Educação infantil na Bulgária.
Quando quase todas as mulheres descobrem que estão grávidas, ficam imaginando vários aspectos da vida do seu filho, e entre as milhares de preocupações, uma é a respeito da educação da criança, tanto a educação e a disciplina em casa, quanto na escolha da futura escolinha. Aqui na Bulgária, a licença maternidade dura até dois anos, mas para isso, a criança não pode frequentar nenhuma escolinha nesse período, e achei isso ótimo. Mesmo cuidando do meu filho até os dois anos e 4 meses em casa, desde o começo quando ele ainda era um bebê, eu já fui pesquisando sobre as escolinhas infantis e como funcionam por aqui.
Para eu começar a falar sobre esse assunto, gostaria de informar que aqui, como em vários lugares do mundo, existem creches e escolinhas infantis públicas e particulares que, assim como no Brasil, aceitam bebês (não tenho certeza da idade mínima, mas sei que eles aceitam os pequeninos com aproximadamente 6 meses). Entretanto, não é algo muito comum como estamos acostumados em nosso país, é muito raro ver crianças com menos de 1 ano frequentando um escolinha na Bulgária.
As melhores escolinhas públicas são muito concorridas, sendo necessário entrar na lista de espera desde os primeiros dias de vida do bebê, a fim de conseguir a vaga quando a criança tiver 2 anos de idade. Você não pode escolher a escolinha que quiser. Deve-se levar um comprovante de endereço, podendo ser da sua casa ou do seu trabalho, e a escolinha tem que ser próxima (considerando o ensino público, pois as particulares são livres, não importando onde você mora ou a localização da escola). As melhores escolinhas e creches públicas ficam localizadas nos melhores bairros. Infelizmente, há corrupção até mesmo no ensino público. Pagando-se uma quantia, muitas vezes oferecida pelo diretor(a), você consegue fazer a matrícula mais facilmente. As crianças até 3 anos frequentam creches, e após os 3 anos, o jardim de infância.
Todas as escolinhas públicas requerem um pagamento de mais ou menos 50 levas por mês (sendo um valor apenas para a manutenção e limpeza da escola). Às vezes o valor pode ser inferior a esse informado, e é necessário que os pais comprem alguns itens para a escolinha como papel higiênico, rolos de papel para a cozinha, lenços umedecidos, galões de água etc. Há também um valor à parte para a alimentação da criança, uma vez que não é permitido que seja levada a comida de casa (em média 4 levas ao dia para a alimentação da criança).
Na primeira escolinha do meu filho, a comida era excelente, muito saudável e nutritiva. Geralmente eles serviam para as crianças pela manhã meia fruta, iogurte com aveia e uma fatia de pão com um patê vegetariano búlgaro chamado Liotenista (feito basicamente com cenoura, tomate e pimentão). No almoço, geralmente uma sopinha caseira, com mais meia fruta de sobremesa, e à tarde, iogurte e mais meia fruta). Agora que ele foi para o jardim de infância, a qualidade caiu um pouco. A qualidade da alimentação varia de escola para escola.
Os horários da escolinha pública são normalmente distribuídos assim: as crianças devem chegar entre 7h e 8h30 da manhã, tomam o café da manhã, almoçam, e se os pais quiserem, são buscadas na hora do almoço. Desta maneira, ficam apenas o meio período na escola. As crianças que ficam em periodo integral (a maioria), tiram uma soneca após o almoço e a seguir comem o lanchinho da tarde. Os pais podem buscá-las entre 16h e 17h30. Algumas escolinhas particulares possibilitam que os pais busquem os filhos até às 18h30.
Uma coisa que me deixa um pouco incomodada é que as crianças são expostas à televisão e ao desenho animado na escolinha pública, o que não seria ideal, não é mesmo? Mas morando um uma cidade relativamente pequena, aqui onde vivo, temos apenas escolinhas públicas, não temos escolas particulares. As atividades das crianças se dividem entre brincar, pintar e leitura de um livro pela professora, sem muita rotina.
Mesmo que meu filho estude em uma escolinha pública, e por morarmos em uma cidade bem próxima da capital Sofia, às vezes pensamos em nos mudarmos para lá. Eu já fiz varias pesquisas nas escolinhas particulares em Sofia, sobre as diferentes pedagogias infantis oferecidas e os valores da mensalidade. As minhas favoritas foram aquelas com pedagogia Waldorf e Montessori. A mensalidade é um pouco salgada comparada ao poder aquisitivo da população búlgara. Fica em média de 500 levas, e é cobrado mais um valor de aproximadamente 5 levas ao dia para a alimentação das crianças. Também tem diversas outras escolinhas disponíveis e o preço deve variar. Também há algumas que são bilíngues (búlgaro e inglês).
Resumidamente, eu diria que a educação pública infantil na Bulgária é OK, mas ainda deixa muito a desejar. Se a família tiver condições de pagar por uma escolinha particular, eu recomendaria, mas se não for possível, não se desespere, certo? Espero que com esse artigo eu tenha tirado algumas dúvidas para que você que é mãe ou pai, e esteja pensando em morar na Bulgária, ou para você que já mora aqui, mas ainda não sabe nada sobre como funciona a educação infantil no país.
1 Comentário
[…] Leia também: Educação infantil na Bulgária […]