Meu nome é Mara e sou colunista e revisora aqui no Mães Mundo Afora. Hoje vou apresentar para vocês o meu site, Olivia me disse, e contar um pouco sobre como ele surgiu. Se você quiser saber mais sobre a minha história e como é que viemos parar aqui na Holanda, falei sobre isso neste post aqui.
Como surgiu o Olivia me disse
Em 2014 me tornei mãe de uma menininha. Morávamos na Alemanha e eu não tinha família nenhuma por perto. Apesar de ser um período solitário, foi também um período turbulento, cheio de descobertas e reinvenções. Foram nas longas noites de amamentação que eu comecei a ter contato com os perfis de maternidade. Mães compartilhando suas vitórias e frustrações, também suas dicas e experiências.
Foi assim que um dia tive um clique e pensei: vou criar um perfil e dividir meu dia a dia aqui na Alemanha com um recém-nascido. Então, dei à luz o meu segundo bebê: o @oliviamedisse. Na época eu ainda não era confortável em apresentar fotos da família nem da bebê. Por isso, no começo compartilhei dicas de produtos que eu usava, reviews, etc. Para minha surpresa muitas pessoas no Brasil eram curiosas para saber como funcionavam as coisas do outro lado do mundo!
Eu me lembro que fiz um post sobre o colar de âmbar. É um colar feito de pedrinhas e acredita-se ajudar no alívio da dor dos dentinhos crescendo. Na Alemanha, o colar de âmbar é muito usado há muito tempo, tradição mesmo. Deu um ibope danado e eu senti necessidade de um lugar mais livre para escrever, colocar mais imagens e expor mais meus pontos de vista. Nasceu assim o blog Olivia me disse.
Primeiro, um blog
Criei o blog na plataforma paga squarespace (plataforma de criação de sites) porque adoro design e eles possuem temas muito bonitos. Comecei a escrever sobre tudo que envolvia a nossa vida no exterior e maternidade. Viagens que fazíamos, produtos alemães que eu testava, sobre as dúvidas que tinha no percurso de mãe de primeira viagem e mais.
Eu só não sabia de um coisa: criar conteúdo dá um trabalhão! Tinha que planejar as pautas, escrever o texto, fazer as fotos e cuidar também do pós criação, que era responder comentários e interagir com leitores do blog e do instagram. Com uma bebezinha para cuidar 24 horas por dia, ficou difícil escrever na constância que eu estava planejando. Mas isso não impediu de continuar.
Leia mais: Empreendedora e mãe mundo afora
A Olivia foi crescendo e eu fui enxergando ali no blog uma opção de trabalho. Quem sabe eu não poderia começar a escrever também para outros sites e blogs? Como redatora, eu poderia trabalhar em casa e para qualquer empresa ou pessoa localizada em qualquer lugar do mundo. Interessante! Sou formada em Letras mas nunca pensei na possibilidade de ser escritora. Muito menos morando fora do Brasil. Tinha aí mais um ponto ao meu favor!
Depois, o site Olivia me disse
Do pensamento de uma possível carreira até efetivar a ideia demorou alguns anos! Fiquei grávida outra vez e tive que esperar mais um pouco. Continuei escrevendo esporadicamente para o meu blog e mantendo também a conta no instagram. Neste tempo de espera fiz também alguns cursos sobre escrita e marketing de conteúdo. Quando Olivia fez 4 anos e Lio dois e meio, eles iam para escola e eu comecei a ter um tempinho livre. Foi a hora que senti estar preparada para oferecer meus serviços de redatora.
Criei um perfil no Linkedin, rede social destinada à procura de vagas de trabalho. É um dos melhores lugares para procurar trabalho remoto e também para ser, vamos dizer, encontrado por potenciais clientes. Enviei e-mails para pessoas conhecidas da área e analisei possibilidades de escrever como colunista em sites. Foi assim que tive a enorme felicidade de encontrar o Mães Mundo Afora que, naquela época, ainda era Brasileirinhos pelo Mundo.
Hoje o site “Olivia me disse” funciona como meu portfólio de escrita. Por lá ainda posto sobre minha vida no exterior, maternidade e viagens. E ainda é meu contato com clientes.
Trabalhar de casa – sonho ou pesadelo?
Trabalhar de casa escrevendo, de qualquer lugar do mundo, podendo ainda cuidar dos filhos pequenos parece um sonho, não é? E é! Mas como toda escolha tem também seus pontos negativos. Como existe muita oferta de serviços de escrita e revisão, os preços são muito baixos para iniciantes. Ser uma redatora reconhecida também é uma parte difícil. Se você quer começar como redatora, pense na possibilidade de escrever por um tempo sem remuneração e assim conquistar a confiança de potenciais clientes. É um bom meio de construir seu portfólio.
Durante pouco mais de um ano, já escrevi para sites, blogs, agências de conteúdo e sites de empregos freelance. Sou muito grata pelas amizades que fiz durante este trajetória e por conseguir produzir e ao mesmo tempo estar em casa com meus filhos. São as principais recompensas!
Posso dizer também que a oportunidade de fazer parte do time do Mães Mundo Afora foi um dos melhores frutos dessa minha decisão de ser redatora. Conheci mulheres incríveis, com sonhos e desafios iguais aos meus. A vontade de compartilhar e ajudar através da escrita criou uma rede de apoio invencível e extremamente importante tanto na vida de quem escreve quanto na vida de quem lê o Mães Mundo Afora. Não tenho motivo mais nobre para continuar neste caminho!

arquivo pessoal – Mara – Olivia me disse
A Mara é formada em letras pela UFMG e moda pela CSM em Londres. Mãe de dois, hoje mora com sua família no sul da Holanda. Além de mãe em tempo integral é redatora e revisora de conteúdo web. É colunista do Mães Mundo Afora e também faz parte do nosso time editorial. Você pode conferir mais sobre o trabalho dela no site Olivia me disse, na página do facebook (oliviamedisse) e no perfil do instagram (@oliviamedisse).
Leia também: Como surgiu o My Precious Kids
3 Comentários
Bela história… É relmente um sonho poder trabalhar de onde se estiver fazendo o que se gosta. Meu job ideal seria escrever e traduzir, viver das minhas duas paixões que são complementares (ou não). Continuo correndo atrás!
Oi Zandra! É verdade, é um sonho! Também corro atrás, apesar de já trabalhar assim, estou dando passinhos pequenos! Boa sorte para você! Beijos!
[…] Leia também: Olivia me disse – de uma conta no instagram à carreira de redatora […]