Acidente trágico sensibiliza e mobiliza o Canadá.
O maior medo de mães e pais se tornou real para 15 famílias no Canadá. Na noite de 06 de abril de 2018, um ônibus com um time de hóquei da divisão júnior que participaria de um jogo da semifinal sofreu um acidente na província de Saskatchewan. Dez jovens jogadores com idades entre 16 e 21 anos e mais 5 pessoas da equipe, incluindo técnico, assistentes e o motorista do ônibus, faleceram. O acidente, além de mudar drasticamente a vida das famílias que perderam seus entes, com certeza mudará também a vida dos 13 sobreviventes.
É muito comum as crianças e os jovens participarem de viagens em ônibus, seja para chegar à escola, para ir a excursões escolares ou para competir em algum campeonato. Por isso, todos ficaram bem sentidos com o acidente e com aquela sensação de que poderia ter sido o seu filho.
Outro ponto importante é que o hóquei é o esporte mais popular durante o inverno no Canadá. É uma paixão nacional, igual ao futebol no Brasil. Aqui a criança começa a andar e já ganha um taco de hóquei.
Inspiração e superação
Os jovens jogadores continuam a ser notícia. É o caso de um jogador de 21 anos que perdeu a vida e salvou outras 6 sendo um doador de órgãos. Seu exemplo fez com que o índice de registro no cadastro de doadores de órgãos triplicasse em todas as províncias do Canadá.
Um outro exemplo de superação veio de um sobrevivente de 18 anos que, 24 horas depois de saber que ficou paraplégico, falou para os pais que queria voltar ao gelo no time de hóquei para paraplégicos e já estava pensando nas próximas paralimpíadas.
Solidariedade
O país se uniu em solidariedade, com vigílias, tributos e demonstrações de suporte aos envolvidos. Foram mensagens vindas de jogadores de hóquei da primeira divisão, da rainha do Canadá, do primeiro-ministro e de presidentes de outras nações.
Uma moradora da cidade de Saskatchewan, que tem um filho no time acidentado, porém em outra divisão, criou um GoFundMe, uma página para receber doações em dinheiro. O objetivo é dividir todo dinheiro entre as famílias afetadas no acidente.
A meta inicial era de 100 mil dólares, isso 12 horas após o acidente. A meta foi ultrapassada em algumas horas no ar. Em menos de 24 horas, foi alterada para 1 milhão e, logo depois, para 4 milhões. O valor arrecadado em 4 dias já está em quase 8 milhões de dólares. Foram recebidas mais de 90 mil doações. O Canadá nunca arrecadou um valor tão alto em nenhuma outra campanha anteriormente, segundo o site.
Uma empresa aérea canadense – a Wesjet – colocou à disposição voos para a cidade de Saskatchewan para as famílias dos afetados. Além disso, os sistemas de saúde estão oferecendo serviço de aconselhamento a todos que se sentiram em luto pela tragédia.
Clima nas escolas
Todas as escolas falaram abertamente sobre o que aconteceu com os alunos, já que muitos participam de times de hóquei. Meus filhos, em casa, fizeram perguntas e questionaram se isso poderia acontecer com eles no ônibus escolar. Explicamos que o ônibus escolar é seguro e optamos por não deixá-los com medo.
Infelizmente, acidentes acontecem. Este foi realmente chocante devido ao impacto na comunidade e nos pais que possuem filhos em competições esportivas – muito comum no Canadá.
No dia 12 de abril, em todas as escolas os alunos vestiram camisas de times, principalmente dos times de hóquei, ou camisas nas cores verde e dourado em homenagem ao time acidentado. A campanha que começou em British Columbia ganhou força. Escolas em outros países também participaram.
Como fala o hino canadense: “…Verdadeiro amor patriota em todos nós comandam…Ó Canadá, nós estamos em guarda por você.”. Sentimos a dor destas famílias como sendo a nossa dor.
Infelizmente, nossos filhos estão expostos a acidentes ou a violência. Leia aqui no texto da Ana Paula Ximenes sobre o tiroteio que aconteceu recentemente numa escola da Flórida, nos Estados Unidos.
2 Comentários
[…] alguns meses atrás, um time de hockey sofreu um acidente e vários jovens morreram fatalmente. Com isso, o assunto morte veio à tona […]
[…] Leia também: Acidente trágico mobiliza o Canadá […]