossa família de voltar para o Brasil, de fazer o caminho de volta.
Cada pessoa tem uma maneira diferente para se sentir bem, canalizar as energias positivas, desabafar. A minha maneira é escrever. Eu me sinto fortalecida, gosto de compartilhar idéias, pensamentos. Mas confesso que dessa vez tem sido mais difícil. Aliás, passou quase um mês até que eu tomasse coragem. Felizmente estou aqui.
Um pouco da nossa história
Eu e o meu marido nos casamos e morávamos em São Paulo. Claro que a vida em cidade grande é uma correria.
Passávamos horas no trânsito, cruzávamos a cidade para trabalhar, estudar e dar conta de tudo no início da nossa vida a dois. Foram três anos de muita loucura e então decidimos tentar mudar o rumo, continuar nossa vida em outro lugar. Combinamos que o primeiro que tivesse uma boa proposta o outro seguiria, e foi assim que aconteceu.
Questões recorrentes
Ele teve uma proposta para trabalhar no sul de Minas Gerais. Inegavelmente, mudou muito nossa rotina. A qualidade de vida aumentou como nunca havíamos imaginado. Mas as mudanças não pararam por aí. Após três anos em Varginha, um filho pequeno e outro a caminho, aceitamos um desafio ainda maior: mudar para a Holanda.
Mais uma vez, a experiência foi incrível! O Velho Continente tem inúmeros encantos, mas certamente a vida de expatriados também é bem dura. O isolamento, a falta de rede de apoio, tudo passa a fazer parte da rotina da família. Nós nos adaptamos, mas não é fácil.
Leia também: Vai mudar de país? Abra-se!
Incorporamos alguns medos ao dia a dia, gravamos superação em nosso caminho, mas alguns temas acabam sendo recorrentes. E se acontecer algo conosco quem vai tomar conta das crianças? Ou, como lidar com a tristeza ao retornar das férias do Brasil? E, talvez a dúvida mais recorrente: será que vamos imigrar para outro país ou retornar ao Brasil?
Seguimos com as dúvidas e mais algumas mudanças aconteceram em seguida.
Uma mudança atrás da outra
Com dois filhos pequenos e a terceira a caminho, mais uma vez topamos nos mudar. Dessa vez para o Panamá.
Por lá, o clima caribenho, as praias paradisíacas… Foi uma grande experiência. Havia muita semelhança com o Brasil, o que nos fez pensar mais uma vez se deveríamos nos radicar ou voltar. Naquele momento, o nosso paradeiro estaria em jogo mais uma vez. Assim, uma proposta para retornarmos à Varginha, que tanto adoramos, parecia ter colocado fim às nossas andanças. Vamos voltar para o Brasil de vez. Mas, não foi bem assim…
O primeiro retorno ao Brasil
Novamente, passamos três anos pelas terras mineiras. Construímos uma casa, criamos muitos laços de amizade, estávamos próximos à família. Todos muito felizes, mas no fundo sabíamos que, por causa do trabalho do meu marido, acabaríamos nos mudando de novo.
Além de todos os pontos positivos de estarmos numa cidade tranquila, vale lembrar que se pararmos para pensar todos os lugares tem coisas boas e outras ruins. Cabe a nós decidir quais pesam mais. No caso de Minas, não havia muita oportunidade para as crianças no futuro e inevitavelmente teriam que se mudar.
Bem, acabou acontecendo. Dessa vez, fomos para os Estados Unidos.
O sonho americano
Talvez essa tenha sido a mudança mais difícil. Isso porque as crianças já estavam maiores, sentem saudade, o carinho da família, o calor tão peculiar dos brasileiros. Ainda em processo de adaptação, voltamos a nos questionar sobre o futuro. Embora o sonho americano possa fazer parte da vida de muita gente, para nós estava faltando muita coisa.
