Olá, eu sou a Tati Paiva, colunista do Mães Mundo Afora e hoje vou contar para vocês como decidi criar meu canal no YouTube e me aventurar na plataforma digital de vídeos na internet.
Desde a faculdade eu sempre trabalhei e antes de virar uma esposa expatriada eu trabalhava em uma multinacional no interior de Minas. Como a maioria aqui, me formei, fiz MBA e vários outros cursos.
Mudança de país – Brasil para África do Sul
Quando engravidei recebemos uma proposta para nos mudarmos para a África do Sul e decidimos aceitar, pois era uma oportunidade de eu parar de trabalhar para acompanhar nosso filho de perto.
Chegando na África do Sul me deparei com um universo encantador e peculiar de uma cultura totalmente diferente da minha. E em cada nova descoberta, vinha a vontade de compartilhar.
Eu adoro conversar e ajudar as pessoas, mas o inicio da jornada em um país novo, quando você ainda não conhece ninguém e não tem um rotina definida é difícil e solitária.
Sem conhecer ninguém e com muito tempo sozinha com um bebê, vi uma oportunidade de usar meu tempo livre para compartilhar o que eu aprendia sobre a África do Sul e dar dicas de viagens.
Leia mais: Como me tornei um pai mundo afora
Entre uma viagem e outra, uma descoberta e outra, nasceu um perfil no Instagram para ajudar brasileiros que estavam indo para África do Sul tanto para morar quanto para passeio.
Não sei se pela falta de outros perfis sobre a África do Sul ou se porque foi quando o país se tornou um dos destinos queridinhos entre os brasileiros, mas logo começou a aparecer muitas pessoas me pedindo dicas.
Nos três anos que morei na terrinha do Hakuna Matata eu ajudei a fazer muitos roteiros de viagens e conversei com pessoas de todas as parte do Brasil que compartilharam seus sonhos comigo.
Depois de um tempo, eu já tinha muitos amigos no meu novo país e uma agenda lotada, mas adorava ter esse Instagram que me fazia sentir útil ajudando pessoas a organizarem suas viagens. Ainda mais falar sobre viagens que é algo que eu tanto amo.
Me mudei para Itália, e agora?
Meu perfil no Instagram tinha o nome da África do Sul. Ao chegar na Itália eu não sabia ao certo o que fazer, se passava a falar da Itália ou se continuava falando da África do Sul.
Deixei o perfil abandonado por uns oito meses, mas senti falta de produzir conteúdo, contar as novas descobertas e interagir com as pessoas que gostam do mesmo assunto que eu.
Um dia tomei coragem e resolvi alterar o nome do perfil para meu nome, para que eu pudesse falar sobre qualquer lugar, já que também não sei por quanto tempo estarei aqui. Há três meses atrás nasceu o @tati_viajando.
Alterar o nome de um conta no Instagram não é um decisão fácil, perdi muitos seguidores, não somente por isso, mas porque o perfil ficou parado por muito tempo. Mas agora que voltei a movimentá-lo muitas pessoas novas começaram a chegar também.
De um perfil no Instagram para meu canal no Youtube
Eu adoro o Instagram porque amo fotografia, mas eu queria mais. Queria um lugar onde as pessoas pudessem fazer pesquisas por conteúdo especifico.
Um problema que eu tinha no Instagram é que muitas vezes as pessoas me perguntavam sobre algum assunto que eu já tinha escrito, mas estava muito abaixo nas fotos e difícil de encontrar, então eu tinha que marcar a pessoa para que ela pudesse ler.
Cheguei a cogitar a opção de um blog, pois já tive blog no passado, mas muitas vezes eu acho mais efetivo mostrar algo que escrever.
Eu adoro viajar e por estarmos morando fora, longe da família e amigos, acabamos viajando muito. Na maioria dos finais de semana por aqui, pegamos o carro e vamos aproveitar o lado bom de ser expatriado, poder conhecer muitos lugares novos.
No meio de uma viagem há três meses atrás, sem nenhuma programação prévia, resolvi filmar para fazer um vídeo, vai que dá certo! As pessoas nesses três anos sempre gostaram das minhas dicas e do que eu tinha para falar.
A minha ideia era criar um canal de viagens diferente, contando a minha interpretação das histórias interessantes dos lugares por onde eu passo, não apenas ensinar como chegar, os melhores lugares para se hospedar ou o valor do ingresso.
Leia também: The Empowered Woman School – Uma Rede de Apoio para Brasileiras Expatriadas
O Youtube sempre foi a minha idéia, mas nos três anos de África do Sul eu nunca comecei. Às vezes porque não tinha coragem de me expor tanto, ou porque não tinha equipamento suficiente, ou por não saber editar videos, ou por qualquer outra desculpa.
Mas eu sempre tive tanto a falar e tanto a mostrar. A gente precisa começar com o que tem e agora, se eu tivesse começado a três anos atrás, talvez meu canal já estava do tamanho do meu Instagram.
Nos primeiros vídeos eu nem aparecia, ainda morria de vergonha. Mas meus amigos e familiares me encorajaram a colocar minha cara lá e fazer esse canal mais parecido comigo.
Sei que eu ainda tenho muito a melhorar, mas todos os dias eu pesquiso e aprendo algo novo e a cada vídeo eu me esforço ao máximo para ser melhor.
Se você está aí de boa, já vai lá no Youtube e se inscreve no Tati Viajando, vai ser um prazer te ter por lá 🙂
E se você sempre quis começar algo, eu te encorajo a começar agora, com o que você tem hoje. Não espere momento perfeito, porque a gente sempre precisa de mais. Acredite, tem sempre alguém querendo ouvir o que você tem para dizer!

Tati Paiva – crédito da foto: Stefanes Brand @sbrandphotography
Tatiane Paiva se mudou para África do Sul com um bebê de cinco meses e na solitude da maternidade em um país desconhecido criou um Instagram onde postava dicas de viagens na África do Sul para brasileiros enquanto ela ia descobrindo seu novo país. Com a mudança para a Itália veio a vontade de crescer e se reinventar. Foi então que há quatro meses ela decidiu se aventurar produzindo vídeos de viagens na plataforma YouTube. Ainda está no começo e considera que tem muito a aprender e aprimorar, mas a mudança de país nos dá a oportunidade de nos conhecermos melhor e de investirmos nas coisas que realmente amamos fazer.