Carreira bem-sucedida x amor da vida = mãe em tempo integral nos EUA
Olá, sou Ligia Bianca, mais uma brasileira por aqui. Atualmente, moro em Silicon Valley, na Califórnia. Sou casada e tenho uma bebê de 1 ano. O texto de hoje conta a minha história de expatriação, que aconteceu em 2018 e significou, consequentemente, o abandono de minha carreira.
Em 2017, aproveitei uma viagem de férias para realizar um projeto que tinha de gravar um vídeo institucional de nutrição com estratégias de alimentação e suplementação para jovens. O lugar escolhido foi Nevada, em um festival de artes e música em pleno deserto, o Burning Man. Jamais imaginei que essa viagem de 13 dias para o festival resultaria na minha mais profunda mudança de vida.
Conheci meu marido andando de bicicleta no meio do deserto no sétimo dia de viagem. Daí por diante, poucos foram os momentos que ficamos longe um do outro. Após esse primeiro encontro, ele me fez o convite para ficar e não voltar mais para o Brasil. “E você ficou, né? Óbvio!” Era isso que ouvia das pessoas quando contava a minha história de amor com um gringo. Mas, apesar de também estar completamente apaixonada, eu disse: “Não, não posso ficar”.
Leia também Sair ou não do Brasil?
Eu me formei em Nutrição e estava com a minha agenda lotada de pacientes e, enfim, realizando o meu maior sonho. Sim, o meu maior sonho sempre foi ser bem-sucedida. Deve ser porque batalhei muito para pagar minha faculdade sem ajuda dos meus pais e também porque sempre trabalhei “pesado” em empregos nos quais não era reconhecida intelectualmente.
A área da saúde sempre foi o meu sonho. Nos últimos 10 anos, tudo o que eu queria era começar a minha carreira como nutricionista funcional e esportiva em consultórios na cidade de São Paulo, onde nasci e cresci. Após oito anos de estudos, incluindo faculdade, cursos, pós-graduações e investimento em marketing, finalmente alcancei o que tanto planejei e corri atrás.
Em 2016 e 2017, tive o prazer de sentir o gostinho do tão sonhado sucesso profissional e financeiro. Sempre com aquela vontade de crescer com meus próprios esforços e méritos, sonhava em viajar o mundo, poder ir comer onde quisesse e guardar dinheiro para comprar uma casa. Ao longo desse ano de realizações, eu vi meus negócios crescerem e consegui juntar dinheiro como há muito tempo planejava.
Com seis meses dessa fase “workaholic”, lá estava eu com consultórios em São Paulo e no Rio de Janeiro. Consultórios? Sim! Dois em cada estado. Lembra do sonho? Pois é, estava finalmente sendo realizado!
Sempre fui feminista e quis saber qual era o gostinho da independência financeira de uma mulher bem-sucedida. Então, pense aqui comigo: como abandonar tudo isso por um novo relacionamento? Em qual situação delicada um relacionamento internacional pode colocar uma mulher madura com um plano de vida já totalmente traçado?
Momento decisivo
Voltando à história do romance, depois do nosso primeiro encontro, decidi voltar para o Brasil e retomar a minha rotina. Se aquilo fosse real, não acabaria ali. Porém, ainda era difícil imaginar que abriria mão do meu sonho por um homem. No dia da nossa despedida, ele me levou ao aeroporto. Rolou aquela cena de filme romântico, porém achei que terminaria ali. Afinal, distância é sempre algo complicado num relacionamento.
Apesar de todos os pensamentos negativos, o gringo me surpreendeu e meu telefone tocou assim que o avião pousou no Brasil. A partir dali, comecei a perceber que era sério mesmo. E desde então, todos os dias, nós nos falamos por vídeos e mensagens. Eu falava de São Paulo, e ele de Hollywood. Ansiosos, os dois aguardavam o mês de novembro, pois eu já previa retornar aos EUA por conta de um equipamento de tecnologia de ponta que queria colocar nos consultórios. Planejei realizar a compra em Los Angeles e o reencontrei.
No mês seguinte, por continuarmos apaixonados, combinamos o Natal e o Ano Novo no Brasil. E foi nesse roteiro mágico entre São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia que aconteceu o menos esperado: ficamos grávidos.
Parecia que eu estava vivendo a mais louca aventura da minha vida, mas na verdade foi a coisa mais séria que já me aconteceu. Eu achava que tinha conhecido somente mais uma pessoa interessante. Mas não, aquele homem que cruzei de bicicleta no deserto era realmente o homem da minha vida! Com oito meses de namoro, ele se tornou meu marido e em 1 ano, o pai da minha filha.
Leia também Tornar-se mãe e mudar de país: sempre em adaptação
E seus planos em meio a tudo isso, Lígia? Pois é, ali eu estava encarando de frente o meu maior dilema. E entre a escolha do sucesso, dinheiro e carreira profissional, eu escolhi viver o amor em família.
