Jardim de infância na floresta em Israel
Minha decisão de colocar meu filho no berçário com apenas cinco meses foi uma decisão fácil e plena. Durante a gravidez, eu trabalhei no berçário e jardim de infância do Kibutz onde eu moro. Por conhecer o lugar onde ele iria ficar e as trabalhadoras que iriam educá-lo, eu estava 100% segura de que ele iria receber a educação que eu sempre sonhei dar aos meus filhos toda a minha vida.
Eu o coloquei no berçário e sua adaptação foi muito rápida e boa. Mas aí eu conheci o “Jardim de infância da floresta”. Uma amiga minha foi quem me apresentou. Ela me contou que todo dia ela ou seu marido levam Matan, o filho deles, até o Jardim da Floresta que fica em Mitzpe Ramon, a 45 minutos do Kibutz – uma viagem demasiado longa para alguém que acorda de manhã e em cinco minutos coloca o filho no jardim de infância.
Foi aí que ela me apresentou este jardim encantador, que ainda é uma novidade aqui em Israel mas que já está fazendo o maior sucesso.
Então, o que é o Jardim da Floresta?
Um jardim da floresta é um jardim de infância onde as atividades das crianças são todas realizadas ao ar livre. A agenda é semelhante à agenda de um jardim de infância comum (comum = situado entre quatro paredes) e seu conteúdo pode ser idêntico, mas ele vem com uma conexão com a natureza. O modelo começou na Escandinávia cerca de 30 anos atrás e desde então se espalhou pelo mundo: Europa, Estados Unidos, Austrália e, por fim, em Israel, no deserto do Neguev, em Mitzpe Ramon.
O dia-a-dia no jardim da floresta
As crianças chegam diretamente na floresta de Mitzpe Ramon entre 8:00 e 8:45. Durante esse tempo, elas e os adultos responsáveis fazem o café da manhã. Preparam a massa do pão sírio, cortam os legumes, fazem o tahine e acendem a fogueira para preparar o pão. Acender a fogueira? Sim. A idade das crianças é variada (4-6 anos), mas tudo é feito com muita responsabilidade. Claro, a criança não acende e fica sozinha perto do fogo, mas ela faz parte da preparação de seu alimento e entende o valor do trabalho e de onde sua comida vem.
Na floresta, perto de onde é preparado o café da manhã, tem um tapete grande no chão onde são postos alguns livros e brinquedos de madeira para aquelas crianças que não querem fazer o café-da-manhã ou que já terminaram sua parte da preparação.
Às nove e meia todos se sentam um ao lado do outro para a parte do dia chamada “encontro”. O “encontro” é quando os responsáveis falam com as crianças e as ensinam diversos assuntos, como por exemplo, festividades e estações do ano – além de muitos outros. Todos os assuntos são ligados de uma certa forma com a natureza, isso tudo para conectar as crianças com o meio ambiente.
Um exemplo de atividade feita no encontro: no inverno as crianças aprendem sobre essa estação, o que é chuva, neve, e eles também constroem um abrigo da chuva para não se molharem.
Às nove e quarenta e cinco todos comem o café-da-manha juntos e depois disso vão brincar na floresta, brincadeira livre que criança gosta, sem ter que ficar dentro de uma sala sem ter muito espaço pra correr. Esse é um dos aspectos que mais me encantou nesse jardim de infância: a liberdade que as crianças tem para brincarem.
Leia mais sobre 100 anos de ensino Wardolf: entre sonho e realidade e A educação em um Kibutz em Israel
Lá para as onze horas eles tem o “tempo de criação” deles, onde eles aprendem a construir objetos de madeira, ou até aprendem mais sobre a ligação do homem com o ambiente ao seu redor. Uma das coisas que eu achei engraçado foi ouvir Matan (o filho da minha amiga) me contando como ele aprendeu a fazer fogo por meio de uma lupa!
Nessa hora do dia é também quando todas as crianças lavam os pratos que eles usaram no café da manhã. Há três bacias grandes, uma com sabão onde uma parte lava os pratos, e duas com água onde o sabão é lavado dos pratos e talheres – quando os pratos estão limpos, eles são postos para secar em um “tapete de pedras” que as crianças construíram.
O dia no jardim da floresta termina às 1pm. Uma parte dos pais leva as crianças para casa, mas há a opção de colocar as crianças em um jardim de infância “comum” à tarde, onde elas almoçam e dormem até às três, e esperam os pais virem buscá-las (os jardins de infância em Israel em sua maioria fecham às 4pm).
Hoje em dia meu sonho é que meu filho, quando tiver a idade certa, possa ir para esse jardim na floresta. Que ele volte para casa e me conte tudo o que ele aprendeu, como ele fez o pão sírio dele, o que ele construiu de madeira, como apesar do frio ele correu e brincou na floresta. E se nós não pudermos colocar nosso filho nesse jardim – ou por questão de tempo ou por questão financeira – espero que até lá eu aprenda o suficiente para ensiná-lo a viver na natureza depois do jardim.
2 Comentários
Adorei!
[…] Leia também: Jardim de infância na floresta em Israel […]