Um dia, numa atividade da empresa em que meu marido trabalha fizeram uma entrevista com alguns líderes perguntando sobre o que eles mais se arrependiam na vida. Lembro bem da resposta de dois deles que diziam lamentar muito não estarem presentes no momento da velhice dos pais. Foi um grande choque para nós. A razão e o coração precisavam entrar num acordo.
Muitas noites mal dormidas
Depois passamos muitas noite em claro, pensando no que fazer. Para nós, colocar na balança os prós e contras foi importante. Claro que morar fora é muito bom e tem inúmeras vantagens. Adoramos viajar, conhecer lugares diferente, culturas, experimentar comidas locais, falar outras línguas e levar um pouco da nossa cultura também.
Quando completamos um ano morando nos Estados Unidos surgiu uma oportunidade para voltar para o Brasil de forma aparentemente definitiva. Sim, porque sabemos que tudo pode mudar, sempre.
Pesando os prós e contras
Dessa vez, a nossa saída era recente, então o Brasil poderia parecer uma decisão precoce.
Apesar das nossas idas e vindas nunca pensamos em imigrar. Em todas as mudanças nós sempre pensávamos como e quando iríamos voltar para o Brasil definitivamente. Como seria o nosso futuro, as crianças crescendo e tomando rumos diferentes e nós, para onde iríamos?
Conforme o tempo vai passando parece que pesa mais ainda. Finalmente, tinha chegado a nossa hora de decidir. Seguiríamos a vida de expatriados ou faríamos o caminho de volta? Morar no exterior ou retornar ao Brasil: eis a questão!
Nossa decisão
Enfim, a nossa decisão foi pelo retorno.
Bem, essa é uma decisão muito particular. Optamos por rompermos o ciclo de mudanças que estávamos vivendo e que já não estava fazendo bem para nós, adultos, e muito menos para as crianças. A necessidade de estarmos próximos à família, criar laços, programar o futuro pesou muito.
Ao mesmo tempo que estávamos felizes em contarmos para a família e para os amigos, e de estarmos comemorando muito o retorno, nos deparamos com a triste surpresa do Covid-19. Quando a decisão parecia ser o maior problema, surge algo nunca imaginado fora da ficção científica. Uma pandemia no nosso caminho, virando o mundo de cabeça para baixo.
Como planejar uma mudança em meio à pandemia
Enquanto em nosso mundinho pensávamos que o retorno seria nossa maior preocupação… doce ilusão. Inesperadamente, nossos paradigmas foram alterados. De fato, queremos muito que dê tudo certo com a mudança, mas não conseguimos parar de pensar que o mais importante é estarmos bem. Existe uma pandemia e uma crise mundial em curso.
Para tentar espairecer tenho ouvido muita música. Algumas músicas não me saem da cabeça. Uma já se tornou quase um mantra: “Nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia. Tudo passa, tudo sempre passará…” (Lulu Santos).
Por fim, espero que em breve eu tenha novidades. A passagem já está marcada e vamos ver se conseguiremos embarcar. Desejo que todos que estejam lendo e com saúde este texto possam estar bem, pois tudo passa, sempre passará.
Até breve!
26 Comentários
Raquel, depois da minha gafe de ontem no zoom, leio enfim teu texto.
Paarabéns pela coragem, por ousar seguir tua intuiçao, por pensar em ti mas também na família e amigos..
Enfim, te desejo muita sorte nessa nova fase.
Zandra imagina!! Segunda vou te postar no meu insta…adorei sua história.