Nessa vida, a gente nunca sabe o dia de amanhã. Destino é algo muito forte, bem mais forte que todos os nossos planos bem planejados. A história do nosso romance é realmente linda, mas quem disse que amor em família supera a sensação de abandono dos nossos sonhos?
Amor é a coisa mais importante do mundo e eu concordo, mas nas entrelinhas de um romance intenso, as superações vêm de brinde. E aqui estou eu. Uma brasileira que ainda se sente perdida, sozinha e triste por não estar recolocada no mercado de trabalho e integrada à sociedade norte-americana. Por mais que isso seja temporário e eu saiba disso, viver assim é algo que eu não estava preparada psicologicamente.
A fase de adaptação da mãe expatriada
O isolamento é o meu maior desafio. Por enquanto, não tenho parentes e amigos ao redor. Conheci poucas pessoas e essas pessoas são muito novas em minha vida. Estou bem no comecinho dessa nova fase, pois cheguei grávida nos EUA. Mudança de país somada ao abandono de uma vida estruturada é algo muito delicado, é como voltar a ser criança e estar ainda na fase de exploração, educação e dúvidas, ainda sem raízes fortalecidas.
E por mais que tudo isso seja a mais pura verdade e eu ainda me sinta muito só, sou ao mesmo tempo muito grata por essa experiência maravilhosa. Eu, marido e bebê, mesmo com uma gravidez pega de surpresa e com a estrutura emocional abalada, vivemos em harmonia no lar.
Leia também Imigração: quais são os desafios que irei lidar?
Essa história é a de um relacionamento relâmpago que parecia mais uma loucura, mas aos poucos tudo está se ajeitando e se tornando muito mais real do que eu e muitos imaginavam. Tenho um marido exemplar, inteligente e trabalhador que está sempre ao meu lado e, juntos, enfrentamos todas as dificuldades. Minha experiência como mãe expatriada é intensa, e eu gostaria de relatar meus desafios, realidade de um casamento intercultural, imigração, expatriação, dificuldades e superações no Mães Mundo Afora.
Passei um ano e meio fora da minha zona de conforto e as sensações de carência, abandono e dependência vieram a melhorar há pouco tempo. Aos poucos, fui me envolvendo com outras mães expatriadas que fez com que melhorasse a minha sensação de solidão. Depois que fiz esses contatos, percebi que todas nós que moramos fora do nosso país de origem precisamos de rede de apoio direcionada.
Quem está lendo esse texto e passa por uma fase de sufoco, saiba de uma coisa: tudo nessa vida é passageiro. Tudo vai melhorar! Sinta-se abraçada por mim você que é mãe, expatriada e, principalmente, se você também abriu mão de sonhos conquistados para ser mãe e viver em família. Somos corajosas demais!
Finalizo deixando a minha página no instagram @nutrindoamaternidade, onde falo sobre sempre dos meus desafios dia após dia. Beijos e até a próxima!
7 Comentários
Que alegria poder ler isso, deixar tudo para trás para viver outra realidade não é nada fácil, mas construir uma família e recomeçar vale muito a pena, ainda não sou mãe, mas tenho uma história parecida, largar tudo bem estruturado para viver longe de todos sendo dona de casa, agora que estou tendo mais liberdade, estudando. Obrigada Lígia por ajudar muitas mamães e expatriadas como eu, seu relato nos dá ânimo para seguir realizando nossos sonhos mesmo que seja difícil recomeçar. Deus abençoe você e sua família 💗👏. 🇧🇷🇺🇸
Você é uma expatriada que tenho muito orgulho! Ainda não é mãe, mas tem uma história muito parecida de independência financeira na carreira de modelo com muito sucesso e que deixou tudo para viver seu grande antigo e novo amor! Também tem uma história de vida linda que eu amaria saber de tudo detalhadamente! Te espero no final de semana que vem aqui em casa! Sempre bem vinda! Presente que a vida me deu na Califórnia! Tamo junto! <3
É incrível poder acompanhar tua transformação, evolução e coragem. Viver a entrega completa e mudança em todos as áreas da sua vida. Você é inspiração e fonte de ensinamento para todas as novas e futuras mamães!
Ai amigo lindo! Que honra saber que é isso que enxerga mesmo de longe! Te amo!!!!! Obrigada pelas palavras! Amo você! <3
[…] e sonhado (para saber mais da minha história, leia meu texto de estreia no Mães Mundo Afora aqui) Como sabemos que nessa vida há males que vêm para o bem, eu me surpreendi com a cura do meu […]
@Ligia Bianca Aker que texto bacana! Super me identifiquei 🥰. Parabéns!
[…] também: Da carreira bem-sucedida no Brasil ao papel de mãe em tempo integral nos EUA e Carreira profissional x Ser mãe em tempo […]