Qual o melhor bairro para viver em Barcelona com crianças?
Pergunta difícil e a reposta pode variar de acordo com as necessidades de cada família, mas posso adiantar que há opções para todos os gostos e bolsos, sabe por quê? Porque Barcelona é uma cidade encantadora, com muitas opções de festas e festivais, museus, ótimas praias, muitos parques, muita área verde e, claro, o clima que é maravilhoso, de céu azulzinho na maior parte dos dias, mesmo na temporada de inverno, permitindo uma variedade de opções no quesito diversão, a custo zero, para os pequenos.
Claro que o assunto mudança já me da deixa de cabelos em pé, já que foram algumas em poucos anos vivendo na Europa, mas divido com vocês como foi minha experiência para escolher onde morar em Barcelona, a escolha do bairro, enfim, todos os critérios que nos fizeram decidir pelo lugar onde moramos.
Chegando em Barcelona
Eu e meu marido fizemos todo um estudo e colocamos em prática o planejamento previamente elaborado por nós. Primeiro, alugamos um apartamento pelo AirB&B, por 1 mês, no centro da cidade, para que pudéssemos ter maior facilidade de irmos a qualquer bairro, sem a necessidade de cruzar a cidade. Claro que tentamos sempre não nos deixar deslumbrar pelo “lado turista”.
Depois, pegamos o mapa e literalmente circulamos as regiões de nosso maior interesse. Saímos para longas caminhadas, munidos de todas as refeições do pequeno, sempre atentos aos horários de soneca e leite – quem nos conhece sabe que somos um casal até chato quando o assunto é a rotina do nosso bebê.
Nosso intuito era ver como o nosso dia a dia funcionaria e como seria nossa vida, por isso, pesquisamos tudo que o nos interessava e que faria parte de nosso cotidiano, lugares como: supermercados, farmácias, shoppings, escolas, parquinhos, hospitais e que o local fosse bem próximo à praia.
Nosso foco sempre foi o de trazer mais facilidade para nossa rotina com um bebê, pois meu pequeno, na época, tinha apenas 6 meses.
Como Barcelona se divide
A cidade encontra-se dividida em distritos e em cada um deles há diferentes bairros. O bairro que cito é o que escolhi por ter encontrado tudo que precisava.
Estou localizada no distrito de Sant Martí, o mesmo está dividido em 10 bairros, sendo:
El Besòs i el Maresme, El Camp de l’Arpa del Clot, El Clot, Diagonal Mar I el Front Maritim del Poblenou, El Parc I la Llacuna del Poblenou, El Poblenou, Provençals del Poblenou, Sant Martí de Provençals, La Verneda I la Pau, La Vila Olímpica del Poblenou.
Após termos andado praticamente por quase todo o distrito, hora a pé, ora no tramvia, o lugar escolhido foi o bairro de Poblenou, pelo motivo de ter tudo o que procurávamos, além de ser super charmoso e moderno.
É um bairro plano que facilita a mobilidade com um carrinho de bebê. Eu simplesmente adoro a região, pois me permite fazer tudo a pé. Tenho como opção a praia conhecida como Platja de la Nova Mar Bella, super familiar e tranquila. Trata-se de uma das praias que foram reurbanizadas para os jogos olímpicos de 1992. A infraestrutura é ótima, pois conta com banheiros públicos, chuveiros, aluguel de guarda-sol e cadeiras, estacionamento e policiamento.
Contamos também com um centro comercial chamado Glories, com várias opções de cafés e restaurantes, lojas de algumas marcas bem conhecidas, além do fácil acesso, do Shopping Diagonal Mar, ganhador pelo terceiro ano consecutivo do Certificado de Excelência pelo Tripadvisor.
Facilidades bairro afora
Agora, quando o assunto são pracinhas com parquinhos, posso dizer que para cada quarteirão encontra-se uma praça com brinquedos ideais para crianças de todas as idades. É parada obrigatória dos pequenos ao saírem das escolas. É uma delícia ver a alegria deles se divertindo e brincando juntos, enquanto nós mamães, vovós e vovôs, conversamos e trocamos experiências.
Temos a possibilidade de escolher entre os melhores e mais conhecidos supermercados e extra supermercados, como Mercadona, Condis, Alcampo e Carrefour. Academias de ginastica, Centros cívicos (organizações do governo) que oferecem uma infinidade de oficinas inclusive para as crianças. Deixo como sugestão a unidade onde meu filho faz aula de música, CasalBacdeRoda , e o centro esportivo, que também inclui atividades para as crianças, onde meu pequeno faz natação, o CEM Can Felipa.
