Gravidez e Cesárea em Calgary
Esse texto sobre gravidez e cesárea em Calgary, no Canadá, é a continuação do previamente publicado aqui. Ele é baseado em minha experiência de três gestações, uma no Rio de Janeiro e as outras duas em Calgary.
Hospital
Calgary possui cinco hospitais principais e outros cinco centros de saúde. Seu médico agendará o seu parto para o hospital mais próximo de onde você mora. Os hospitais oferecem visitação às gestantes e normalmente esta é agendada para quatro semanas antes do parto.
Durante a visitação, um funcionário do hospital explicará todos os procedimentos que serão realizados em você e no bebê e dadas as orientações do que levar no dia do parto. Você terá oportunidade de perguntar e esclarecer suas dúvidas e receberá orientações referentes a como chegar ao hospital, horário de visitas, estacionamento, em qual prédio deve ir e quais documentos deve apresentar. Nesse momento, serão entregues alguns formulários para preencher e, caso necessário, serão pedidos exames complementares.
Algumas diferenças em relação ao hospital no Rio de Janeiro onde tive meu primeiro filho:
– aqui as visitas são limitadas aos avôs apenas;
– você não é informada do tipo sanguíneo do bebê;
– não é em todos os hospitais de Calgary que o marido pode dormir no hospital com você;
– você fica em média de 12 a 48 horas no hospital;
– o quarto padrão é enfermaria dupla. Caso você queira um quarto individual, precisa pedir após o parto. Tendo um quarto individual disponível e você aceitando pagar a diferença – o valor médio é 40 dólares por noite – o quarto é seu;
– o hospital não oferece fotógrafo, maquiagem e nem manicure;
– quem fará o seu parto não é o seu médico obstetra e sim o médico de plantão no hospital no dia em que você der entrada para ter o seu bebê;
– não tem enfeites do lado de fora das portas dos quartos, nem dentro do quarto para serem entregues às visitas.
Sangue do cordão umbilical
Você contrata uma empresa para coletar e guardar o sangue do cordão umbilical do seu filho. Com o sangue, a empresa coleta uma quantidade de células tronco que podem ser utilizadas em caso de doenças no futuro.
Eu guardei do meu primeiro bebê no Rio de Janeiro, porém optei por não fazê-lo nos dois últimos partos. O valor aqui é de aproximadamente mil dólares anuais.
No dia do parto
Chegando ao hospital, você deve procurar a área de admissão à gestante e passar pela triagem para checar seus documentos e histórico médico. É tudo bem rápido. Depois da checagem, você é encaminhada para a sala de pré-parto, onde troca de roupa, coloca o soro e é apresentada a uma enfermeira que ficará com você o tempo todo até a sua ida para o quarto. Durante esse período, o médico plantonista que realizará o seu parto vem se apresentar.
Normalmente, a cesárea tem horário marcado e quando se aproxima da hora seu acompanhante vai trocar de roupa para entrar no centro cirúrgico com você. Você vai sozinha com a enfermeira para sala de parto e é apresentada a toda a equipe médica. Na sua presença, duas enfermeiras fazem a contagem de todo material que será utilizado durante o parto – esta contagem é feita três vezes. Você então recebe a anestesia e tem o local do corte limpo. Somente após a anestesia seu acompanhante é autorizado a entrar e sentar-se ao seu lado.
Aqui coloca-se um aparelho que fica apertando os seus tornozelos a cada 3 /4 segundos e a maca é levemente inclinada para que o sangue corra em direção à sua cabeça. Não há um médico pediatra e sim uma enfermeira pediátrica no centro cirúrgico. O pediatra está no hospital e é chamado somente em caso de necessidade. O parto é rápido, o bebê nasce em aproximadamente 14 minutos após a entrada da gestante na sala de parto. O ápice dessa experiência é ouvir o choro e ver aquele rostinho lindo e saudável.
Após a enfermeira checar o bebê, ela o entrega para o seu acompanhante e o bebê fica ao lado da mãe o tempo todo a partir deste momento.
