Quando soube que estava grávida, uma explosão de sentimentos, questões e medos tomaram lugar dentro de mim: tenho aqui só ou volto para o Brasil para ter com minha médica junto de minha família e amigos? Hospital público ou privado? Normal ou cesárea? Vai dar tudo certo? E o umbigo? E o fórceps? (sim , o fórceps… penso que a primeira vez que ouvi falar nele, lá por volta dos meus 16 anos, tremi nas bases e pensei: “longe de mim esse trem”, pensei… mas aqui na Espanha ele é muito presente na sua forma tradicional ou em ventosa, de acordo com a região geográfica).
Só que à medida que o tempo vai passando, você vai percebendo que não está tão só como imaginava. Você vai vendo que no lugar onde mora, ao seu redor, existem várias pessoas que, de verdade, estão com você, cada um à sua maneira: com lágrimas, abraços, conselhos, tortas de fraldas, etc., tentando de tudo para que se sinta segura, como se estivesse em seu país, sempre apoiada.
Daí você percebe que a vida lhe deu uma oportunidade única de ter consigo, além de seus familiares e amigos do Brasil (que, com a tecnologia, nem estão tão distantes assim como pensava a princípio), seus novos tesouros amigos de vida. E mais ainda, você percebe que a maior força, esta aí dentro de você, e que a cada mês vai se tornando mais forte, com seus movimentos e reações, lembrando-a de que, a partir de agora, ela estará sempre contigo.
Quem é a Matrona?
Mas, voltando à Espanha, aqui durante a gestação a nova mamãe (junto com o novo papai, sozinha ou com quem queira) frequenta um curso com uma figura chamada matrona (guarda bem o nome que ela é personagem chave aqui).
Nesse curso, superinteressante e útil, são abordados temas desde pilates na gestação, até “ginásticas” e dicas que ajudem o parto (normal ou cesárea), incluindo ai treinamento respiratório para o momento em questão além de temas de pós- parto como recuperação, amamentação, e até temas referentes ao registro civil do bebê. Nesse momento, naturalmente, você já vai criando um laço com a figura da matrona, que poderá ser ou não a mesma da equipe do teu médico, mas que, independente disso, você se afeiçoa.
Dei uma olhada lá no dicionário e vi que a palavra matrona, tem origem do latim “mater”, que quer dizer “mãe”. Talvez seja essa a razão do despertar natural desse sentimento, não sei, mas que é bem representativo a ela, isso é. È a imagem de uma mãe, ali: forte, decidida, segura, fazendo, acontecendo e ao mesmo tempo tranquila e te tranquilizando.
Acompanhamento gestacional
O seu médico aqui, igual ao Brasil, faz um acompanhamento bem presente (a princípio mensal, reduzindo o espaçamento das visitas à medida que vai chegando a hora tão esperada), e nessas visitas prepara para você um livro de acompanhamento com dados do desenvolvimento gestacional, além das suas decisões para o momento (como por exemplo, no nosso caso, o “não uso da ventosa e/ou fórceps”, que não mudei, mesmo sabendo que aqui seja tão comum e que já são como especialistas no seu uso).
Na consulta mesmo, o médico faz a ultrassom e você vê seu pequenino já aí. Tive acesso ao meu médico, através de outra brasileira amiga que vive aqui e gostei muito: competente, transparente, e responsável.
O sistema de sáude pública na Espanha
O sistema de saúde pública daqui, com relação à gravidez e partos, é muito bom. Os hospitais públicos têm equipamentos muitas vezes melhores que os privados, podendo acontecer, em alguns casos de complicações, que você seja encaminhada de um hospital privado para um público.
Também, em alguns deles (como o Hospital de Manises, por exemplo), há a possibilidade de parto humanizado. No meu caso, não tive direito à assistência pública, e fiz pelo privado, que foi muito bem. Por duas vezes, durante a gestação, tive que recorrer à aparelhagem pública para fazer eco com maior qualidade, devido a uma pequena incidência no desenvolvimento gestacional.
Como são os partos na Espanha?
O parto, ainda que tenha demorado horas, me pareceram minutos. Quando nascem, nossos pequeninos já vêm diretamente para nossos braços para o contato pele com pele conosco. Normalmente, ficam até o dia seguinte, depois de feito as primeiras verificações neles, claro. Banho, só depois. Primeiro vem o calorzinho da mamãe, a voz do papai, até porque tem muita coisa nova aqui fora da barriga, e o bebê precisa de uma segurança, uma referência conhecida para lhe acalmar.
