Maternidade no Egito.
Ser mãe é uma tarefa difícil e requer uma série de planejamentos antes do neném nascer. Muitas mães estrangeiras encaram diversos obstáculos no Egito devido as diferenças culturais e sociais. Pensando nisso fiz um check list prático para as futuras mamães brasileiras que vão dar a luz no Egito, especificamente no Cairo e claro indicações baseadas nas minhas experiências:
1. Pré-Natal
O pré-natal é imprescindível para acompanhar a saúde da mãe e do bebê, escolha um médico que você confie e te traga segurança. Converse sempre com seu médico sobre o tipo de parto que você quer e quais hospitais ele recomenda. Se possível procure recomendações do médico que você escolheu e veja como foi o procedimento com outras mães. Os médicos no geral falam inglês então fica fácil se comunicar e esclarecer tudo direitinho.
2. Hospital, Acompanhante e Documentação
Procure um hospital privado, os melhores são os especializados em obstetrícia e os de nível internacional. O que eu escolhi para ter meu filho não era internacional mas era especializado em obstetrícia, tive uma excelente assistência mas o único obstáculo foi o idioma pois as enfermeiras não falavam inglês e isso dificultava bastante.
3. Roupas para o neném
Planeje o enxoval de acordo com a previsão do nascimento do bebê. Verifique em qual estação está previsto o nascimento e após isso comece a comprar o enxoval. Existem diversas lojas de bebês e os preços também variam muito de loja pra loja. Pra mim as lojas com melhor custo x benefício são:
- Our kids – nesta loja vende desde mamadeira até roupas, tem de tudo! Pra mim o que compensou comprar nesta loja foram as roupas internas de algodão, bodies para inverno, chupetas e bicos para mamadeiras;
- Taweed el Nour – existem várias filiais espalhadas pelo Cairo, eles vendem desde móveis até roupas. Nesta loja comprei roupas internas de verão, cobertor de inverno e pijamas.
- Mar Mar – Loja de roupas infantis. Comprei outfits para o verão e inverno.
- Lojas chinesas – Essas lojas que vendem tudo de plástico, encontra fácil fácil lixeira, cesto para roupas e banheira.
90% do meu enxoval foi feito no Brasil e minha mãe trouxe pra mim quando veio me visitar, mas aqui é possível sim fazer tudo, basta se organizar e procurar as lojas certas.
4. Fraldas e Produtos de Higiene
Mamães fiquem sempre de olho nos encartes dos supermercados, vez por outra tem promoção de fraldas. A melhor fralda do mercado na minha opinião é a Pampers Premium (pacote branco). Nunca comprem fraldas em farmácia pois é sempre mais caro. Sobre os demais produtos de higiene você encontra-os em grandes supermercados e farmácias.
5. Pediatra
Antes do meu pequeno nascer começou a minha saga para achar um bom pediatra, passei por 6 médicos e só o último me senti segura. E este último vim achar quando meu filho já estava com 9 meses. Mamães, um bom pediatra é aquele que vai te dar suporte, sempre vai procurar meios saudáveis e naturais, não vai indicar antibiótico pra doença viral, vai te apoiar com a amamentação e acima de tudo vai te ensinar a fazer introdução alimentar da forma correta sem jogar açúcar e industrializados na boca do seu filho.
Leia também 10 diferenças culturais sobre como é ser mãe no Egito
6. Vacinação
Aqui assim como no Brasil existem as vacinas dadas pelo sistema púbico e as vacinas extras que só estão disponíveis no sistema privado. As vacinas do sistema público são totalmente gratuitas e disponíveis nos postos de saúde de cada bairro. Veja abaixo o a tabela de vacinação do Egito:
7. Registro de Nascimento, Passaporte e Autorização de Viagem
Com o documento que o hospital emite, você pode ir no cartório do bairro fazer o registro do bebê, é necessário cópias e originais da ID do pai (se for egípcio) e do passaporte da mãe, certidão de casamento e papel emitido pelo hospital. Você receberá um papel bem largo, essa é a primeira certidão, após 3 meses é possível solicitar a certidão computadorizada (a certidão oficial/final, a que você vai usar pra tudo). Após o registro feito no Egito, é hora de ir na embaixada brasileira para registrar seu filho. Na época foi solicitado: registro egípcio original e traduzido, certidão de casamento brasileira, passaporte da mãe e ID/passaporte do Pai. É importante ligar pra embaixada antes de ir pra saber se os documentos solicitados ainda são os mesmos. Após registrar o bebê na embaixada, você poderá fazer o passaporte dele e a autorização de viagem
(documento assinado pelo pai e pela mãe).
– Para o passaporte brasileiro: certidão de nascimento brasileira, passaporte da mãe, id /passaporte do pai, foto e formulário. Na época paguei 40 dólares americanos.
– Para o passaporte egípcio é necessário: certidão de nascimento do bebê computadorizada, certidão de nascimento do pai, certidão de casamento, id do pai e passaporte da mãe, formulário e foto. Na época paguei 150 libras egípcias (menos de 10 dólares).
IMPORTANTE:
Se o seu filho tiver nascido no Egito e você pretende viajar é necessário ir à Mogama adicionar dois selos no passaporte brasileiro da criança, um selo referente à entrada e o outro informando que a criança nasceu no Egito. É obrigatório solicitar estes selos, pois sem isso vocês podem ser barrados no aeroporto.
Esse foi o meu check list básico para as futuras mamães, se surgir alguma dúvida ou outras questões deixa nos comentários.
2 Comentários
Simplicidade e clareza. Amei! Bravo pela iniciativa de ajudar informando.
Eu que agradeço a sua disponibilidade e interesse em ler e conhecer um pouco sobre a vida aqui no Egito.