Chá de bebê nos EUA.
O chá de bebe é a primeira celebração da vida do seu pequeno (a) e um momento esperado com muita ansiedade. Nada melhor do que compartilhar a alegria dessa nova vida com amigos e familiares. Apesar de não estar no Brasil, tivemos a sorte de ter dois chás: um em Chicago, que ajudei a organizar, e outro em Detroit (Michigan). Partindo dessa experiência posso afirmar que não é preciso gastar muito para que a sua celebração seja inesquecível.
Escrevi este texto pensando nas mamães de primeira viagem que estão na fase de organizar (sozinhas ou com a ajuda de amigos) o chá do seu baby. Espero que as ideias que utilizamos no nosso chá lhes ajude a economizar e, ao mesmo tempo, proporcione uma festa linda e divertida.
Convites
Algumas pessoas fazem questão de enviar convites da forma tradicional: de papel. Se você não é uma dessas, uma opção acessível é o envio de convites virtuais. Existem vários sites que possuem designs lindos e que podem ser enviados aos convidados por e-mail ou telefone. Basta pesquisar no Google algo como “online invites baby shower” e procurar o site com o qual você mais se identifica. O serviço geralmente é gratuito, mas provavelmente haverá um limite de quantos convites podem ser enviados. Mesmo que você tenha que pagar, o valor é menor se comparado à forma tradicional de papel. Sem contar que você não vai precisar gastar tempo nem dinheiro enviando pelo correio.
Decoração
Dependendo do local escolhido para o chá de bebê, você provavelmente vai querer colocar alguma decoração na mesa e no ambiente. Nos EUA, um ótimo lugar para encontrar ítens de decoração e acessórios de festa (como descartáveis) são as lojas de 1 Dólar. Vale a pena dar uma olhada no que a Dollar Tree, por exemplo, possui. Para o nosso chá, compramos alguns balões de gás hélio para decorar o ambiente. Enquanto algumas lojas de festa vendem balões por 3 ou 4 dólares cada, na Dollar Tree compramos por 1 dólar cada. O mesmo vale para pratos, colheres, talheres, copos, etc. Claro que a diferença é pouca se compararmos um item apenas, mas a conta final faz valer a pena.
Comida
Uma das decisões mais importantes da festa: o que servir aos convidados. Seguindo as raízes brasileiras, a primeira escolha foi fácil – salgadinhos. Pra mim foi uma maneira (deliciosa, diga-se de passagem) de mostrar um pouco da nossa cultura aos americanos. Aqui em Chicago temos alguns restaurantes brasileiros que vendem o cento de salgado como encontramos no Brasil. Acredito que o mesmo é válido para outras cidades nos EUA, afinal, como dizem por aí, “brasileiro está em todo lugar”.
Em relação às outras comidas, uma rede social que ajudou (e muito) com ideias lindas e baratas foi o Pinterest. Pessoalmente, eu não tenho o costume de acessar a minha conta todos os dias, mas sempre que preciso de inspiração é para lá que eu “corro”. Foi fazendo inúmeras pesquisas e vendo muita foto que decidimos acrescentar aos cardápio copinhos de legumes com molho ranch e frutas servidas em casquinhas de sorvete. Essas ideias são simples, não muito caras, agradam os convidados vegetarianos e ficam lindas quando colocadas na mesa.
Baby Registry – a lista de presentes
Se você mora nos EUA, já deve saber que o costume americano é um pouco diferente do brasileiro. Ao invés de chá de fralda, o que se faz por aqui é a lista de presentes. Junto ao convite, cada convidado recebe o nome da loja onde você criou a sua lista dos presentes. Esta lista pode ser feita em uma loja física ou virtual. Em geral, é a partir dela que os convidados escolhem o que comprar para o seu futuro baby.
Essa lista é muito prática para todos os convidados, que não “perdem” muito tempo procurando ou pensando no presente ideal. Mais ainda, é extremamente útil para os futuros papais, pois evita o recebimento de ítens repetidos e, consequentemente, o trabalho de ter que trocar muitos presentes.
Leia também Festa de aniversário na Inglaterra
Inúmeras lojas nos EUA oferecem a opção de criar a sua Baby Registry: Target, BabiesRus, Walmart, Kohls, BuyBuyBaby, Ikea. Eu optei por criar a minha na Amazon: o serviço é excelente, o site é fácil de usar, o departamento de atendimento ao cliente é confiável e a empresa oferece ainda alguns benefícios para quem possui uma registry. Você também tem a opção de criar mais de uma lista em lojas diferentes.
Para mim, a tarefa mais difícil foi escolher o que adicionar à lista de presentes. Quais ítens são necessários? Qual marca? Quantas fraldas? Quantas roupinhas? Vale a pena comprar roupinha para recém-nascido? Qual creme/sabonete/shampoo? Por morar em Chicago, ainda tive que levar em consideração o clima e pensar em questões como com quantos meses ele vai ter no mês de julho (verão) ou outubro (outono)?
Um dica para mamães de primeira viagem: se você conhece outras mamães, peça que elas compartilhem contigo uma lista de ítens necessários. Ter um “ponto de partida” ajuda muito. As chances de você não conhecer os produtos e marcas nesse início é grande. Caso precise de ideias, aqui está a lista que eu montei. Se tiverem dúvida em relação a algum produto, podem me perguntar nos comentários abaixo.
Organizar o chá de bebê do seu pequeno (a) é trabalhoso, mas é também extremamente exciting! Espero que as dicas acima ajudem a preparar uma celebração tão especial quanto o seu baby que está por vir!
1 Comentário
[…] meu primeiro texto aqui no BPM Kids, escrevi sobre o Chá de bebê nos EUA e dei dicas para as mamães que estão organizando a festa. Neste mesmo texto, publiquei um link […]