Festas de final de ano nas escolas do Chile
Chega dezembro e o fim das aulas se aproxima. Entre tanta comemoração, parte do protocolo escolar são as festas de final de ano nas escolas do Chile. Dependendo do tipo de instituição, pode ser algo singelo, feito na própria sala, onde cada aluno envia algo de casa, o uniforme é opcional e o dia é cheio de diversão. Outras escolas contam com a ajuda do centro de pais e a diretiva de cada sala de aula e aí a festa toma proporções um pouco maiores.
Mas afinal, o que é uma diretiva de pais?
Todos os colégios chilenos têm a possibilidade de possuir um Centro de Alunos, é um direito assegurado na lei de educação. A ideia é conscientizar os alunos de que eles podem e devem fiscalizar e apoiar o estabelecimento educacional ao qual assistem, contribuindo com ideias e críticas e também ajudando a fazer mediações em assuntos pertinentes à comunidade escolar. Normalmente eles são apoiados por algum professor designado pela reitoria e também fazem a mediação entre alunado e docentes.
Além dele, há o Centro de Padres que têm a função de participar e contribuir com a comunidade educativa, através de atividades e projetos que promovam integração entre famílias e escola, sempre visando o bem-estar dos alunos e mantendo o diálogo entre os apoderados (responsável financeiro e educacional da criança) e as autoridades educativas.
Para ajudar nesse diálogo, cada sala pode criar uma diretiva, escolhida por meio de votação na primeira reunião do ano com a finalidade de colaborar com as atividades feitas no decorrer do período escolar e aumentar a interação dos pais com a escola.
Normalmente, assim que a diretiva é selecionada, buscam em comum acordo chegar a um valor para uma “mensalidade”, como parte do apoio econômico para ter fundos suficientes para pequenos eventos de comemoração escolar como dia do aluno e dia dos professores assim como para fazer a festa de confraternização no final do ano.

Festa no Jardim da Infância – Arquivo pessoal
Para diminuir ainda mais os valores investidos para a realização dos eventos, as diretivas costumam fazer rifas e organizam as famosas “completadas” que é a venda de cachorro-quente ou de algum outro tipo de alimento estilo fast food, para a qual os pais doam a maior parte de ingredientes para que os rendimentos sejam maiores.
Diferentes tipos de festa para fechar o ano escolar
Nos jardins da infância, as diretivas em conjunto com a direção do estabelecimento, costumam buscar algum tipo de entretenimento apropriado para a idade dos pequenos estudantes. Aluguel de jogos infláveis, show de magia, teatro de fantoches e atividades variadas no pátio da escolinha costumam ser as atividades mais comuns, com custos menores e entretenimento feito no período de aula. As escolas particulares de educação infantil muitas vezes decidem sem a necessidade de diretivas, já que os eventos são inteiramente bancados pela própria instituição.
Já no ensino fundamental e médio, o tradicional é alugar por um dia alguma chácara com piscina, jogos infláveis, tênis-de-mesa ou futebol de mesa; comes e bebes para todos os gostos e um presente simbólico para finalizar o ano. Geralmente, o dinheiro arrecadado durante o ano cobre a maior parte dos gastos, considerando a presença de ambos os pais e do estudante. Caso queiram levar mais pessoas, é cobrada uma entrada para conseguir fechar o evento sem que a diretiva se endivide e de modo que não falte nada para ninguém.
Os chilenos costumam ser um pouco mais fechados na hora de fazer amigos e se consideramos que acompanharemos a vida escolar dos nossos filhos por um longo tempo, essas festas são uma boa oportunidade para conhecer os pais dos colegas dos nossos pequenos. Esses momentos de descontração são uma oportunidade para tentar formar algum laço mais estreito, de forma a gerar redes de amizade e apoio.
Este ano, já numa escola maior, vamos viver pessoalmente a experiência de participar dessa festa e já estamos cheios de expectativas. Afinal, dizem que para criar um filho é necessária uma tribo inteira, não é mesmo?
Leia mais: Como fazer amigos em Santiago