Todos sabem que a Copa do Mundo é um momento muito especial e muito esperado por todos os brasileiros, independente do país onde ela aconteça. Isso acontece, pois é no futebol que muitos brasileiros encontram sua grande paixão e, mais do que isso, é nele que muitos enxergam o seu elo cultural mais forte com o Brasil.
Copa do Mundo em Cuba
Aqui em Cuba, poucas pessoas estão “ligadas” no que está acontecendo na Copa do Mundo, porém, para a grande maioria, parece que nada de diferente está acontecendo no restante do mundo. Nem mesmo neste ano, que a Rússia é o país que recebe o evento e no período da antiga União Soviética foi um dos maiores parceiros da ilha durante anos.
Uma curiosidade sobre Cuba, no entanto, é a cidade de Bauta, que fica na periferia de Havana e desde 2006 pinta suas ruas e casas para torcer pelo Brasil, para saber mais clique aqui.
O grande ponto é que, por aqui, a Copa acontece nos lares estrangeiros. Principalmente (e obviamente) dos brasileiros. Na estréia do Brasil tivemos a oportunidade de participar de um evento de comemoração feito por brasileiros, para convidados brasileiros e também de outras nacionalidades.
Leia também: Copa do Mundo em Israel, rola
Fomos para a sala de um hotel aqui em Havana e, já na chegada, era visível um mar de pessoas em suas camisetas amarelas com suas bandeiras enormes. Era como chegar no portão de um estádio de futebol, com o real sentimento de que estaríamos ali, todos torcendo para um mesmo time, o nosso Brasil.
Durante o jogo o público cantou, gritou, aplaudiu, vaiou. Tudo igualzinho ao que se vê no estádio. Foi uma experiência muito rica de troca com novas pessoas e também de conforto, por saber que ali existiam várias outras pessoas como nós, longe de seus familiares e do seu país de origem.
Para o meu filho de apenas 1 ano, certamente ficarão as lembranças em fotos e vídeos de quem está vivendo a sua primeira Copa do Mundo. Ele já tem sua camiseta do Brasil, tem uma bandeira enorme para torcer, mas dificilmente fica mais do que 2 minutos na sala olhando para a televisão, como qualquer criança da sua idade. Porém, temos que aproveitar toda e qualquer oportunidade de apresentar aos nossos pequenos sobre a nossa cultura. Esta é a primeira oportunidade de iniciar o contato com o esporte que é tão forte no Brasil e, quem sabe, criar nele também o gosto pelo tema. Quero muito que meu filho tenha a oportunidade de crescer diariamente tendo a cultura brasileira e suas raízes em tudo que fazemos, mas sempre dando espaço para que as outras culturas também sejam apreciadas e vividas por ele da melhor maneira possível.
Leia também: Copa do Mundo na França: as crianças e o futebol
Como bons brasileiros, para os próximos jogos, já estamos preparando novos encontros para torcer pelo Brasil. É claro que isso sempre será acompanhado de comida e bebida, seja em um ótimo café da manhã, almoço ou jantar, pois, afinal de contas, brasileiro que é brasileiro não perde a oportunidade de transformar algo em uma festa, não é mesmo? Vai, Brasil!
1 Comentário
[…] Articles Copa do Mundo na Espanha: nossa experiência Manter a cultura brasileira durante a Copa do… A decisão de vir morar na Espanha Alfabetização bilíngue na Argentina – isso vai […]