Agora que você já sabe como entreter uma criança pequena em uma viagem longa de avião, eu vou te contar sobre como passar férias com crianças na África do Sul. Foi um tema muito pedido, você não pode deixar de ler!
A África do Sul se tornou um destino popular entre os brasileiros, inclusive entre os famosos. Mas além de toda a beleza que o país tem a oferecer, o que ninguém te contou é o quanto é um ótimo lugar para visitar com crianças. Moramos em Pretória por 3 anos e viajamos muito pelo país.
Dicas gerais da África do Sul
Já te conto três vantagens para passar férias com crianças na África do Sul. A primeira é que por ter a moeda desvalorizada até em relação ao real, é um destino relativamente econômico se compararmos com as outras opções em euro ou dólar. A segunda é o clima, a África do Sul é famosa por ter quase todos os dias do ano de sol. Mesmo nos meses de inverno que são entre maio e agosto, os dias são belíssimos com o sol brilhando no céu, e o inverno não é rigoroso. A terceira é que é barato ir em restaurantes e come-se muito bem. A carne sul africana para mim é a melhor do mundo.
A dica de ouro que darei é que como você estará na África com crianças, terá que tomar algumas precauções. Antes de fazer o seu roteiro verifique se não está na região de malária. Antecipo que é uma parte bem pequena e o risco não é alto. Muitos amigos, inclusive brasileiros, já levaram crianças em passeios até lá e nunca tiveram problemas. Porém, o pediatra sul africano do meu filho nos orientou a não levá-lo antes dos 2 anos, porque até essa idade não é possível tomar o antídoto caso ele pegasse a doença. No inverno o risco é menor.
Outro ponto importante é que você terá que tomar cuidado com a segurança, assim como faz nos grandes centros do Brasil. Tome cuidado ao usar o GPS Wase em Johannesburg, porque ele adora passar por dentro de favelas, que não é algo aconselhável.
Safári no Kruger Park
O Kruger é o maior e mais famoso parque de safári e está na área de malária. Mesmo depois que meu filho completou 2 anos nunca sentimos necessidade de ir até lá. Te contarei mais abaixo outras opções tão boas quanto para ir tranquilo caso não queira se expor ao risco. Porém uma vez, sem querer, acabamos indo para área de malária na cidade de Santa Lucia e não tivemos problemas. Santa Lucia é uma pequena vila onde tem a maior concentração de hipopótamos que existe, é possível vê-los até andando na rua da cidade. Imagina o tanto que as crianças amam ver milhares de hipopótamos de pertinho e livres na natureza?

Arquivo pessoal – Cidade Santa Lucia -SA
A experiência de safári em um parque sério, onde os animais vivem por conta própria na natureza, sem interferência, é única. Na minha opinião todo mundo deveria vivenciar. Ver uma família enorme de mais de 30 elefantes caminhando calmamente e passando na sua frente é incrível. Experienciar filhotes de leões selvagens brincando tranquilamente faz o coração bater mais forte. Sabiam que os animais selvagens não atacam os carros, mesmos os abertos, porque para eles as pessoas e os carros são uma coisa só? São como uma árvore ou uma pedra, a menos que os carros abusem e eles se sintam ameaçados. Essa é uma curiosidade que os rangers (guia em um safári) contam durante o passeio.
Outros safáris
Caso você descarte a opção de ir ao Kruger, eu recomendo os parques Pilanesberg, que também é um parque nacional sério pertinho de Johannesburg e o Madikwe, que é o meu preferido, ambos estão em área sem risco de malária. A recomendação é que você se hospede nos lodges dentro dos parques. A maioria tem piscina e muitas atividades para crianças. Os safáris estão inclusos, que na minha opinião é melhor que ir com seu próprio carro, pois os rangers avisam uns aos outros onde os animais mais difíceis de encontrar foram vistos. Os safáris dos hotéis geralmente acontecem um no amanhecer e outro no entardecer, duram 3h cada e você deve confirmar a partir de qual idade pode participar. Caso seu filho não atinja a idade permitida, os hotéis oferecem safáris infantis para ver animais menores.
Leia também: Infância entre dois continentes – como é ser criança na África do Sul e na Itália?
Outra coisa que você deve saber é que na África do Sul tem muitas fazendas particulares onde os proprietários oferecem safáris. Eu não recomendo, pois eles interferem na vida selvagem e alimentam os animais para tê-los por perto.

Arquivo pessoal – Fazendo trilha na África do Sul
Passeios pela África do Sul
Outra opção de passeio é visitar Cape Town, que é um espetáculo a parte e tem a table mountain, uma das 7 maravilhas do mundo. Em Cape Town, para passear com crianças eu recomendaria o jardim botânico e no Water Front tem varias atividades como a roda gigante e a volta no trenzinho colorido. Vizinha tem também a cidade Hermanus que é um dos melhores lugares do mundo para se avistar baleias entre os meses de julho e outubro.
Próxima a Cape Town tem a região dos vinhos. As vinícolas são em hotéis fazendas maravilhosos. Na Spier, por exemplo, tem muitas atividades para crianças como passeio de patinete elétrico entre as plantações, piscina, cestas prontas de piquenique e sala de jogos bem equipada com monitoras caso os pais queiram sair para degustações. Tem até degustação de vinho infantil sem álcool para os pequenos não se sentirem excluídos.
Em Johanesburgo, além das exposições sobre o Nelson Mandela, como a casa em que ele morou ou o museu do apartheid, também é possível visitar tribos como o Lesedi cultural Village e mergulhar na cultura local, entrando dentro das casas e assistindo espetáculos de danças típicas. É muito interessante e colorido para as crianças.
A África do Sul tem duas estradas famosas que também fizemos com nosso filho. A Garden Route, que vai beirando o mar de Porto Elisabeth até Cape Town cheia de cidades lindas e contato com a natureza. E a Panoramic Route, onde é possível ver um dos maiores cânions do mundo, o maior com vegetação, o Blyde River Canyon.

Arquivo pessoal – Blyde River Canyon
Outras atividades
Muitas opções né? Acredito que mencionei os passeios mais importantes e nem falei das praias que as crianças também adoram. Eu não citei os parques onde é possível acariciar animais selvagens porque depois de 3 anos morando na África Sul e muitos safáris, a gente começa a preferir ver os animais selvagens com suas famílias em seu habitat natural, e começa a ser contra a interferência humana.
Te deixo saber também que a África do Sul tem muitos restaurantes preparados para receber crianças, como já falei em outro post, com parquinhos enormes, com áreas internas ou externas e alguns de areia ou no meio do verde. Na maioria é oferecido nas mesas desenhos e lápis de cor.
Concluo esse post por aqui e espero ter te ajudado a escolher e organizar suas próximas férias. Tenho certeza que qualquer criança amaria esta visita, é um lugar onde passamos muitos momentos inesquecíveis e que estará para sempre em nossos corações. Gostaria que muitas crianças tivessem a oportunidade de vivenciar esses momentos únicos de contato com a natureza e com isso, crescessem mais conscientes sobre o respeito ao meio ambiente.