Antes de sair do Brasil, eu não tinha qualquer conhecimento sobre o “homeschooling”, como é a chamada a educação feita em casa. Pra mim era quase que inconcebível a ideia de uma criança não ir para a escola. Isso porque a educação em casa no Brasil é proibida, mas aqui nos Estados Unidos ela é permitida, legalizada. Aos poucos vivendo por aqui descobri que esse tipo de educação é muito mais comum do que eu imaginava. Conversei com amigas que resolveram escolher por ela e, pesquisando, vi muitas vantagens por essa opção. Os mitos e as dúvidas e eu diria, preconceitos, foram, felizmente, se esvaindo.
Porque optar por homeschooling
O Estatuto da Flórida define como homeschool a instrução progressiva e sequencial de um estudante feita pelos pais ou guardiões e deve satisfazer os requerimentos de educação obrigatórios no estado. É importante frisar o número de famílias adeptas por aqui. O número impressiona e tem crescimento constante. O homeschool foi permitido em 1985 e todo ano pesquisas são realizadas em todos os distritos escolares da Flórida para determinar qual o número de famílias que registraram sua intenção de educar em casa. Para o ano letivo 2016/2017 esse número foi de 60.547, sendo 87.462 o número de estudantes, o maior número desde 2012/2013 (não tenho os dados dos números de anos anteriores). Impressionante!
Se formos ver por condado, o de Orange – onde fica Orlando – teve 3829 famílias e 5221 estudantes registrados para homeschooling e o condado de Osceola – onde fica Kissimmee – teve 1122 famílias e 1530 estudantes em casa, no ano 2016/2017. Após o tiroteio ocorrido no início do ano em uma escola pública na Flórida, que deixou 17 mortos, o interesse dos pais que desejam proteger seus filhos deste tipo de evento aumentou em muito a busca por informações em como proceder para ensinar os filhos em casa, por isso, abaixo, segue o passo a passo inicial.
Passo a passo do homeschooling
Para dar início ao homeschool, o processo é bem simples. Basta os pais enviarem uma carta de intenção para o superintendente do distrito escolar da sua região dentro de 30 dias antes de dar início ao programa, contendo nome do estudante, data de nascimento, endereço e assinatura dos pais. E pronto! É necessário saber, porém, que os pais têm responsabilidades, e essas incluem:
– Manter um portfólio com registros educacionais, tais como amostras do que foi estudado pelo estudante, cadernos, apostilas, materiais usados e desenvolvidos, material de leitura utilizado, entre outros.
– Deixar esse portfólio disponível para inspeção do superintendente (não é obrigatório ocorrer a tal inspeção, mas se te solicitarem através de carta, você tem que estar preparado);
– Providenciar uma avaliação anual do estudante, mostrando o seu progresso. Este teste pode ser feito, por exemplo, por um professor certificado da Flórida escolhido pelos próprios pais ou por um psicólogo com licença ativa e válida;
– Guardar cada portfólio do estudante por dois anos;
– Submeter uma carta de término para o superintendente do distrito escolar quando do término do programa em casa, ao matriculá-lo em escola pública ou privada, ou quando estiver de mudança.
Leia também: Educação fora da escola na Alemanha
Os próprios pais podem criar e preparar seu próprio material ou escolher entre materiais já prontos disponíveis no mercado por empresas especializadas em homeschool.
Os pais não precisam ser professores de formação e para auxiliá-los, eles podem buscar por tutores, que são professores particulares que podem ser contratados para apoiar o ensino de alguma matéria específica. Os estudantes homeschooling podem participar de atividades extracurriculares, são elegíveis para admissão no sistema universitário da Flórida, podem fazer algumas matérias em escolas locais, podem participar de passeios ou excursões voltados para grupos de estudantes que estudam em casa e têm descontos concedidos por museus e parques, por exemplo, durante o ano.
Quais os maiores benefícios?
Sem dúvida, vai requerer tempo, planejamento, criatividade e compromisso, mas também trará inúmeros benefícios. Os pais que educam em casa citam como principais benefícios:
– Flexibilidade máxima: você decidirá qual o melhor horário para ensinar e estar junto com seu filho, de acordo com a agenda de vocês, e a duração por dia de estudo;
– a possibilidade de passar para os filhos valores pessoais, modo de portar-se, religião, etc;
– relacionamentos familiares mais fortes e duradouros;
– ensino e acompanhamento personalizado, de acordo com as necessidades de cada estudante, seguindo o passo do mesmo, estimulando suas habilidades;
– maior proteção e segurança, devido as inúmeras notícias de tiroteios e bullying (intimidação, provocação, perseguição, ameaças ou agressões) dentro das escolas americanas.
