Antes de me tornar mãe, o sentimento de escassez de tempo para resolver tudo que eu queria já era uma constante. Depois que meu filho nasceu, ter tempo virou sinônimo de piada. Qual mãe expatriada sente que tem tempo sobrando? A pergunta que sempre ficava era: ‘Para onde foi o meu tempo?’
Por isso hoje vou direto ao ponto: meu objetivo é te ajudar a entender como você pode CRIAR mais tempo na sua vida e aumentar seu nível de produtividade. Topa o convite?
Transformando sua realidade
Você muito provavelmente conhece o ditado: “Na vida nada se cria, tudo se transforma”, certo? Pois bem, penso diferente. Para mim o lema é: “Na vida tudo se cria, quando a gente se transforma”.
A não ser que a rotatividade da Terra mude de curso e velocidade, nossos dias continuarão a ter 24 horas. E por mais que você se organize, planeje e faça o tempo aparecer na sua agenda, muito provavelmente você ocupará esse novo espaço disponível com mais do mesmo. E de novo se perguntará: ‘Para onde foi o meu tempo?’.
Isso porque qualquer mudança, qualquer planejamento, qualquer ajuste que você faça na sua vida só se sustenta se o seu modelo mental se transforma. Em outras palavras, a mudança começa de dentro.
– “Ok Lívia, mas então o que eu faço para mudar minha realidade e criar mais tempo?”
Vamos começar do começo.
Prioridade e Importância
O primeiro ponto que você precisa entender é a relação entre Prioridade e Importância.
Quando você pensa nos compromissos e tarefas que tem a cumprir, elas são importantes: precisam ser cuidadas e realizadas dentre os próximos dias ou semanas? Ou elas são prioridades: se não forem feitas hoje causarão consequências que impactarão a sua ou a rotina de alguém?
Vamos fazer um exercício juntas. Digamos que você atualmente está trabalhando ou cuidando do seu filho integralmente, mas deseja iniciar um negócio próprio.
A título de ilustração, vamos imaginar um dia seu. Além das rotinas de cuidados da casa e seu trabalho (olhar seu filho entra nessa categoria), você precisa buscar um remédio na farmácia, lavar as cuequinhas do seu filho que está desfraldando (ou seja, usando várias por dia rs) e finalizar a inscrição para um curso que deseja fazer.
Quando você usa a lógica da Prioridade e Importância, o raciocínio segue mais ou menos assim:
- Você precisa de meia hora para fazer a inscrição do curso.
- Antes de sentar na frente do computador primeiro você confirma se seu filho tem cuecas suficientes para mais 24hs. Se sim, cuecas limpas se tornam importante e não prioridade. Se não, você vai colocar as cuecas na máquina de lavar antes de se inscrever para o curso, pois quando você terminar já poderá colocá-las para secar.
- Se seu remédio já acabou, e você o toma todo dia, ele é prioridade. Se não, ele se torna uma tarefa importante a ser feita outro dia.
A lógica é relativamente simples, e você sendo mulher e mãe tenho certeza que tem uma mente que opera visualizando o todo para fazer várias coisas de uma vez só. Mas imagino também que você já tenha percebido a sacada: tudo pode ser visto como prioridade se você não tiver um objetivo específico definido.
Perder para ganhar
De nada adianta ter mais tempo se você não o ocupa com o que te aproxima do seu objetivo, seja ele qual for: perder peso, manter a casa organizada, entregar os trabalhos no prazo, empreender, fazer um curso, etc.
Para ser produtiva é preciso: planejamento, produção, progresso e PROPÓSITO.
Se suas ações não estão alinhadas a um propósito, um motivo definido, o sentimento presente vai ser essa constante sensação de falta, de cansaço; de nadar, nadar e morrer na praia. Quando temos um objetivo claro, nossas escolhas sobre o que é Prioridade e Importância passam a ter sentido, pois estão diretamente atreladas ao objetivo traçado.
No Livro A Única Coisa o autor Gary Keller fala:
“Quando você se disciplina, está essencialmente treinando você mesmo a agir de uma forma específica. Permaneça com a essa prática tempo suficiente e ela se tornará rotina – em outras palavras, um hábito.”
Novos hábitos nos ajudam a revisar nossa vida e entender como podemos melhorá-la. E nesse momento você está precisando criar tempo para encaixar seu objetivo. “Mas Lívia, como vou adicionar mais tarefas na minha vida e ainda criar mais tempo?”.
Simples, você precisa inverter seu pensamento. Ao invés de considerar qual novo hábito precisa cultivar, reflita sobre qual hábito você está precisando perder?
Leia também: A maternidade estimulando o autoconhecimento
Nosso dia a dia sempre será atribulado. Enquanto estivermos vivas, ativas, estaremos preenchendo nosso tempo com ações e tarefas. A questão aqui é com o quê você está efetivamente preenchendo o seu tempo “livre”?
Está na hora de fazer negociações com você mesma. Repensar suas Prioridades e Importâncias. Desde ações simples, como fazer sua unha, arrumar a casa, assistir TV, ler um livro, até o horário em que você acorda, se participa de grupos de meditação, como você prepara suas refeições, os dias em que faz compras no mercado, quantas vezes por dia conversa com sua mãe, e assim vai. Tudo entra no pacote.
O que da sua vida hoje pode ser negociado? Onde você pode abrir espaço para o seu propósito?
Uma ação todo dia
No nosso exemplo, seu objetivo é criar tempo para transicionar de carreira e iniciar seu próprio negócio. Suas ações precisam sustentar essa realidade. Mas existe aqui um outro ponto de atenção para o qual você precisa se manter atenta: uma vez que você se organiza e consegue otimizar seu tempo, o que você irá fazer com a meia hora a mais que conseguiu criar hoje?
Mais uma vez saber aonde quer chegar se torna imprescindível, pois apenas assim você conseguirá “quebrar” os passos em tarefas para identificar qual ação precisa focar para te aproximar do seu objetivo.
Todo dia você irá fazer no mínimo uma ação vinculada ao seu propósito. Se conseguir fazer mais, ótimo. Mas tem que escolher no mínimo uma. Vale qualquer coisa, como por exemplo:
- Trabalhar no seu plano de negócio;
- Montar o perfil no Instagram;
- Fazer um post para engajar sua audiência;
- Ler um artigo que fale sobre o que você está buscando;
- Ouvir um podcast sobre como iniciar um negócio do zero;
- Ler um livro que ensine como trabalhar crenças limitantes que te impedem de dar o primeiro passo rumo à vida de empreendedora (No Livro A Única Coisa o autor orienta de forma ainda mais detalhada sobre como identificar essa única ação).
Sabendo qual objetivo deseja alcançar, negociando suas tarefas e seguindo a regra da Prioridade e Importância, você não apenas cria mais tempo para sua vida como sente que está sendo mais produtiva e passa a colher resultados reais.
No processo de Coaching, trabalho lado a lado com minhas clientes para desenharmos um planejamento realista que as ajudem a definir e alcançar seus objetivos, fazendo uma transição com leveza, SEM se esgotarem.
Se está difícil entender a importância de focar em você, leia meu outro texto: O melhor presente para nossos filhos.
Se tem dúvidas sobre o que acontece em uma sessão de Coaching, vem comigo que te explico! Se gostaria de continuar essa conversa e me contar mais sobre sua história, vamos conversar: liviaalmeidacoach@gmail.com Se deseja saber como se reconectar com sua Criatividade Feminina e fazer uma transição sem sofrimento, nos vemos aqui.
Juntas somos mais!