Escolas internacionais em Varsóvia
O objetivo do artigo é apresentar as escolas internacionais existentes em Varsóvia. Auxiliar mães que estão chegando e buscam esse tipo de ensino. Em nenhum momento estarei fazendo apologia às escolas internacionais em detrimento das escolas privadas e públicas. Cada família possui suas expectativas, suas peculiaridades e interesses. A Polônia esta ranqueada em educação entre as 10 melhores do mundo, ou seja, educação aqui não é problema, independente do sistema escolhido.
Uma breve explicação sobre o sistema polonês de educação
Existem escolas públicas, privadas e associações (społeczna). As escolas públicas estão divididas entre: normais, musicais e esportivas. As escolas-associações são mais baratas que as privadas porque possuem um subsídio do governo e seu gerenciamento é feito conjunto com os pais. Em alguns casos até os pais passam por um processo de seleção. Para aqueles que gostam de ranking, segue aqui a lista governamental de avaliação das escolas de ensino fundamental de Varsóvia (mas para saber sobre outras cidades, é só substituir pelo nome da cidade que lhe interessar).
As escolas privadas são divididas entre: polonesas, bilíngues e internacionais (com ensino exclusivo em inglês, alemão ou francês). As escolas privadas polonesas possuem um número reduzido de alunos por sala e, geralmente, possuem um espaço físico pequeno. A Polônia era comunista até a década de 90, por isso o ensino privado ainda está engatinhando. Quem vem do Brasil sentirá uma grande diferença entre a estrutura física da escola pública e privada aqui.
As escolas bilíngues
As escolas bilíngues possuem uma carga, em média, de 12 horas semanais de inglês com professores nativos. A grande maioria segue o currículo polonês, são extremamente exigentes em relação ao conteúdo em polonês e não possuem uma diversidade étnica de alunos. Isso pode se tornar um pouco frustrante para os pais. Quando for visitar uma escola bilíngue, peça para circular entre as salas, observe em que língua os alunos conversam no corredor. Isso irá fornecer uma ideia geral sobre a escola e evitar falsas expectativas. Também possuem, em média, uma estrutura física muito mais simples do que as escolas públicas. O foco dessas escolas é o conteúdo acadêmico.
Na realidade, muitas escolas na Polônia utilizam o nome “International School“, mas de internacional possuem apenas uma carga elevada de aulas em inglês. Para aqueles que buscam um um ensino realmente internacional, as escolas certificadas pelo IB facilitam o trabalho.
IB Program, um bom começo, mas so o começo
O programa IB é um certificado internacional de término do Ensino Médio. Esse diploma possibilita ao estudante se candidatar a qualquer universidade do Hemisfério Norte. No Brasil, algumas faculdades já começaram a aceitar esse certificado para seleção. Entre as faculdades que atualmente aceitam o IB estão: FIA, IBMEC, FGV, FAAP e ESPM. A tendência é que a cada ano o certificado seja mais reconhecido, tendo em vista sua alta qualidade e individualização na forma de seleção dos candidatos. Para uma família que pretende voltar ao Brasil, é uma grande tranquilidade saber que seu filho um dia poderá cursar um universidade sem maiores problemas.
O sistema educacional IB foi estruturado por uma organização suíça que desenvolveu material pedagógico desde os primeiros anos. Você pode encontrar as escolas que possuem IB na Polônia neste link. As escolas que seguem essa pedagogia têm que treinar professores para que sejam abertos à diversidade e que procurem desenvolver o potencial de cada aluno individualmente. A Polônia é um país que possui o número elevado de escolas com esse sistema.
Saiba mais aqui sobre as mudanças no sistema educacional da Polônia
Se voce está vindo para a Polônia com o pacote de expatriamento completo, sorria, aqui você encontrará ótimas opções. As mais tradicionais são a Escola Americana e a Escola Britânica. Ambas possuem escolas em mais de cem países, o que facilita muito no caso de futuras mudanças. Possuem estruturas físicas excelentes e uma anuidade alta. Os preços estão disponíveis nos respectivos sites.
