Gravidez e cesárea em Calgary no Canadá.
Em Calgary o sistema de saúde é público e gratuito, porém, para que possa usufruir dos direitos, você precisa ser canadense ou ter permissão para morar, estudar ou trabalhar aqui. Mais informações aqui. Caso você não tenha nenhuma das permissões mencionadas, precisará ter um seguro saúde particular. Este pode custar caro e para se ter uma ideia, dependendo da província, da saúde da mãe e do bebê, um parto pode custar entre 20 e 50 mil dólares canadenses.
Escrevo este texto baseado em minha experiência: três gestações, sendo uma no Rio de Janeiro e duas em Calgary.
Médico
O sistema de saúde em Calgary se utiliza do médico de família, que seria um médico clínico geral no Brasil.
Fato interessante: O médico de família cuida de toda família. Ele é o seu pediatra, o seu ginecologista, o seu dermatologista e por aí vai. Caso você precise de cuidados mais especificos, ele lhe encaminhará a um especialista.
Voltando ao tema, o médico de família pede para você fazer um exame de urina para confirmar a gravidez, no consultório mesmo. Após confirmar sua gestação, alguns exames iniciais serão requisitados, como sangue e ultrasom.
Poderá ser perguntado se você deseja manter a gestação, pois a prática do aborto no Canadá é permitida.
Confirmada a gravidez, ele indicará um multivitamínico e você será encaminhada a um especialista, que poderá ser um obstetra para o caso de uma cesárea ou, um centro de cuidado com a gestação, no caso de um parto normal.
Tipos de parto
Sabendo que a maioria dos partos feitos aqui no Canadá eram normais, tentei o mesmo no Rio de Janeiro, porém, não saiu como o esperado e acabei em uma cesárea com 41 semanas de gestação.
Quando engravidei pela segunda vez, tive a opção de escolher entre outra cesárea ou um parto normal.
Como sentia muitas dores, optei por mais uma cesárea. Na minha terceira gravidez não me foi oferecido a opção do parto natural e tive uma terceira cesárea.
Normalmente, sendo a mãe saudável e uma primeira gestação, a opção oferecida é o parto normal.
O Canadá segue as orientação da Organização Mundial de Saúde, em relação aos tipos de partos oferecidos. Neste link você encontrará mais informações em relação à classificação médica para uma cesárea.
Você pode pedir ao seu médico de família para lhe encaminhar para um médico obstetra específico, se tiver uma indicação.
Sendo a gravidez saudável, o primeiro atendimento como obstetra é por volta da semana 10 ou 12 de gestação. A consulta é bem parecida com a do Brasil: acompanha-se o peso, a pressão sanguínea e o crescimento da barriga. Todos os exames de sangue e ultrassons são solicitados pelo obstetra. Ele compartilha suas informações médicas com o hospital onde o seu parto está agendado.
A consulta é rápida, em média 15 minutos. Estando tudo bem, acontece uma vez por mês e próximo ao período do parto, a cada 15 dias ou uma vez por semana. O obstetra que lhe acompanha não necessariamente será o médico que fará o seu parto. Mesmo sendo uma cesária agendada, quem fará o parto será o médico de plantão no hospital naquele dia e horário. O parto será agendado no hospital mais próximo a sua residência.
Exames
No geral os exames são os mesmos: sangue, urina e ultrassons. A grande diferença está na quantidade de ultrassons feitas durante a gestação. No Brasil eu fazia um ultrassom por mês e amava ver e ouvir o meu bebê. Aqui, somente um ultrassom é mandatório: o ultrassom morfológico, que deve ser feito por volta das 18 – 20 semanas, e tem como objetivo checar o desenvolvimento do bebê incluindo os órgãos internos.
Caso a mãe queira, pode saber o sexo do bebê, mas essa informação só é possível depois de 20 semanas.
Se o médico perceber a necessidade, ele irá pedir mais ultrassons ao longo da gestação.
Aqui, o aparelho de ultrassom não tem som. Caso você queira ouvir os batimentos cardíacos do seu bebê tem que pedir ao seu médico para usar um aparelho que amplia o som do batimento cardíacos durante a sua consulta médica.
Em Calgary tem clínicas onde você pode fazer ultrassom particular 3D ou similares. O preço é entre 100 e 300 dólares canadenses.
Durante a gravidez por histórico médico e/ou familiar eles podem solicitar exames genéticos – Triple Test
Cursos Pré-Natal
Nos hospitais e nos locais de cuidado com a gestação são oferecidos vários cursos de pré-natal. Você aprende sobre o desenvolvimento gestacional, cuidados com a alimentação, exercícios que ajudarão no dia do parto, amamentação, como cuidar do bebê e depressão pós-parto, entre vários outros temas oferecidos. Todos são gratuitos.
Os centros de atividade física também oferecem programas específicos para as gestantes em Calgary.
Licença Maternidade
Apenas 34 países cumprem a recomendação da Organização Internacional do Trabalho, que indica ao menos 14 semanas de licença à mãe, com remuneração não inferior a dois terços do seu salário. Brasil e Canadá estão entre os 34 países, sendo que o governo canadense acaba de aumentar a licença maternidade para 78 semanas.
A licença maternidade aqui se divide em duas fases:
- pregnancy leave, que deve ser tirada pela mãe, com duração máxima de 16 semanas;
- parental leave, que pode ser tirada pela mãe ou pelo pai, com duração máxima de 62 semanas.
No pagamento da licença para o período regular (até 12 meses) continua a média salarial semanal, igual a 55% ou o máximo de 547 dólares canadenses por semana. Para o período estendido (12-18 meses) será a média salarial semanal, igual 33% ou o máximo de 328 dólares canadenses por semana.
A remuneração é paga pelo governo. Para isso você se cadastra online no website do governo canadense e recebe seu primeiro pagamento, em média, 28 dias após a data do cadastro e da aprovação. Saiba mais aqui. Algumas empresas têm como benefício pagar a diferença salarial do valor oferecido pelo governo.
Para se ter direito à licença-maternidade no Canadá é necessário ter trabalhado pelo menos 600 horas nas últimas 52 semanas e ter contribuído com o EI – Seguro emprego.
No Brasil, minha licença maternidade foi de 4 meses e optei por não voltar a trabalhar após o término.
Continua no próximo mês…
1 Comentário
[…] sobre gravidez e cesárea em Calgary, no Canadá, é a continuação do previamente publicado aqui. Ele é baseado em minha experiência de três gestações, uma no Rio de Janeiro e as outras duas em […]