Estudar em casa é legalmente permitido em todos os cinquenta estados americanos. Se você mora na Flórida e quer acesso a essas e outras informações acesse o site do Departamento de Educação da Flórida e dê seu primeiro passo rumo a educação em casa! No próximo artigo, trarei depoimentos de pais que fizeram essa escolha, bem como alguns materiais disponíveis no mercado. Não perca!
8 Comentários
Muito bom, Ana Paula! Ensinei todos meus quatro filhos em casa por certos períodos de sua educação, variando o tempo com as necessidades de cada um. Foi uma experiência de privilégio a qual sou muita grata de ter. Dois dos meus filhos que já tem filhos da idade escolar estão seguindo esta mesma trilha.
Privilégio mesmo Lynda, tenho certeza que os resultados recompensaram!
[…] artigo é uma continuação deste, onde escrevi sobre educação em casa na Flórida, sobre como iniciar ou terminar o homeschool, […]
Olá Ana Paula ! Muito bom esse seu post e veio na hora certa para minha família ! Meu irmão conseguiu um visto E2 para sua família. Ele já está em Orlando ( Casselbery ) há 6 meses e está preparando as cosias para levar a esposa e os 3 filhos que ainda estão aqui no Brasil. Como a ida deles em definitivo está próxima ( no máximo em 4 ou 5 meses ) eles estão em um dilema se matriculam ou não as crianças aqui no Brasil, gastando com matrícula, material escolar, uniformes e mensalidades, sendo que não ficarão nem o primeiro semestre inteiro na escola. Então pesquisando algumas alternativas, acabei encontrando o Homeschooling que, infelizmente aqui no Brasil, ainda não é legalizado. Você saberia me informar se meu irmão conseguiria matricular os filhos em alguma escola de Orlando no sistema Homeschooling, mesmo eles ainda não estando lá ? Eles já tem toda a documentação, visto, meu irmão já comprou uma loja lá e já está trabalhando. A única coisa que me preocupa, nesse caso, é que eles ainda não alugaram uma casa, meu irmão está morando na própria loja por enquanto para economizar … você acha que isso poderia ser um impecilho ? Pode me indicar alguma escola em Orlando ou nas redondezas ? Muito obrigada e mais uma vez, parabéns pelo post !!!
Olá Soraia,
Muito obrigada por seu comentário. Infelizmente a Ana Paula não colabora mais com o Mães Mundo Afora e não temos ninguém em Orlando no momento. Seria um prazer te ajudar, mas infelizmente não sei quem poderia te responder…
Um grande abraço
Olá Ana Paula ! Muito bom esse seu post e veio na hora certa para minha família ! Meu irmão conseguiu um visto E2 para sua família. Ele já está em Orlando ( Casselbery ) há 6 meses e está preparando as cosias para levar a esposa e os 3 filhos que ainda estão aqui no Brasil. Como a ida deles em definitivo está próxima ( no máximo em 4 ou 5 meses ) eles estão em um dilema se matriculam ou não as crianças aqui no Brasil, gastando com matrícula, material escolar, uniformes e mensalidades, sendo que não ficarão nem o primeiro semestre inteiro na escola. Então pesquisando algumas alternativas, acabei encontrando o Homeschooling que, infelizmente aqui no Brasil, ainda não é legalizado. Você saberia me informar se meu irmão conseguiria matricular os filhos em alguma escola de Orlando no sistema Homeschooling, mesmo eles ainda não estando lá ? Eles já tem toda a documentação, visto, meu irmão já comprou uma loja lá e já está trabalhando. A única coisa que me preocupa, nesse caso, é que eles ainda não alugaram uma casa, meu irmão está morando na própria loja por enquanto para economizar … você acha que isso poderia ser um impecilho ? Pode me orientar sobre qual o procedimento para que eles possam fazer uso do Homeschooling ? Eles precisarão ser matriculados em alguma escola convencional em Orlando para isso ? Não consigo encontrar essas informações na internet. Muito obrigada e mais uma vez, parabéns pelo post !!!
Olá, Soraia! A Ana Paula não contribui mais para o site e acho que não conseguirá te responder. Porém, temos a Flávia Criss que tme escrito sobre o mesmo tema, dividindo suas experiências de homeschooling nos EUA. Talvez ela possa te ajudar. Segue o link de um de seus textos, onde você poderá entrar em contato com ela: https://www.maesmundoafora.com/homeschooling-na-california-uma-mudanca-radical-de-paradigma/ .
Atenciosamente,
Editoria Geral – Brasileirinhos pelo Mundo.
Olá! Muito bom seu texto! Só gostaria de acrescentar que o homeschooling não é proibido no Brasil, apenas não é regulamentado, o que não impede a prática. Já existe milhares de famílias que aplicam o homeschooling com sdus filhos por aqui. Abraço.