A Escola America não fica em Varsóvia, mas numa cidade próxima chamada Konstancin. Boa parte das famílias optam por morar no condomínio ao lado da escola. A Escola Britânica fica em Sadyba, um bairro mais afastado do centro. Quase todas as escolas internacionais de Varsóvia se encontram na região sul.
Recentemente foi inaugurada uma nova escola em Varsóvia, a Akademeia, apenas para o colegial. Essa escola não segue o programa IB; ela possui A levels, o sistema inglês. Uma estrutura e mentalidade moderna, individualizada, tudo devidamente refletido no preço extremamente alto da anuidade. Como essa escola é nova, eles possuem muitas bolsas de estudos, não apenas por desempenho acadêmico, mas artístico e esportivo também.
As três escolas citadas são as mais caras da cidade. A Escola Americana e a Britânica possuem níveis de estudo dentro da sala. Seu filho pode estar passando de ano, mas colocado na turma que possui o conteúdo mínimo necessário. No início, se o seu filho não for fluente, não se preocupe. Deixe ele se adaptar, não force o conteúdo acadêmico no primeiro ano. Aos poucos, tente entender como a escola funciona, e se for necessário, contrate um tutor. Algo extremamente comum nessas escolas. No geral, essas escolas se orgulham de possuir alunos na melhores universidades do mundo.
Ainda com ensino exclusivo em inglês
A British Primary School, inaugurada há pouco tempo, já conta com um número grande de alunos e pais satisfeitos com a escola. Fica no bairro novo de Wilanów. A Internacional American School, uma escola que vem se consolidando nos últimos anos, irá abrir um novo prédio no bairro de Ursynów, com excelente estrutura. A Internacional European School, também está localizada em Sadyba, estabelecida há vários anos e com boa reputação. A Monnet International School trata-se de uma verdadeira escola internacional, como uma boa opção, mas que possui uma estrutura física mais simples, porém, bem conceituada academicamente.
A Escola Canadense é uma escola que se reinventou nos últimos anos. Passou por um período conturbado quando suas sócias de separaram, mas agora está mais estruturada e com excelente reputação. Possui o polonês no curriculum, mas estão aptos a receberem alunos sem conhecimento da língua.
Se o seu filho é pequeno, não esté alfabetizado e terá que aprender outra língua independente do inglês, a Escola Francesa é a queridinha dos pais que desejam um alto nível acadêmico e um preço acessível, já que possui subsídio do governo francês. A escola possui alunos de várias nacionalidades, está estabelecida há vários anos e com uma reputação sólida. Está localizada ao lado da Escola Britânica em Sadyba. O Liceu Francês possui escolas no mundo inteiro, o que facilita, caso a família pense em mudar para outro país no futuro.
Leia também sobre educação infantil pública em Cracóvia
Na mesma linha segue a Escola Alemã, situada em Wilanów na mesma área da Akademeia e da British Primary School. É uma referência, considerada uma das três melhores escolas alemãs do mundo. Prédio novo, moderno e bem equipado. Preço extremamente acessível em razão do subsídio do governo alemão. Possui uma das melhores escolas de futebol para crianças com inscrição na FIFA, também aberta para não alunos. As turmas são divididas em conteúdo exclusivo alemão e bilíngue (polonês/alemão). Todas as classes têm inglês como língua estrangeira três vezes por semana.
Independe de ranking, línguas e conteúdo, nossos filhos precisam se sentir felizes, aceitos e interessados. O mundo hoje nos apresenta tantas possibilidades que às vezes perdemos nossos valores e passamos a buscar falsas necessidades. Mudar de país não é fácil. Tente fazer a vida escolar do seu filho o mais leve e saudável possível.
Boa sorte!