Olá Raquel, acabei de ler seu texto e achei sua história incrível. Parabéns pela decisão👏🏾👏🏾👏🏾
Obrigada Luciana. Feliz por estar aqui de volta. bjs
Raquel adorei seu texto! Eu moro há mais de 10 anos fora do Brasil, e desde janeiro 2020, depois que meu irmão e cunhada vieram me visitar México, que eu estou decidida a voltar pro Brasil, e não o fiz por causa da pandemia. Agora em dezembro fui de férias, e que difícil foi a despedida. Agora, mais que nunca quero voltar, mas estou nessa indecisão se vender tudo ou se compensa levar. Você tem algum texto falando de como foi a mudança, o que levaram, como foi…? Obrigada, Vivi :*
Olá Vivi! Obrigada pelo contato, sempre tão bom conversarmos com pessoas do mundo todo. Além do Mães Mundo Afora que é incrível, tenho uma página http://www.leispelomundo.com e redes sociais. São textos juridicos, mas já escrevi sobre a declaração de saída e retorno IR do Brasil, documentação, etc, etc. Se quiser entrar em contato pelo direct podemos conversar bastante vai ser um prazer. Vou torcer muito para que dê tudo certo com você. Sabe que tem bastante gente me escrevendo e retornando. Nós estamos muito felizes aqui em SP. Claro que em todos os lugares existem coisas boas e ruins, mas falar a mesma língua, ter família e amigos por perto não tem preço. bjs Raquel
Querida Raquel, mudar é ressignificar!! Os filhos com certeza amarão estar próximos da família! Nos encontraremos em breve! Fique bem!
Rachel minha amiga de LA ainda vamos passear muito juntas!
Querida Raquel, desejo tudo de bom pra você e sua família ao retornarem para o Brasil! Devemos sempre pensar e decidir o que será melhor para a nossa família.🙏🏼😘
Obrigada Cláudia pelo carinho sempre! Ainda vamos nos conhecer pessoalmente, te espero por lá. bjs
Olá Claúdia, acabei de ler seu texto e achei sua história incrível. Parabéns pela decisão👏🏾👏🏾👏🏾
[…] Para ler o texto na íntegra, MORAR NO EXTERIOR OU VOLTAR PARA O BRASIL: EIS A QUESTÃO!, clique na página Mães Mundo Afora. […]
Saudades de vcs!!!
Saudade Isabel! Espero que estejam todos bem por aí.
Saudade também Isabel! Como vocês estão? bjs
[…] Leia também Morar no exterior ou voltar para o Brasil: eis a questão! […]
Nossa Raquel, quantas coisas em comum com você. Estava aqui procurando outros textos que fizessem links com esse tema para colocar no meu texto sobre repatriação e me deparo com o seu.
Eu morava em São Paulo, morei nos Estados Unidos e agora voltando ao Brasil, morando em minas.
Me identifiquei muito com o seu texto.
Curiosa para ler o seu também! Adoro Poços ainda vamos nos encontrar aqui pelo Brasil (Mães Mundo Afora de volta kkk) bjs
Oi Raquel, tudo bem? Sou sua chará que mora em Varginha, mãe do Bernardo que é amiguinho do Henrique. Nossa, nem sabia que vocês eram cidadãos internacionais! kkk Parabéns pela coragem de ir e voltar! E de dar esse giro pelo mundo com as crianças, imagino que não seja fácil. Desejo sucesso! Bom retorno!
Oi Raquel quanto tempo! Vocês estão em Varginha? Muito obrigada pelo seu carinho. Espero que vocês, as crianças estejam bem. bjs e até breve
Estamos em Varginha sim. E vocês, estão onde?
Em Sâo Paulo. bjs com carinho
[…] Leia também: Morar no exterior ou voltar para o Brasil: eis a questão! […]
[…] Mas nosso caminho de volta não foi tão fácil assim. Há pouco tempo eu contei sobre as nossas mudanças e como eu e minha família resolvemos voltar para o Brasil. Contudo, não foi uma decisão fácil. Hoje tinha chegado a hora. Se você quiser ler também esse relato clique aqui. […]
Gostei bastante do texto! Obrigada por compartilhar sua experiência! Também voltarei a São Paulo no início do próximo ano. Desejo tudo de bom para você e sua família em seu retorno ao Brasil!
Muito obrigada pela mensagem Natália! Desejo que seu retorno seja tranquilo e cheio de boas surpresas. Estamos em SP e acredita que estamos escutando muita gente voltar. Quando puder conehça também a minha página http://www.leispelomundo.com e nas redes sociais @leispelomundo Feliz Ano Novo para você