No texto de hoje, vou contar como foi a nossa experiência em um curso de inglês com creche em Ottawa.
O foco do texto é para residentes permanentes e pessoas com visto de estudos (study visa, que significa que a pessoa veio fazer faculdade) ou de trabalho (geralmente os cônjuges de quem veio fazer faculdade ganham esse visto). Para quem vem com visto de turista, infelizmente não possuo informações sobre valores e as condições para cursar.
Quando eu cheguei em Ottawa, em fevereiro desse ano, eu sabia que poderia fazer cursos de idiomas gratuitos, mas não sabia o caminho das pedras e nem como isso seria possível, já que eu tenho uma filha de 3 anos (e a escola pública aqui começa aos 4). Sabia que Ontario (a província onde fica Ottawa e cidades como Toronto e Niagara Falls) oferece muitos cursos de idiomas gratuitos para incentivar os residentes permanentes, refugiados e trabalhadores em geral a terem fluência nas línguas oficiais, que são o inglês e o francês. Até que em junho uma colega da comunidade brasileira me encaminhou um folheto com informações de aulas de inglês com duração de um mês com creche disponível.
Leia também Multilinguismo: ampliando a linguagem e os valores culturais
Nem preciso dizer que fiquei super interessada, né? Quatro meses em casa com uma menininha que estava super acostumada a ir pra escolinha todo dia no Brasil, eu doida pra estudar, interagir com outras pessoas, melhorar esse inglês…
No dia marcado no folheto, corri cedinho para a escola no centro da cidade para fazer minha inscrição e da minha filha. Lá descobri que três unidades possuem creche em Ottawa:
- – Continuing Education Centre – 440 Albert Street (optei por esta)
- – Bayshore Public School – 145 Woodridge Crescent
- – Confederation Education Centre – 1645 Woodroffe Avenue
Esse curso é gratuito para residentes permanentes e refugiados, assim como a creche. Para quem tem work visa, o curso custa em média C$150 a semana e a creche tem o custo diário de C$14.
Para me matricular, como residente permanente, tive que pagar uma taxa de C$5 referente à papelada do processo. No dia da matrícula, levei meu language assessment (uma prova que fiz no YMCA para identificar meu nível de inglês), um comprovante de residência de Ontario e um documento de identificação. Caso eu não tivesse o language assessment, poderia fazer na hora com um profissional da escola.
Para matricular minha filha na creche, precisei levar um documento de identidade e a carteira de vacina (eles são super rigorosos quanto à vacinação). Não traduzi, levei em português mesmo a pedido deles.
Sobre o curso, eu só tenho elogios! O material está incluso e a professora era excelente. Polonesa, vivendo no Canadá há 24 anos, lecionando há 20. Aprendi demais com ela! Fiz o curso com propósito acadêmico, voltado para quem quer aprender gramática. As aulas duravam quatro horas por dia, de segunda a sexta. Além de ter feito vários amigos do mundo todo, encontrei uma brasileira que virou uma amizade instantânea! Além da gramática, aprendemos sobre como funciona uma entrevista de emprego no Canadá, tivemos uma palestra sobre oportunidades de trabalho, acompanhamento vocacional, como tirar a carteira de motorista, entre outras coisas.
Estava tão caseira nesse começo, cuidando de tudo e todos que esqueci completamente de mim. Esse curso, vou contar, me deu um gás! Já estou com planos de fazer faculdade no ano que vem e de me matricular na turma de outono do curso de inglês do Continuing Education Centre.
Para a minha filha, também vi muitas vantagens! Ela interagiu com outras crianças, ficou exposta quatro horas por dia ao inglês, saiu do curso sabendo cores, contar até 10, algumas saudações, foi muito bom. O lanche dela era gratuito e saudável, composto por legumes, frutas, água, bolachas de água sal. Todo dia ela me contava o que tinha comido e eram pelo menos três frutas diferentes. A creche tinha muitos brinquedos e livros, era limpa e organizada, com oficinas de pintura e massinha, além de atividades no gramado e na quadra de esportes. Ah, e quem tem filhos na creche ganha uma vaga de estacionamento na porta do curso. Excelente incentivo, né? Doze dólares por dia de estacionamento economizados!
Essa experiência foi muito boa para nossa família, nem consigo descrever o quanto nos fez bem. Foi muito bom ver que eu, como mãe, ainda tenho lugar no espaço acadêmico e me fortaleceu para me aventurar no espaço corporativo, assim que a pequena entrar na escola regular no ano que vem. Foi muito bom nos deslocar todo dia para o centro da cidade, ver o movimento, conhecer gente nova, ver minha filha aprender sobre o Canadá, esse país tão bacana para nós imigrantes! Recomendo muito o curso para todos!