O bairro concentra uma boa variedade de restaurantes com uma cozinha diversificada, mas vale o alerta de sempre se atentar aos horários de funcionamento dos mesmos, pois aqui temos e vivemos a famosa “siesta” – pausa pro descanso – e este é um assunto levando bem a sério. Por exemplo: outro dia estávamos passeando e decidimos comer antes de ir pra casa, em torno das 18:00, horário do jantar para a maioria de nós brasileiros, mas não foi possível pois a maior parte dos estabelecimentos fecham às 16:30 e retornam às 20:00.
Cultura, educação e saúde
No quesito cultura, há opções para quem gosta de levar as crianças em Museus desde cedo, e digo que vale a visita mesmo que seja para um café, como já fiz com o grupo de mamães brasileiras que aqui residem. Com fácil acesso de transporte público podemos visitar o Museo de Ciências Naturales de Barcelona e Disseny de Barcelona.
Podemos escolher dentre uma lista de opções quando o assunto são as escolinhas e escolas secundarias, posto médico com uma qualidade incrível no atendimento, uma linda rambla conhecida como “Rambla de Poblenou”, para garantir aquele passeio a qualquer hora do dia, podendo sentar para tomar aquele café e as inúmeras padarias, que considero verdadeiras perdições quando o assunto é pão ou docinhos.
Confesso que fazer todo o planejamento e pesquisa antes de nos mudarmos foi fundamental para o sucesso em nossa escolha!
10 Comentários
Adorei seu texto e concordo com tudo.. E além disso é um bairro super bem comunicado… Com tram, metrô, trem e ônibus… Ou seja todo o transporte público de BCN passa por aqui. Eu moro em Besos.. E adoro..
Poxa que bacana, mora bem pertinho ! vamos combinar um café? tenho um grupo de mamães brasileiras aqui bem legal.
me adiciona no face e conversamos pelo msg “Tatyana leite” , bjinhos
[…] Leia também: Escolhendo um bairro para viver em Barcelona […]
Oi Tatyana!
Estou fazendo pesquisas pois vamos nos mudar para Barcelona em breve.
Devo estar aí em outubro para visitar distritos e cidades + escolas.
Queria ouvir sua opinião sobre:
1. como fez seu planejamento? Como se organizou para conhecer as regiões? Eu estou pesquisando, descobrindo cidades, etc mas sempre acho que falta alguma coisa. hehehehe
2. Como estão os preços de aluguel e alimentação em Poblenou? Temos considerado locais nos arredores (como Esplugues de Llobregat, Sant Cugat del Valles, Premia del Mar, Putxet- el farró) porque o custo de vida às vezes e´mais barato que em Barcelona. Mas o distrito de Sant Martí realmente é encantador. Pode me falar sobre os preços?
Obrigada!
Juliana conforme estavamos falando pelo Messenger, qualquer duvida pode me chamar. Ja escolheu o bairro ? como estão as coisas ? mantenha contato , beijos Taty
Ola, Tatyana!
Adorei seus textos e, como ando pesquisando sobre Barcelona, justamente na area em que reside, queria sugerir um texto sobre as escolas de Barcelona na Ei e as com relacao ao idioma. Pelo que pude notar, praticamente todas as publicas e concertadas ensinam apenas em catalao. Adoraria ouvir alguem que tenha conhecimento pratico. Atualmente resido em Valencia e tenho uma filha de 3 anos.
Ola Joyce, desculpa a demora com a resposta mas estava viajando com a familia de ferias. foi publicado um texto meu recentemente onde falo sobre o assunto das escolas, vc chegou a ver ?
Em relação ao bairro, se estiver pensando em vir para ca, o lugar é maravilhoso, tenho certeza que vai gostar.
Puxa que texto bacana !!! Estou na fase de entrevistas ainda mas ha uma grande chance de irmos pra Barcelona mesmo ! Aqui somos minha esposa, uma bb de 7 meses e eu ! Em seu planejamento qual foi a data ideal que vcs mudaram ? Pra casar com o ano letivo deles. Outra duvida, vc chegou a colocar sua bb em uma escola neste bairro? Pergunto isso pq a empres que fiz uma mtrevista fica por ai. Valeu !!!
Ola Rafael , mesmo nome do meu menino ! ele também tinha 7 meses quando cheguei em Barcelona abril do ano passado. Olha nesta idade não se preocupe muito com a data de inicio das escolas pois o inicio é somente a partir dos 3 anos. tenho uma artigo que fala da diferença das escolas para os pequenos, vc chegou a ver ?
Ate os 3 anos a opção são as particulares, podendo se começar em qualquer mes. Meu bebe estuda numa guardaria aqui em Poblenou, chama se Kidsco, eu adoro, as professoras são amaveis e os horários bem flexíveis. estou aqui para qq informaçāo. Abracos na familia
[…] Leia também: Onde morar em Madri e em Barcelona com crianças. […]