Os médicos fecham o seu corte. Normalmente tem um médico responsável e um residente. Antes de você sair da sala, as duas enfermeiras recontam três vezes tudo que foi e não foi usado na cirurgia. Tudo certo com a contagem do material, mãe e filho são direcionados à sala de pós-parto.
Uma curiosidade – aqui, eu saí do centro cirúrgico já mexendo os dedos dos pés. No Brasil, só senti alguma coisa umas 12 horas após o término do parto.
Sala de Pós-Parto
Sua enfermeira lhe incentivará a amamentar e ficará monitorando os seus sinais para saber se você está bem. Nesse momento, você pode solicitar o quarto privado, caso tenha interesse. Senão, será encaminhada à enfermaria.
As primeiras horas da mãe e do bebê
Sua enfermeira se despede e lhe apresenta a enfermeira do andar que está no plantão. Você recebe um cardápio para escolher suas próximas refeições no dia.
Tendo feito uma cesárea, você ficará com a roupa do hospital por umas 12 horas. Estando tudo certo, você sai para caminhar no corredor do andar e pode tomar banho. O bebê está com você o tempo todo. Caso precise, a enfermeira lhe ensina como trocar a fralda, amamentar e cuidar do umbigo.
O bebê toma banho aproximadamente 18 horas após o nascimento. Durante esse período, o bebê fica de fralda, touca e enrolado em uma manta aquecida do hospital.
Você pode colocar a roupa no bebê próximo ao horário da alta hospitalar. Essa parte foi um grande choque já que no Rio de Janeiro era quase um desfile de moda: roupa do primeiro dia, do segundo dia e da saída de maternidade. Aqui, nem se vende uma roupa com esse objetivo.
Amamentação
A enfermeira me pediu para chamá-la toda vez que fosse amamentar. Durante a amamentação, ela checa se a pegada está correta e indica outras posições, caso necessário, para facilitar. Após cada mamada, ela pesa o bebê e anota por quanto tempo ele mamou e o seu peso. Desta forma, eles tentam controlar se o bebê está mamando bem e ganhando peso.
O hospital oferece cursos de amamentação durante o período que você está internada e indica centros de amamentação na cidade com consultores de lactação para continuar o acompanhamento.
Registro de nascimento
No quarto, você recebe todos os formulários necessários para:
– registrar o nascimento do bebê
– registrá-lo para ter os benefícios que o governo canadense oferece às crianças
– incluí-lo no sistema de saúde
– registrar o bebê para receber o SIN – número do seguro social
A mãe é responsável por todos os formulários e o pai assina aceitando a paternidade da criança que está sendo registrada. Você faz tudo sem sair do quarto do hospital e recebe em casa todos os cartões. Para ter uma cópia do certidão de nascimento é preciso solicitar e pagar uma taxa.
Teste do pezinho e alta hospitalar
O teste do pezinho é feito antes de o bebê ter alta do hospital.
O obstetra examina a gestante para lhe dar alta. Depois vem o pediatra para examinar o bebê: checa a cor da pele procurando algum vestígio de icterícia, o peso, a boca, os olhos e os ouvidos. Ele informa à mãe os resultados do teste do pezinho e o bebê tem alta.
Mas, calma, você ainda não pode ir para casa com o seu bebê…
Leia também: Gestação e parto na Espanha
Assento de carro para bebês
O bebê só pode sair do hospital em um car seat (assento de carro). Uma enfermeira verifica se o equipamento está dentro do prazo de validade, se é do tipo adequado ao tamanho do bebê e se o bebê está posicionado de forma correta no assento.
Para você ter certeza que está fazendo tudo certo e passar com louvor na checagem da enfermeira, vale ler o manual antes e tirar possíveis duvidas nas clinicas de car seat que o Canadá oferece em todas as províncias.
1 Comentário
[…] Leia também sobre gravidez e cesárea em Calgary […]