Saiba também como são gravidez e parto em Israel e em Nova Iorque
Se for optar pela lactância materna, já pode começar a tentar a amamentação neste momento. Aliás, durante aquele curso que mencionei linhas acima, cada passo do teu processo de parto é mencionado, para que você fique mais tranquila e um pouco mais consciente do que está acontecendo, mesmo que seja a sua primeira vez. O primeiro banho do bebê é feito pela matrona ou uma enfermeira pediatra no quarto mesmo para que ela possa ensinar/mostrar como fazer.
E o final é sempre feliz!
Normalmente, passadas duas noites, no caso de parto normal ou variando entre 48 horas e cinco dias, se for cesárea, você já pode ir contentinha com o seu rebento para casa. Com a certeza de que, qualquer que seja o caminho que você tenha escolhido, qualquer que seja a decisão tomada, nos seus devidos momentos, como acontece numa comédia romântica, o final é sempre feliz.
10 Comentários
[…] Leia também: Gestação e parto na Espanha […]
Nina, que lindo texto1 Parabéns… estou em um empasse. Estou gravida e passei em um edital para pós doutorado na Espanha, em Girona. Pelas datas, estrei na Espanha no momento do parto e não sei como prosseguir. Pelo que andei pesquisando, os seguros viagens só cobram ate a 30a semana, ou seja, não cobrem o parto. Terei visto e identidade do estranjeiro, mas tenho direito a assistencia medica pelo sistema publico? Não consegueria bancar o parto via privado. Agradeceria muito pela resposta. Abraços
Oi Bárbara,que bom que você gostou do post.
Primeiramente meus parabéns por essas suas duas grandes conquistas,que bom!
Agora te comento: eu tenho uma permissão de residência estudantil e isso não me deu direito ao sistema público.
No meu caso,o seguro saúde foi quem cobriu tudo,com exceção de alguns exames de sangue durante a gestação.Não sei especificar detalhes dele porque era o que a bolsa fornecia.Mas sugiro que entre em contato com o seu seguro de saúde para saber.Mas pergunta a eles mesmos,porque vão ser os que vão te informar com mais segurança.
Não se preocupe que vai dar tudo certo,você verá.E quando você estiver em Girona,estaremos pertinho.Pode contar comigo para o que precisar!
Oi nina tudo bem? 1o de tudo parabéns pelo post já me deu um belo norte!
Me mudei a pouco tempo para Espanha e pretendemos ter filho aqui no ano que vem.
Como escolher qual hospital ou qual medico? Tem algum site que eu consiga ver quais sao os melhores? Como funciona?
Super obrigada!
Oi Roberta tudo joia , e você?
Seja bem-vinda!Tem o site doctoralia.
Mas, em que parte da Espanhas estas? Para ver se posso te ajudar mais.
Abraços
Olá Nina! Gostei bastante do seu texto. Minha sobrinha está no inicio da gravidez e estará na Espanha (Madri) no período do parto. Você conseguiria me indicar um plano de saúde e médico, pois ela não cogita fazer parto normal. Ela quer ter a garantia de realizar uma cesárea. Sabe como funciona?
Olá Naninha,
Muito obrigada por seu comentário. A Nina infelizmente precisou dar um tempo em sua colaboração com o BPM Kids, mas temos outras colunistas no país, todas mães brasileiras. Dê uma olhadinha nas categorias do BPM Kids e escolha Espanha, assim você poderá contactar outras colunistas, que certamente terão como te ajudar, basta escrever o comentário em algum texto como você fez neste. Muito obrigada. Equipe do BPM Kids
OI Ninaaaa, tudo bom ? Primeiramente obrigada pelo seu blog, quanta ajuda ehn!? Parabéns!!!
Agora te comento: meus planos seriam ano que vem engravidar ai na Espanha, porém o BB se adiantou… ainda estou no Brasil, a possibilidade deu ir grávida para a Espanha e meu BB obter a cidadania diminuem, zeram ou há possibilidades?
Olá Lana,
Obrigada por seu comentário. A Nina precisou dar um tempo em sua colaboração no BPM Kids, mas temos outras colunistas na Espanha. Dê uma olhadinha na categoria Espanha do site e mande suas perguntas para alguma outra colunista comentando em algum texto. Todas são mães brasileiras na Espanha. Um abraço. Equipe do BPM Kids
Oi Nina! Estou me mudando para Espanha, e gostaria de saber se vocês têm doulas para indicar em Barcelona? Por favor! Estou grávida de 23 semanas e vou realizar meu parto em Barcelona! Obrigada